Turismo de Aventura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Classificação de trilhas
DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
GERANDO OPORTUNIDADES
FMU – PÓS GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE DE AVENTURA
ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Definição do sector de Touring
Definição do sector de Turismo de Natureza
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Cicloturismo.
Canionismo.
ARVORISMO                     .
Expedições fora de estrada
ÁGUAS BRANCAS                     .
EMPREGABILIDADE.
ESPORTES RADICAIS: AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Esportes Radicais E.E.E.F. Rui Barbosa Nomes: Flávia e Luiza Turma: 82
Ecologística: a logística da ecologia
Transporte Público Urbano
ATIVIDADES DE LAZER EM ÁREAS NATURAIS – UMA VISÃO DO TURISMO DE AVENTURA Adilson Nalin Luiz Diego Rigon Menão
Turismo de Aventura Segmentos Turísticos do Paraná:
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Geomorfologia e Planejamento
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Julho de 2007.
PRO ADVENTURE Turismo de aventura Fone: (98) /
Profa. Maria Emília Martins Silva
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
1º Seminário Internacional de Qualidade Ambiental de Antonina: O desafio do Desenvolvimento Local em Territórios Costeiros Ambientalmente Vulneráveis Experiências.
A seguir, mostraremos os vários pontos comuns observados:
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
3ª Oficina de Turismo Sustentável Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2012 Demandas.
Ciências do Ambiente Março/ 2012
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Agroecologia.
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Segmentação em Turismo (Mtur)
Política Educacional Brasileira
EMOÇÃO RADICAL BEM PERTO DE VOCÊ
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Gestão de Turismo - IFSP Fundamentos do Turismo 1 Oferta turística
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Teoria e Prática de Turismo e Meio Ambiente
O poder do marketing para o desenvolvimento
Desporto Saúde e Natureza
A Importância do Transporte Urbano
Especificações Técnicas
Perspectiva estratégica da qualidade
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
TURISMO ECOLÓGICO Qual o mercado do turismo ecológico?
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Normalização em Turismo de Aventura Secretaria Técnica – ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Delegação Brasileira – ISO International.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
População mundial: cidades e consumo
Transcrição da apresentação:

Turismo de Aventura

O que é? “Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não-competitivo”. (Marcos Conceituais – Mtur) São as atividades recreativas que envolvem desafio e riscos avaliados e que proporcionam sensações diversas e novidade.

Turismo de aventura é um segmento de mercado do setor turístico - um subproduto do ecoturismo que compreende o movimento de turistas cujo atractivo principal é a prática de atividades de aventura de carácter recreativo. Podendo ocorrer em qualquer espaço: natural, construído, rural, urbano, estabelecido como área protegida ou não

Atividades de Aventura A palavra aventura, do latim adventura – o que há por vir, remete a algo diferente. Nesse conceito, consideram-se atividades de aventura as experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafio, riscos avaliados, controláveis e assumidos que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer, superação, a depender da expectativa e experiência de cada pessoa e do nível de dificuldade de cada atividade.

Características básicas a)Diversidade A variedade de atividades de aventura e de locais das respectivas práticas é considerada fundamental na concepção do segmento, o que exige a compreensão de que cada atividade apresenta diferentes patamares de dificuldade e desafios, o que implica procedimentos e uso de equipamentos específicos

Características básicas b) Riscos controláveis Compreender que as atividades de aventura sugerem determinado esforço e riscos controláveis, que podem variar de intensidade conforme a exigência de cada atividade e a capacidade física e psicológica do turista, significa entender que a segurança é um dos requisitos imprescindíveis para a realização da vivência turística. Isto é, ao se submeter a um risco controlável, esse consumidor espera não enfrentar perdas materiais, psicológicas ou físicas.

Características básicas c) Participação e interação A prática da atividade de Turismo de Aventura favorece o estreitamento da relação positiva entre os turistas, dos turistas com o guia e o condutor, e do turista com o meio ambiente. Dessa forma, promove a troca de experiências e o espírito de camaradagem e, até mesmo, o surgimento de uma cultura própria, com linguagem e estilos peculiares.

Como praticar? Destacam-se atividades na TERRA, ÁGUA e AR: arvorismo, ciclismo, atividades equestres, atividades em cavernas, percursos fora de estrada  bungee jump, cachoeirismo, canionismo, caminhadas, escaladas, montanhismo, rapel, tirolesa  boia-cross, canoagem, mergulho, rafting  asa delta, balonismo, parapente, paraquedas, ultraleve

Aventura na TERRA: Arvorismo – locomoção por percurso em altura instalado em árvores e outras estruturas construídas. • Atividades ciclísticas – percurso em vias convencionais e não convencionais em bicicletas, também denominadas de Cicloturismo. 19 • Atividades em cavernas – observação e apreciação de ambientes subterrâneos, também conhecidas como caving e Espeleoturismo. • Atividades eqüestres – percursos em vias convencionais e não convencionais em montaria, também tratadas de Turismo Eqüestre. • Atividades fora-de-estrada – percursos em vias convencionais e não convencionais, com trechos de difícil acesso, em veículos apropriados. Também denominadas de Turismo Fora-de-Estrada ou off-road. • Bungue jump – salto com o uso de corda elástica. • Cachoeirismo – descida em quedas d’água utilizando técnicas verticais, seguindo ou não o curso da água.

Aventura na TERRA: • Canionismo – descida em cursos d’água transpondo obstáculos aquáticos ou verticais com a utilização de técnicas verticais. O curso d’água pode ser intermitente. • Caminhadas – percursos a pé em itinerário predefinido. • Curta duração – caminhada de um dia. Também conhecida por hiking. • Longa duração – caminhada de mais de um dia. Também conhecida por trekking. • Escalada – ascensão de montanhas, paredes artificiais, blocos rochosos utilizando técnicas verticais. • Montanhismo – caminhada, escalada ou ambos, praticada em ambiente de montanha. • Rapel – técnica vertical de descida em corda. Por extensão, nomeiam-se, também, as atividades de descida que utilizam essa técnica. • Tirolesa – deslizamento entre dois pontos afastados horizontalmente em desnível, ligados por cabo ou corda.

Aventura na ÁGUA: Bóia-cross – descida em corredeiras utilizando bóias infláveis. Também conhecida como acqua-ride. • Canoagem – percurso aquaviário utilizando canoas, caiaques, ducks e remos. • Mergulho – imersão profunda ou superficial em ambientes submersos, praticado com ou sem o uso de equipamento especial. • Rafting – descida em corredeiras utilizando botes infláveis.

Aventura no AR: Asa delta – vôo com aerofólio impulsionado pelo vento. • Balonismo – vôo com balão de ar quente e técnicas de dirigibilidade. • Parapente – vôo de longa distância com o uso de aerofólio (semelhante a um pára-quedas) impulsionado pelo vento e aberto durante todo o percurso, a partir de determinado desnível. • Pára-quedismo – salto em queda livre com o uso de pára-quedas aberto para aterrissagem, normalmente a partir de um avião. • Ultraleve – vôo em aeronave motorizada de estrutura simples e leve.

Perfil do TURISTA de aventura Idade entre 18 e 40. Poder aquisitivo médio. Estudante de nível superior. Hábito de viajar em grupos. Permanece aproximadamente 10 dias em destinos internacionais e 4 nos nacionais. Contribui para o planejamento da sua viagem. Demonstra respeito pelo ambiente natural e social. Exige qualidade, segurança, acessibilidade e informação.

Legislação turística No que se refere à prestação de serviços turísticos de modo geral, aplicam-se alguns dispositivos legais pertinentes a meios de hospedagem, operação e agenciamento turístico, guiamento, transporte, eventos etc. Tal legislação refere-se, entre outros assuntos, ao cadastramento e à fiscalização, e encontra-se disponível no endereço eletrônico do Ministério do Turismo: www.cadastur.turismo.gov.br.

Normalização A normalização, no caso do Turismo de Aventura, é uma maneira de definir e organizar as atividades de aventura ditas turísticas pela concepção de regras e normas técnicas, com intuito de promover a qualidade dos serviços, equipamentos e produtos. Seguindo as tendências internacionais de prevenir acidentes e tornar o País competitivo como um dos principais destinos do Turismo de Aventura, o MTur promoveu o desenvolvimento dessas normas, por meio do Comitê Brasileiro do Turismo (CB54), vinculado à ABNT, considerado o fórum nacional de normalização do País.

Legislação ambiental Como em qualquer atividade turística, o Turismo de Aventura deve contemplar, em sua prática, comportamentos e atitudes que possam evitar e minimizar impactos negativos ao ambiente. Considerando, contudo, que significativo número de atividades de aventura é realizado na natureza, deve-se atentar para o cumprimento dos dispositivos legais pertinentes.

Impactos Ambientais e Sociais Positivos O turismo pode causar impactos positivos ou negativos, a depender da forma como ocorre. Essa é uma preocupação constante para todos os envolvidos na operação do Turismo de Aventura. Entre eles, exemplificam-se: • Aumento de investimento para conservação e proteção do ambiente. • Melhoria das condições ambientais relacionada à infra-estrutura básica. • Geração de postos de trabalho e alternativas de renda. • Uso de tecnologias limpas. • Melhoria da qualidade de vida do lugar.39 • Inserção dos habitantes nas atividades. • Valorização da cultura e identidade local.

Impactos Ambientais e Sociais Negativos Quanto aos impactos negativos, destacam-se: • Poluição. • Uso inadequado dos recursos. • Ocupação desordenada do solo. • Degradação da paisagem. • Alteração no comportamento da fauna. • Deterioração cultural e social das comunidades. • Excesso de turistas. Além da depredação do local, os impactos negativos causam prejuízos aos negócios turísticos, tornando-os inviáveis.

Videos interessantes Pirenópolis-GO: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/turismo-de-aventura-e-atracao-principal-de-pirenopolis/2007102/ Turismo de aventura: http://www.youtube.com/watch?v=eowbwJrDqIU SEBRAE: http://www.sebrae.com.br/setor/turismo/segmentos-turisticos/turismo-de-aventura

Fontes de Pesquisa http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/regionalizacao_turismo/estruturacao_segmentos/aventura.html http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Livro_Aventura.pdf