A Constituição como Ata do Pacto Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Advertisements

RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Maria Helena Barros de Oliveira
TODAS AS FORMAS DE AMOR VALE A PENA, QUALQUER FORMA DE AMOR VALERÁ
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Direito Constitucional II
Aula 4: Direito constitucional
Constitucional II 1.
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
GRADUAÇÃO 2005 Aula 21 Interpretação de bloqueio e Interpretação legitimadora.
Onde está a norma fundamental?
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
Tópico III – Princípios Fundamentais
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
TENDÊNCIAS NO USO DA FORÇA POLICIAL NO BRASIL
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE
PROAB DIREITO CONSTITUCIONAL – AULA 1 PROAB DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORA: CIBELE FERNANDES Aula 1 PROAB DIREITO CONSTITUCIONAL.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Análise sobre a Lei nº de 05 de janeiro de 1989
Organização Curricular
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
Correção P1. Questão 1 2,5 pontos Decisão 1: Cargo X US$1 milhão: Sist. Jurídico: Não fez nada de ilegal -> Cargo Sist. Econômico: Salários perdidos X.
Unidade 2 - Direito Constitucional
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
EMENDA CONSTITUCIONAL
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
NOÇÕES DE DIREITO CAP PM ANTÔNIO CASADO CENTRO DE DIREITOS HUMANOS/PMAL JANEIRO/2006.
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
A Constituição da República Federativa do Brasil
Direito Constitucional I
Direito Constitucional e da Cidadania I
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Roteiro da Aula Convivência
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Superintendência de Colegiados
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional I
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO (IF-Br): ASPECTOS JURÍDICOS
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
A construção da Cidadania Europeia
Direitos Humanos A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 E A CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA DE CIDADANIA.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
Constituição Federal 1988 Alunos:
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
DIREITO CONSTITUCIONAL -Aula 1 – Teoria da Constituição-
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Dir. Constitucional I Prof. Fernanda Borges Roteiro/Aula.
Aula 4: O Processo de Produção dos Textos Normativos Jurídicos.
Transcrição da apresentação:

A Constituição como Ata do Pacto Social Aula 07: A Constituição como Ata do Pacto Social

Código Penal Brasileiro: Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. § 1º Se resulta: III - debilidade permanente de membro, sentido ou função; Pena - reclusão, de um a cinco anos. § 2° Se resulta: III - perda ou inutilização do membro, sentido ou função; IV - deformidade permanente; Pena - reclusão, de dois a oito anos.

Resolução 1.652 do Conselho Federal de Medicina http://www.gendercare.com/library/cfmtrans.html

Grupos: LGBTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Simpatizantes) TFP (Tradição, Família e Propriedade) Conselho Federal de Psicologia

Art. 2º. É acrescentado ao artigo 5º o inciso LXXVIII: Proposta de Emenda à Constituição Federal nº 57 de 2008 Altera os artigos 3ºe 5º da Constituição Federal Art. 1º - É conferida nova redação ao Inciso IV do art. 3º da Constituição: Art. 3º - ............................................................. IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, orientação sexual, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art. 2º. É acrescentado ao artigo 5º o inciso LXXVIII: Art. 5º........................................................ LXXVII - o Estado assegurará a todos os meios necessários à livre expressão de sua identidade sexual. Art. 3º - É acrescentado ao artigo 5º o inciso LXXIX : Art. 5º ...................................................... LXXIX – Todas certidões e registros emitidos por órgãos públicos sobre pessoas físicas devem refletir a identidade sexual dessas pessoas.

Texto de Alexandre de Moraes Quando dizemos que um poder é “constituído” ou “constituinte”? Quem é o titular e quem exerce o Poder Constituinte Originário? Quais as características do Poder Constituinte Originário? Quais sãos as principais formas de expressão do Poder Constituinte Originário? Qual dessas formas de expressão é defendida por Frei Caneca?

Características do poder constituinte originário: É inicial ou inaugural: É quem funda a própria ordem jurídica. É ilimitado: Não está sujeito a qualquer limitação de ordem material. É incondicionado: Não tem que obedecer a qualquer procedimento formal pré-estabelecido.

Poder Constituinte Originário Poder Constituinte Derivado (art. 60) Poder Constituinte Decorrente (art. 25) Político Jurídico

Texto de Frei Caneca O que significa dizer que a Constituição é a “ata do pacto social”? Quais são os principais elementos da “pauta” do pacto social proposto por Frei Caneca? Quem elabora essa ata? Segundo Frei Caneca, qual a condição fundamental para o exercício da soberania?

Aula 7 – Constituição como Ata do Pacto Social Todo artigo da Constituição explicita interesses sociais convergentes e/ou divergentes A Constituição em si reflete um grande e temporário acordo entre esses interesses – “Ata do Pacto Social” “Ata” – Documento escrito, formal, com resumo das decisões dos participantes da “reunião” (Assembléia Nac. Constituinte) “Pacto” – Acordo entre poderes diferentes, conflitantes ou não; consenso que pressupõe um dissenso anterior; “Social” - Reflete interesses econômicos, políticos e éticos de indivíduos, grupos ou classes encontráveis na sociedade DISSENSO (elaboração) DISSENSO (aplicação) CONSENSO (pacto)

“Acordos constitucionais sem teorias constitucionais”: Cass Sunstein Como se chega a um acordo constitucional, numa sociedade plural e multicultural? Explique o conceito de “acordos não completamente fundamentados” e de “descida conceitual”.

“Acordos não completamente fundamentados” Acordo quanto a particularidades, desacordo quanto a abstrações Ex1: Art. 5º, III Acordo quanto a abstrações, desacordo quanto a particularidades Ex1: Art. 1º, III Ex2: Art. 5º, LXXVIII

Decisões constitucionais ACORDO (Texto Constitucional) Quanto a abstrações Quanto a particularidades DESACORDO DESACORDO

Quais as vantagens de se recorrer a “acordos não completamente fundamentados” no direito constitucional? E quais as desvantagens?

Vantagens: 1ª) Facilitação da convergência; 2ª) Redução dos custos do desacordo. 3ª) Demonstração de humildade e respeito.

Desvantagens: - O acordo pode estar errado ou ser moralmente inaceitável. - Questões de direito constitucional demandam, necessariamente, a compreensão de teorias mais abrangentes (Liberdade de expressão? Igualdade? etc). - Acordos não completamente fundamentados contrapõem-se à idéia de democracia deliberativa e a enfraquecem.