ATOS DE CONCENTRAÇÃO Procedimento: v. art. 54 e seguintes da Lei 8884/94; Regras básicas para notificação: (A) o quê tem que ser notificado?; e (B) quando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - Estrutura institucional e procedimentos de aplicação da Lei Maria Tereza Leopardi Mello - IE/UFRJ
Advertisements

Divulgação da IN 015/TCER-2005
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Ensaiando um ensaio.
Metodologia Científica
Flávio Amaral Garcia FGV 2008
DIREITO E ECONOMIA NO DIREITO DA CONCORRÊNCIA II 20/2/2008
MERCADO RELEVANTE Mercado Relevante: espaço econômico onde o exercício de poder de mercado é possível (aplicação teste do monopolista hipotético); Dimensão.
Montagem de Textos Dissertativos
RESPONSABILIDADE OBJETIVA
Como fazer uma pesquisa
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO
Título II Dos Tribunais Regionais. Advogado Res.-TSE nºs /2001, art. 12, p. único, VI, e /2003, art. 1º: exigência de 10 anos de prática profissional;
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Desafio na Rede Guilherme Pupo
Os Desafios da Análise de Interesse Público: Processo e Metodologia
Legística I Antecedentes
Projeto de Intervenção
Desafios da Regulação Econômica no Setor Elétrico Brasileiro Rio de Janeiro Setembro de 2007 EDVALDO SANTANA ANEEL.
Introdução A Terra é o único planeta que se conhece com vida.
Educação – Piso Nacional da Educação Porto Alegre, 22 e 23 de Novembro de 2012.
Região Sul Utilizando as informações das páginas 54 e 55, responda:
UMA FORMA DE REGULAÇÃO Direito da Concorrência como forma de regulação de riscos; Direito da Concorrência como forma de regulação de riscos; Intervenção.
UMA FORMA DE REGULAÇÃO Direito da Concorrência como forma de regulação de riscos; Direito da Concorrência como forma de regulação de riscos; Intervenção.
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Evoluções.
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
Questões U02.
Metodologia para Elaboração de Problema.
ARTIGO CIENTIFICO.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
A busca de uniformidade pelo Sistema Superintendência de Integração do Sistema – SIS Brasília, 27 de maio de 2014 V SEMINÁRIO NACIONAL DE OUVIDORES DO.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
INTRODUÇAO E PRINCÍPIOS
Teoria dos Jogos & Direito Internacional Uma nova visão acerca da eleição de regras.
Fundamentos de economia
PREPOSTOS Preposto é aquele que, em nome de outrem (preponente), dirige ou se ocupa de seus negócios. È uma espécie de representante. Preponente, no.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Regulação e Antitruste
A Mesma Porta Outra Vez.
Direito Internacional Privado
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
AVALIAÇÃO DESMISTIFICADA
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
Titulo do Trabalho ou Nome da Empresa
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - DIP
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
Jorge Fagundes I Seminário PUC-IBRAC Objetivo da Política de Defesa da Concorrência:  Excedente.
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social – Brasil.
“A essência de nossa vida não muda. Somos nós que nos mudamos em relação a ela.” Molly Vass Molly Vass As questões essenciais de nossa vida não desaparecerão,
METODOLOGIA DE ANÁLISE  O Passo a Passo do Algoritmo (Portaria n.º 50): (1) Definição do mercado relevante; (2) Identificação dos participantes e cálculo.
MERCADO RELEVANTE  Mercado Relevante: espaço econômico onde o exercício de poder de mercado é possível (aplicação teste do monopolista hipotético); (a)
DIREITO E ECONOMIA NO DIREITO DA CONCORRÊNCIA II 20/2/2008 Luis Fernando Schuartz FGV DIREITO RIO.
Oficina Ciclo de Vida de TCC: Como Concluir um TCC? Profa. Patricia Almeida Ashley Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias Departamento de Análise.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
PROJETO DE PESQUISA CAPA (POSTERIORMENTE) 1TEMA E PROBLEMA 2 QUESTÕES ORIENTADORAS 3 OBJETIVOS 4 JUSTIFICATIVA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 PROJETO DE SUMÁRIO.
MEDICALIZAÇÃO DA VIDA 1. 2 E TAPAS DO PROCEDIMENTO DE PESQUISA R AYMOND Q UIVY E L UC V AN C AMPENHOUDT 3.
Exercícios Manual, volume 2, páginas 33 e 34, exercício 23, 24, 25, 26 e 27 Exercícios Manual, volume 2, páginas 33 e 34, exercício 23, 24, 25, 26 e 27.
Transcrição da apresentação:

ATOS DE CONCENTRAÇÃO Procedimento: v. art. 54 e seguintes da Lei 8884/94; Regras básicas para notificação: (A) o quê tem que ser notificado?; e (B) quando deve ser notificado? O objetivo último da análise é responder a pergunta: o ato notificado aumenta o risco de produção de dano social via o exercício de PM?

QUESTÕES PARA (B) O que é a interpretação econômica do art. 54, §4º? Qual problema ela procura remediar? Qual o problema dessa interpretação de acordo com o voto do C. LFS? Qual a proposta de interpretação do §4º que o voto do C. LFS apresenta? Qual o evento decisivo? Quais os critérios para se determinar o “momento da realização do ato” segundo tal interpretação?

CRITÉRIOS NORMATIVOS Particularização da controvérsia sobre os objetivos normativos do direito de defesa da concorrência; Análises de concentrações: um cálculo de benefícios e custos sociais de acordo com o standard do excedente total ou a defesa incondicional do excedente do consumidor (price standard); Diferença decisiva para os resultados das análises.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO Qual foi o standard normativo escolhido pelo relator no caso Nestlé? Quê argumentos foram apresentados para justificá-lo a partir do texto do art. 54? Como a escolha afetou o tratamento da questão das eficiências? Diferencie eficiência alocativa e produtiva. E no caso Ripasa? Quais foram os argumentos utilizados para justificar o standard escolhido no voto do relator? Sugira uma interpretação do texto do art. 54, §1º de forma a compatibilizá-lo com o standard do excedente total. O art. 88 do “Substitutivo ao Projeto de Lei n.º 3.937/2004” enfrenta esta última questão? Para acessar o substitutivo, vá à página “Links Úteis”.