Sequência Didática.

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Sequência Didática

Sequência Didática Pode utilizar Mapas conceituais

leitura Sequência Didática Aulas práticas Aulas expositivas É uma sequência de atividades Para promover como Pesquisa individual Ensino e aprendizagem Trabalho em grupo leitura Aulas práticas Aulas expositivas Análise de textos

Aprendizagem significativa Atitude favorável/motivação Sequência Didática Deve promover Conflito cognitivo compreensão metacognição Aprendizagem significativa Atitude favorável/motivação

interdisciplinaridade Conhecimentos prévios Sequência Didática Deve apresentar interdisciplinaridade Tem várias Etapas Levantamento de apresentar contextualizar analisar discutir Propor solução sistematização Novo conhecimento Conhecimentos prévios sobre problema Exige negociação de Significados

diurno Sequência Didática Período noturno Deve ser aplicada em Ensino fundamental Eja Ensino Médio Período noturno diurno

Diferenciação entre projetos de ensino e projetos de aprendizagem DE MOGI DAS CRUZES

PROJETOS DE APRENDIZAGEM PROJETOS DE ENSINO PROJETOS DE APRENDIZAGEM Quem escolhe o tema a ser investigado Professores, coordenação pedagógica Contextos Arbitrado por critérios externos e formais A quem satisfaz Arbítrio da seqüência de conteúdos do currículo. Seqüência única e geral. Decisões Hierárquicas Quem escolhe o tema a ser investigado Alunos e professores, individualmente e ao mesmo tempo, em cooperação Contextos Realidade da vida do aluno, além do currículo A quem satisfaz Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz.Não há uma seqüência única e geral Decisões Heterárquicas

PROJETOS DE APRENDIZAGEM PROJETOS DE ENSINO PROJETOS DE APRENDIZAGEM Definições de regras, direções e atividades Impostas pelo sistema,cumpre determinações sem optar Desenvolvimento Linear e previsível, do mais fácil ao mais difícil Pré- requisito Definido pelo professor Paradigma Transmissão do conhecimento Definições de regras,direções e atividades Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores Desenvolvimento Não é linear, nem previsível. Incompatível com a idéia de caminhar do mais fácil para o mais difícil Pré- requisito Definido pelo aluno em função do que deseja conhecer e do que já sabe Paradigma Construção do conhecimento

PROJETOS DE APRENDIZAGEM PROJETOS DE ENSINO PROJETOS DE APRENDIZAGEM Professor Agente Aluno Receptivo Professor Instigador, orientador, pesquisador Aluno Agente

Conhecimentos prévios PROBLEMATIZAÇÃO Expectativas/ objetivos Detonador (do grupo) Bibliografia DESENVOLVIMENTO Pesquisas De campo Entrevistas Conceitos,valorese procedimentos construídos Estratégias para Atingir objetivos Debates Informações adquiridas SÍNTESE Problemas resolvidos Novas aprendizagem ao longo do projeto Novos problemas a serem resolvidos

PROBLEMATIZAÇÃO PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR PARTICIPAÇÃO DOS ALIUNOS Levanta os objetivos educativos e de aprendizagem Participam da problematização: levantam as possibilidades do tema Seleciona os conceitos e procedimentos possíveis de serem trabalhados no projeto Definem,coletivamente, o problema: o que sabemos e o que queremos saber sobre o tema Levanta os possíveis conteúdos a serem trabalhados ,a partir da problematização dos alunos Organizam o projeto, levantando objetivos e etapas a serem seguidas

DESENVOLVIMENTO PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS Desenvolvem o projeto, buscando respostas às questões levantadas Cria instrumentos de reflexão, recursos, materiais, informações Organizam-se em grupos para pesquisar,debater,ler,trazem material para subsidiar o projeto

Levantamento de uma nova problematização SÍNTESE FINAL PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS Buscam construir síntese: reflexão sobre as informações, conclusões Cria instrumentos de avaliação do processo Autoavaliação Análise do processo: avanços /entraves/ redefinições Identificam o próprio processo de aprendizagem e o do grupo Discussão sobre avaliação e autoavaliação Levantamento de uma nova problematização