Gestão de uma Memória Organizacional

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Gestão de uma Memória Organizacional Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx41-330-1746 e-mail: scalabrin@ppgia.pucpr.br download: http://www.ppgia.pucpr.br/~scalabrin

Plano Assunto: Objetivo: Detecção das necessidades de memória organizacional. Objetivo: Descrever a tarefa primeira dos projetistas de memória organizacional.

Gestão de uma MO Tarefas do projetista Primeira tarefa detectar as necessidades reais dos usuários determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam Segunda tarefa efetuar uma análise em profundidade das necessidades

Gestão de uma MO Questões que podem auxiliar na análise Relembrando quais tarefas devem ser assistidas ? quais são as informações necessárias para realizar estas tarefas ? qual é o atual ambiente destas tarefas ? qual tipo de assistência os usuários desejam ? quais são os custos e os benefícios ligados aos diferentes tipos de assistência ? quais mudanças estão previstas ?

Gestão de uma MO Questões que podem surgir seus usuários Tipos de usuários quais são os usuários a levar em consideração ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ? Características e comportamentos dos usuários quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ?

Gestão de uma MO Três modos de compartilhar conhecimentos Buckingham-Shum Que são: análise dos conhecimentos e relatórios técnicos entre membros da organização discursos centrados sobre os documentos Obs.: Este compartilhamento apoia-se sobre as mídias que emergem atualmente em muitas organizações: intranets que integram agentes e mídias de difusão, ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centrada sobre os documentos.

Gestão de uma MO Objetivos e tarefas em situações difíceis Definição: Situações Difíceis São situações que envolvem contextos complexos e dinâmicos. Identificados: Objetivos e tarefas inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas Questão importante: quais objetivos, tarefas e problemas devem ser levados em consideração ? Simone (1996)

Gestão de uma MO Outras tarefas merecem ser assistidas Simone (1996) Que são: os problemas indefinidos Exemplos: decidir se devemos fazer passar ou não uma rodovia pela cidade determinar as características de um novo carro as tarefas cognitivas intensivas

Gestão de uma MO Exercício Questões o que é uma memória organizacional ? quais as facetas de uma memória organizacional ? por que construir uma memória organizacional ? as bases de dados e os sistemas de informações fazem parte da memória organizacional de uma empresa ? a tecnologia da informação pode contribuir para a construção e exploração de uma memória organizacional ? Como ? enumere as vantagens e desvantagens de sistema especialista vs. um especialista humano ?