O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação Institucional
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
O que é ensinar história?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
SILVANA BERBEL FERNANDES
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
Estágio Supervisionado II
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007

JUSTIFICATIVA: A importância desse é de compreender as dificuldades encontradas pelos alunos e com este trabalho tentar encontrar soluções que venham facilitar a aprendizagem do estudo da matemática.

OBJETIVO: Objetivo Geral: Repensar acerca do processo de avaliação da aprendizagem na área da matemática, buscando subsídios para uma prática avaliativa crítica, que venha contribuir para a qualidade do processo educativo.

Objetivo Específico: Identificar qual a concepção de avaliação que tem os professores e demais profissionais da educação do Município de Abel Figueiredo; Verificar de que maneira se dá o processo de avaliação da aprendizagem na prática docente na 4ª série do Ensino Fundamental, no Município de Abel Figueiredo.

FUNDAMENTAÇÃO: O processo de avaliação do ensino da aprendizagem de matemática precisa está sendo submetido a uma avaliação, a fim de que seja possível visualizar os avanços e se buscar alternativas para superar os fracassos. Avaliar, portanto, faz parte do contexto educativo e é por natureza uma ação inerente ao fazer pedagógico. Por esta razão, é pertinente uma análise crítica a respeito do módulo como nossos alunos estão sendo avaliados e da dimensão desta prática na ação educativa.

AUTORES PESQUISADOS: D’ambrósio, Ubiratan Franco, Maria Laura Hoffmann, Jussara Maria Lerch Sousa, Clarilza Prado Luckesi, Cipriano Carlos Moreira, Antonio Carlos Neto, Ernesto Rosa Romão, José Eustáquio

METODOLOGIA: Para o desenvolvimento deste trabalho será necessário um intenso estudo bibliográfico para poder definir em que tipo ou maneira as avaliações da matemática estão sendo aplicadas pelos professores em sala de aula. Este trabalho consistirá além dos estudos bibliográficos, uma pesquisa de campo que será realizada em uma escola municipal num período de dez dias, totalizando trinta horas de convívio em sala de aula. Para o estudo bibliográfico se fará referências a autores como Ubiratan D’Ambrósio, Cipriano Luckesi e Eustáquio Romão da Silva.

CONCLUSÃO: No diálogo entre a teoria e a prática, ficou clarificado que a avaliação da aprendizagem integra o processo educativo na medida em que atua subsidiando as ações pedagógicas no espaço escolar. Significa dizer que o processo avaliativo não acontece dissociado do fazer pedagógico, mas de modo integrado e em um só percurso.

Conceber a avaliação nesta perspectiva é contrapor-se à visão classificatória centrada no controle dos resultados e na fraqmentação do conhecimento, para assumir uma visão diagnóstica, no sentido de verificar em que estágio o aluno se encontra e estabelecer atitudes flexíveis que admitam mudanças no percurso. Uma avaliação que respalda numa dimensão qualitativa, não de depende da expressão final dos resultados, porque sua construção se dá no decorrer do processo.

Seria incoerência, admitir ou responsabilizar os professores por todos os fracassos ou desvios na aprendizagem e na avaliação. Este é um problema político-social, que não está centrado somente nas escolas pesquisadas, mas que faz parte de todo um contexto que vem atravessando décadas influenciando gerações.

Portanto, é preciso que se pense no aluno como nosso maior patrimônio, o nosso maior investimento, visto que é através de suas manifestações, que nos sentimos participantes na luta por uma aprendizagem qualitativa, que não seja apenas representação de números, mas a expressão do conhecimento.

É necessário que como educadores, estejamos abertos para as mudanças, ainda que subjugados a uma série de critérios exigidos para o alcance de dados quantitativos. Precisamos ter coragem para assumir uma postura progressista, a favor de uma avaliação que considere a competência e potencial de cada aluno, à medida que valoriza cada hipótese e dá oportunidade para reelaboração de idéias.

Buscar novos rumos para a prática avaliativa é responsabilidade de todos os agentes envolvidos neste processo. É nosso dever fazer um trabalho de conscientização, a favor de nós mesmos. Ainda que os resultados sejam lentos, toda mudança é possível, desde que acreditemos nesta possibilidade.