III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.

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III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO DE 2010

PROFAPS 2009 PORTARIA 3.189/2009 – R$ 233.342,48 Curso de Qualificação Profissional do Auxiliar de Enfermagem para Habilitação em Enfermagem - Parceria ESP-MG – UFMG 4

Deliberação CIB-SUS/MG 691 de 30 junho de 2010 PROFAPS 2010 PORTARIA 1.626/2010 – R$ 2.750.533,50 Deliberação CIB-SUS/MG 691 de 30 junho de 2010 ETSUS ESP-MG: Curso Técnico de Enfermagem - Complementação - 500 alunos Curso Técnico em Hemoterapia - Turma Piloto – 20 alunos Qualificação do ACS – 828 alunos ETSUS UNIMONTES Curso Técnico em Citopatologia – 70 alunos Qualificação do ACS – 883 alunos

PROPOSTAS DE CURSOS DAS ETSUS: parâmetros, princípios e diretrizes Plano de cursos elaborados de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 04/99 – DCN e Anexo III da Portaria GM/MS 1.996/2007. Justificativa: demandas enviadas às ETSUS (municípios, serviços) – PAREPS (Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde Carga Horária: Técnicos: 1200 horas acrescidas de Estágio Supervisionado Qualificação ACS: 400 horas

PROPOSTAS DE CURSOS DAS ETSUS: parâmetros, princípios e diretrizes Metodologia: Concentração/Dispersão; Estágio Supervisionado; Turmas descentralizadas com autorização pelas SRE/CEE; Currículo e Avaliação por Competência; Material Didático. Biblioteca e laboratórios nível central e pólos (UNIMONTES) Bibliotecas Virtuais. Dificuldades com laboratórios para as turmas descentralizadas

PROPOSTAS DE CURSOS DAS ETSUS: parâmetros, princípios e diretrizes Pessoal Docente e Técnico: ETSUS ESP-MG: PSS (Lei nº 18.185/2009 e Decreto nº 45.155/2009 e Qualificação Pedagógica – 100 horas Semi-presencial ETSUS UNIMONTES : Corpo docente da Universidade e Contrato Administrativo OBS:Preferência pelo Profissional docente do Serviço – Integração Ensino - Serviço

SITUAÇÃO E VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS Política Estadual de Saúde: Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde – PAREPS Política Estadual de Educação: Descolada da Política de Saúde - Secretaria de Estado da Educação tem assento na CIES A articulação da Escola com o CGR, CIES e com os Municípios: em processo de implantação a CIES CGR: comissão técnica de Educação Permanente da CIB CIES: 1 estadual em funcionamento (A ESP-MG tem assento) e 13 macrorregionais para serem constituídos

SUGESTÕES E ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS Para as RETSUS: Visibilidade: Promoção de Seminários de Educação Profissional em Saúde no Estado; Canal Minas Saúde e outras Mídias mineiras Promover a interação com PEP/SEE (Programa de Educação Profissional) Paras os Cursos: Garantia da Infraestrutura (salas de aula e laboratórios) no Plano Estadual de Educação Permanente