SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Ações Estratégicas na Atenção Básica
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade:
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Assistência Farmacêutica no SUS.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
Seminário Nacional do PROFAPS 27 a 29 de abril/2011
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Prioridades do Ministério da Saúde
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
SÉCULO XX.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Políticas Sociais em Saúde Pública
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Mauro Luís Silva de Souza
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
A CNTU e a Saúde no Brasil
Conferência Municipal de Educação
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Ensino Médio e Educação Profissional
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS Formação Técnica Profissional de Nível Médio como Cenário em que Contracenam a Educação e a Saúde na Perspectiva da Qualificação do Trabalho e do Trabalhador do SUS Magda Dantas de Araújo Barrêtto Brasília/DF 2011 SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS

1988 – Constituição Federal Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art.196 A saúde é direito de todos e dever do Estado,garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Art.200 Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da Lei: III – ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

Contextualização Expansão significativa do setor Saúde nas últimas décadas; Crescente elevação da escolaridade dos trabalhadores da saúde; O SUS possui um contingente de trabalhadores de nível médio responsável por quase 60% dos trabalhadores inseridos no setor.

Características doTrabalho em Saúde Complexidade - decorrente das profissões,dos profissionais,dos usuários, do conhecimento científico, das tecnologias utilizadas e das relações interpessoais; Heterogeneidade – diversidade dos processos de trabalho; Fragmentação na organização do trabalho; Fortemente regulado;

Formação Técnica Profissional de Nível Médio em Saúde Projeto Larga Escala; Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem - PROFAE; Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a saúde – PROFAPS.

O que há em comum entre essas políticas? Promover a qualificação técnica de trabalhadores já inseridos no sistema de saúde; Promover a integração da formação dos trabalhadores com a realidade dos serviços; Promover a transformação de práticas na perspectiva da atenção integral à saúde.

Mudanças nessa Trajetória A legislação educacional; As exigências do mundo do trabalho; As necessidades e participação da população; As políticas de saúde; As formas de contratação dos trabalhadores; Organização do trabalho em saúde.(expansão da ESF)

EXPERIÊNCIAS DO CEFOPE/RN PROFAE -2001 a 2005 – formou 4.166 alunos Qualificação do Agente Comunitário de Saúde – 2005 a 2007 – formou 5.303 alunos Formação do Técnico em Saúde Bucal -2009 a 2011 – 1.300 alunos Redução da Mortalidade Infantil – 2010 a 2011 – 2.744 alunos

Nós Críticos Baixa qualidade da escolarização dos alunos – dificuldade na escrita, leitura e interpretação lógica e de textos; Alta rotatividade dos docentes: vínculos precários de trabalho; A formação dos Profissionais de saúde (docentes) não inclui a preparação para a docência; Rotatividade e qualificação dos gestores do SUS ;

Desafios Descentralização das turmas (sala de aula, deslocamento do aluno, laboratórios, biblioteca); Formação pedagógica para o exercício da docência; Assegurar campos de estágios e práticas nos serviços;

Desafios Financiamento e execução dos projetos através de Convênio; Elaboração de Material Didático.

Possibilidades Aprovação da Lei Estadual/RN de pagamento de hora-aula para servidores públicos; Ampliação das parcerias com outras Instituições para operacionalização dos Projetos da Escola;

Possibilidades Legitimidade da Escola junto da Comissão de Integração Ensino e Serviço - CIES/RN; Implantação do Programa Complementar de Estudo (leitura, escrita e interpretação de textos).

Referências VIEIRA, Monica. Trabalho, qualificação e a construção social de identidades profissionais nas organizações públicas de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.5, n.2, p.243-260,2007. RAMOS, Marise. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV,UFRJ, 2010.289 P.

Referências CASTRO, Janete Lima de. Protagonismo silencioso: a presença da OPAS na formação de recursos humanos em saúde no Brasil. Natal-RN: Observatório RH-NESC/UFRN; Ministério da Saúde; OPAS/OMS, 2008. 267 p.

OBRIGADA ! magdabarreto@rn.gov.br