Avaliação da Aprendizagem em Processo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Como produzir um jornal escolar
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Curso de Gêneros Textuais
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Programa Ler e Escrever
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS, MATRIZ DE CNT
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Educação de Jovens e Adultos
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - AAP
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
O contexto mais amplo do SARESP
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
PERSPECTIVAS PARA 2009.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Orientação Técnico-Pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Oficina de Apropriação de Resultados
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Planejamento da Rotina Semanal
Etapas de uma sequência didática
Avaliação de Língua Portuguesa
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens.
Abrir o Apetite Poético
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Aprendizagem em Processo

Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa

[...] as estratégias de ensino supõem a busca de intervenções no meio escolar que favoreçam à mudança e à promoção dos alunos a uma melhor mestria dos gêneros e das situações de comunicação que lhes correspondem.

Trata-se, fundamentalmente, de se fornecer aos alunos os instrumentos necessários para progredir [...]. (SCHNEUWLY; DOLZ, 2010, p. 45) SCHNEUWLY; DOLZ. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 45.

Constituição do Material Provas objetivas: - apresentam quinze questões objetivas compostas por quatro alternativas.

Foram considerados conteúdos e habilidades pautados no(a): Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Caderno do Professor: Língua Portuguesa; Matriz de Referência para a Avaliação; SARESP; Prova Brasil; ENEM.

II. Produções Textuais: Gêneros textuais: Ensino Fundamental - 6º ano: conto; - 7º ano: notícia; - 8º ano: narrativa de aventura; - 9º ano: receita; Ensino Médio 1ª, 2ª e 3ª séries: artigo de opinião.

Apoio Pedagógico Matriz de Referência – quadro de habilidades utilizado na elaboração dos itens das provas.

Caderno de Recomendações Pedagógicas – orientações para aplicação e correção das propostas de produção textual e sugestões de trabalho pedagógico. Equipe de Língua Portuguesa

5ª Série/6º Ano: Conto 1ª. Etapa • Ler o texto Os três companheiros, história que faz parte do livro Contos tradicionais do Brasil, de Câmara Cascudo na íntegra, • Solicitar aos alunos que contem oralmente a história.   2ª. Etapa • Orientar os alunos para que cada um escreva a história. Primeiramente em um rascunho e, em seguida, passando a limpo na folha de prova; • Nesta etapa, é aconselhável não fazer intervenções, 

6ª Série/7º Ano: Notícia 1ª. Etapa • Ler a notícia que é um gênero veiculado nos meios de comunicação impresso, falado ou digital e apresenta a seguinte estrutura: título, lide, linguagem objetiva e dados sobre o fato noticiado (quem, o quê, onde, quando, como, por quê). 21/06/2012 13h00- Atualizado em 21/06/2012 13h00 “Zeca Baleiro faz show gratuito em Sorocaba, SP Evento será realizado pelo Sesc nesta sexta-feira (22). Show faz parte da turnê de lançamento do CD “O Disco do Ano”.  

2ª. Etapa Agora, defina as informações básicas da notícia em questão 2ª. Etapa Agora, defina as informações básicas da notícia em questão. 3ª. Etapa A letra da música O meu guri, de Chico Buarque, é escrita em versos e apresenta semelhanças com as narrativas por contar uma história. 4ª. Etapa Reflexão e análise da letra da música, recuperando algumas informações nela contidas. 5ª. Etapa Produzir uma notícia sobre o tema abordado na letra da música “O meu guri”. Essa notícia será publicada no jornal da escola e será lida por todos os alunos, professores, pais, funcionários entre outros.

7ª Série/8º Ano: Narrativa de Aventura Foram estabelecidas três etapas de trabalho: Na primeira, há a leitura do texto A criatura. Na segunda, foram explorados os elementos da narrativa, com ênfase nas personagens, espaços e ações. Na última etapa, apresentou-se a proposta de construção de texto ao aluno: Uma narrativa de aventura.

8ª Série/9º Ano: Receita 1ª Etapa Leia o poema: RECEITA de pão de Roseana Murray 2ª Etapa Responder às questões. 3ª Etapa Leitura e comparação com uma receita: PUDIM GELADO COM CALDA 4ª Etapa Escolher um dos temas: “Beijinho de primeira vez”, “Para ser um bom amigo”, “Como ser um atleta invejável”, “Como se sair bem num teste para bolsa de estudo”, Inventar sua receita.

Constituição dos “Comentários e Recomendações Pedagógicas”

Apresentam inicialmente os objetivos dessa avaliação em processo. Fazem um breve comentário sobre a constituição e elaboração das provas. Apresentam a matriz de competências que norteia as habilidades empregadas na avaliação.

Constituição das Questões A habilidade contemplada. O enunciado e as alternativas (se for o caso). Comentários e recomendações pedagógicas. Grade de correção. Referência para consulta.

Habilidades As habilidades empregadas foram selecionadas com base em um mapa de percurso dos conteúdos escolares dos anos/séries precedentes à série em que o aluno se encontra.

Comentários e Recomendações Pedagógicas Os comentários e as recomendações aparecem logo em seguida à apresentação da questão. Eles servem para acentuar a importância da habilidade empregada, traçando-se um mapa da aplicabilidade de tal habilidade, nos anos/séries anteriores.

As recomendações auxiliam o professor no sentido de compreender as implicações dos possíveis erros dos alunos, permitindo um trabalho direcionado de recuperação dessas dificuldades.

Grade de Correção Para todas as questões, em uma das colunas há uma grade de correção com a apresentação da solução ou do possível erro cometido pelo aluno; e na outra coluna há algumas observações relacionadas à solução ou aos erros.

Algumas Referências As referências apresentadas ao final de cada questão servem para subsidiar o professor na seleção e escolha de materiais que permitam a ampliação do tema como medida de ampliação do conhecimento. Esses materiais vão permitir também que o professor retome os conceitos ligados à habilidade em questão, permitindo um trabalho de recuperação.