Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?
O DIA DO SARESP NA ESCOLA
Dia do Saresp na Escola 2010 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Campanha de mobilização
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
NRE de Educação Cascavel – PR 2011
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
SARESP 2010 Ciências da Natureza - Física
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Pauta: Avaliação da Aprendizagem em Processo: Consolidação dos dados;
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
O contexto mais amplo do SARESP
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Planejamento PNAIC 2014.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Oficina de Apropriação de Resultados
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Oficina de Apropriação de Resultados
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Atividade complementar 04 e 05
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Considerações iniciais
Conscientização sobre a importância do SARESP
Avaliação da Aprendizagem em Processo 3ª edição 2012 Rita de Cássia T. Prates e Sueli Ap. Gobbo Araujo.
MAPA DE HABILIDADES.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008 Serra Negra – Junho/2009 L

Objetivo do Encontro Apropriação do Relatório Pedagógico Preparação para o SARESP na escola Discussão por área Análise das questões Objetivo do Encontro

Análise das questões 3ª série EM

Análise do desempenho dos alunos em Matemática por nível Os resultados dos alunos do Ensino Médio, em Matemática, mesmo sendo melhores do que os do Saeb/2007, nos níveis inferiores da escala – “Abaixo do Básico” e “Básico”, atingem mais de 90% dos alunos.

Atividade 1 Em grupo, elabore uma questão que atenda uma das habilidades do nível abaixo do básico (pág. 108). Na página 136 você entrará algumas orientações para elaborar uma questão.

Atividade 2 Leia e discuta em grupo o texto da página 114 do Relatório Pedagógico do Saresp 2008.

Atividade 3 Discussão em grupos: análise dos itens e exemplos de questões (págs. 116 a 124). Escolha uma questão de cada nível para comentar.

Atividade 4 Realize em grupo a proposta de atividade da página 125 do Relatório Pedagógico do Saresp 2008.

Atividade 5 Leitura e discussões em grupo: Recomendações pedagógicas em relação ao Terceiro Ano do Ensino Médio, (página 137).

Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

Uma leitura comparativa entre os níveis de 3ª série EM

Outras considerações O relatório subsidiando as decisões no replanejamento. A proposta de questões de múltipla escolha aos alunos durante o processo de ensino/aprendizagem em Matemática e o desenvolvimento de raciocínio estratégico para seu enfrentamento. A postura investigativa nas aulas de Matemática – por parte do professor e por parte do aluno.