A busca do contentamento por meio da razão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método Cartesiano Quatro etapas:
Advertisements

Dois Filósofos Pré-Socráticos
Pensamento Filosófico Moderno
DE PLATÃO A ARISTÓTELES
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
John Locke Empirismo.
Filosofia moderna Descartes (Racionalismo)
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
1-Com o desejo de alcançar a verdade procurei evitar tudo o que apresentasse dúvida... Resposta: Descartamos as dúvidas, para análise e compreensão da.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
Trabalho de Filosofia Grupo 3
A sociologia de Dürkheim;
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Teorias do conhecimento
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Filosofia O que é filosofia?.
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
1. Descrição e Interpretação da Actividade Cognoscitiva
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
Profª. Taís Linassi Ruwer
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima Ceticismo.
Racionalismo, Empirismo, Ceticismo
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
A dúvida e as quatro regras do método em René Descartes.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
As bases da ciência moderna
O que é Ciência.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Racionalismo.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
A História da Psicologia e a Educação
Filosofia Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista uma utopia que – como um horizonte – jamais será alcançada; mas que nos faz caminhar, ao invés.
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Professor: Suderlan Tozo Binda
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Filosofia Medieval e Moderna
Surgimento do pensamento filosófico
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
Conhecimento direto e conhecimento por descrição
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
O que é filosofia?.
Tipos de conhecimento e método científico
Filosofia Moderna.
KARL JASPERS
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
1-De acordo com Descartes:
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Transcrição da apresentação:

A busca do contentamento por meio da razão Frente aos variados caminhos e “cores” da vida, como encontrar o sentido e a direção que nos tornarão mais contentes? A dúvida pode ser o começo da sabedoria! http://www.galileadellegenti.it/2014/04/02/orientamento-missione/ https://www.mme.gov.br/luzparatodos/images/duvidas_frequentes.jpg

A escolha de um caminho é um ATO LIVRE, sendo que as consequências são de responsabilidade do próprio indivíduo. Por isso atenção com o quê você está alimentando a sua vida. http://blog.cancaonova.com/seguidoresdocaminho/category/jovem

Nossas ideias transformam nossa realidade – de um modo ou de outro. http:// www.stanczyk.net.br/WordPress/wp-content/uploads/2012/05/colheita.jpeg

Novo tempo, novas aparências e novas reflexões críticas O poder de contentamento oriundo das mídias O contentamento pela ausência de uma razão autônoma http://muitasbocasnotrombone2.blogspot.com.br/2011/07/quem-trouxe-fome-foi-geladeira-por-frei.html http://opodereducacional.blogspot.com.br/2012/12/a-influencia-da-midia-na-vida-das.html

Por detrás de um sorriso pode existir uma dor disfarçada de contentamento. Lembrem-se: “Ninguém pode ver o interior da mente das pessoas!” http://llaiis.blogspot.com.br/2013/04/sorrisos-falsos.html

O Positivismo e a Atividade Científica Corrente filosófica, inaugurada por Augusto Comte (século XIX), que defendia uma ciência baseada em observações e fatos como a única via genuína para o conhecimento. Visava a primazia da experiência sensível para a construção de uma ciência que acompanhe a evolução do homem e estabeleça uma sociedade industrial. O amor como princípio, a ordem como base e o progresso como fim.

A Concentração para um Educar do nosso Intelecto http://snijipa.blogspot.com.br/2011/09/oracao-para-aumentar-capacidade-de.html

A concentração é uma arte ou prática a qual necessitamos de esforço, maturidade e foco para a organização de ações produtivas http://atdigital.com.br/bee/tag/foco/

Práticas que possibilitam uma melhor concentração em seus estudos: Adote uma programação rotineira e eficiente. Encontre um ambiente tranquilo e confortável. Evite devaneios longos para não perder o foco no que esta sendo observado. Revise seus últimos estudos de forma que você possa reforçar seu conhecimento e antecipar as ideias principais quando for cobrado. Exteriorize seu interesse em classe, expresse-se, para estimular seu interesse interno (lembre-se o seu universo interior é reflexo do seu meio exterior – e vice-versa). Faça anotações pertinentes. Resista às distrações e tenha resiliência. Tenha pequenos momentos de pausa e descanso, mas não perca o foco.

Os Filósofos e algumas propostas para a Investigação do Saber O percurso de Aristóteles As etapas de Descartes A necessidade de um estudo ontológico (estudo do ser das coisas ou objetos primordiais), isto é, da essência e realidade fundamental das coisas do mundo. Conhecimento das ações humanas e suas finalidades. Conhecimento da capacidade, dos limites e dos potenciais do conhecer humano – as estruturas lógicas do pensamento e das teorias do conhecimento científico. Não tome algo como verdadeiro até perceber uma “verdade” evidente, clara e distinta. Análise: repartir cada uma das dificuldades que eu analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis. Ordem: conduzir por ordem seus pensamentos pelos objetos mais simples aos mais complexos. Enumeração: realize revisões completas e gerais nas quais tenha certeza de nada omitir.