ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas e sistemas da qualidade
Advertisements

Planejamento e Controle Just in Time
Engenharia de Negócios
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
FTAD Formação Técnica em Administração
HEIJUNKA.
Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - FATEC
ALGUNS CONCEITOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Características básicas de controle de estoque Objetivos do estoque e previsão de incertezas Balancear os custos de manter e de pedir estoque visando encontrar.
Planejando e Gerenciando Estoques em uma Cadeia de Suprimentos
Prof. Miguel Antonio Pelizan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
Produção Enxuta - Livro: A máquina que mudou o mundo - Referência: montadora de automóveis Toyota - Ferramentas e técnicas: kanban, círculos de qualidade,
MENTALIDADE ENXUTA PCP – Planejamento e Controle da Produção Professor: Nilson Campos Alunos: Gustavo Sevegnani Ismael Aguiar Tacila Berkenbrock.
MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAçAO
Administração de Materiais
JUST-IN-TIME Introdução A Lógica JIT
Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 6 de setembro de 2009 Subgrupo X : Adelson.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição
Administração de Recursos Materiais
Estudos de caso ARM Contábeis – 01 Plínio Borges 06/23857
CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE PERDAS
O mecanismo de pedir Grupo - 19Y062.
Produção Enxuta - JIT Toyoda Kiichiro ( ) Filho da Sakichi.
Apresentação do programa 1.Definições, conceitos e evolução.
Mapeamento de Fluxo de Valor
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
Administração de materiais Cadeia de Suprimentos
Mapeamento do Fluxo de Valor
Vanessa Farias Pereira
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
U NIDADE 04: R EPENSANDO A L OGÍSTICA Devido às grandes mudanças nos meios de comunicação e transporte, que influenciam diretamente a logística, viu-se.
Unidade 07 – Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Produção Enxuta: um modelo Toyota de sucesso
A filosofia lean aplicada no canteiro de obras
Universidade de Brasília
Amanda Stuckert Caeverton Camelo João Marcus
Mapeamento de Fluxo Valores.
DISCIPLINA Gestão da Produção Curso: Processos Gerenciais Turma: 2º
Desempenho das Organizações
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)
Lean Manufacturing.
Grupo 08G Integrantes: Igor Martins Giovanna Nardelli.
Caso ALPHA: ADMINISTRANDO UMA INDÚSTRIA DE INJEÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS SOLUÇÃO Prof. José Miguel N. Sacramento
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Turma 14 Grupo J O mecanismo de pedir. Custo de pedir – custos fixos administrativos relacionados com processo de aquisição de mercadorias.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA SETOR AUTOMOBILÍSTICO
Produção Enxuta – Sistema Lean
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
1 Teoria Geral da Administração Parte 1:Anos Parte 2: Fundadores da Administração Abril de 2010 Professora: Arminda Campos.
JUST IN TIME.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
GESTÃO DE ESTOQUES Técnicas de gestão.
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Just In Time Marc J. Schniederjans & Qing Cao Just In Time (JIT) é uma estratégia de estoques implementada.
Construindo indicadores de desempenho no processo de distribuição
O Sistema Toyota de Produção Além da produção em larga escala
CONDOMÍNIO INDUSTRIAL TURMA DO 8º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
Just in Time X Vendor Managed Inventory Universidade de Brasília Disciplina: Logística Empresarial Emerson Benevides Valença L53 Marcelino L58 Samuel Maciel.
JUST IN TIME.
JIT (Just in Time) - História
Gestão de Operações e Logísitica
Bruna S. Santos Silva Rarine C. A. Guimaraes Stephan Brandão dos Santos Gestão das Operações Produtivas 5º e 6º Períodos Administração de Empresas Prof.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA Prof. Oswaldo Pinheiro ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TURMA DO 8º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION 2 TURMA DO 8º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA Andréa Maria de Paula Latorre Carla Muniz de Carvalho Augusto Fernando Martins Ramon Gomes Lara

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION CASE: A ARMA DA TOYOTA PARA DESTRONAR A GM Fundador da Toyota, Sakichi Toyoda é um dos grandes inovadores contemporâneos. Ele criou o Sistema Toyota de Produção, modelo que transformou a indústria automobilística. Hoje, a empresa é reconhecida por possuir um padrão de excelência único no mundo.

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION 4 O Sistema Toyota de Produção (STP) O Sistema Toyota de Produção: consiste numa cadeia de suprimentos enxuta e altamente terceirizada, que prevê a eliminação dos estoques e a busca permanente pela agilização do processo produtivo. Eficiência logística: A Toyota leva ao extremo o conceito de just-in-time (algo como a peça necessária, na quantidade necessária, no momento necessário). Os fornecedores são monitorados em tempo real.

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION 5 Identificação de perdas sem agregação de valor em processos Perdas por superprodução (quantidade e antecipada); Perdas por espera; Perdas por transporte; Perdas no próprio processamento; Perdas por estoque; Perdas por movimentação; Perdas por fabricação de produtos defeituosos.

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION Mapeamento do Fluxo de Valor: é uma ferramenta essencial, pois: ajuda a visualizar mais do que simplesmente os processos individuais. Você pode enxergar o fluxo; ajuda a identificar mais do que os desperdícios. Mapear ajuda a identificar as fontes do desperdício; Mapeamento de atividade do processo: é uma ferramenta utilizada para identificar o lead lime e oportunidades de produtividade para os fluxos de produto e informação.

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION A Produção Enxuta sugere que se produza somente o que é necessário no momento e, para isso, que se reduzam os tempos de set up, que se sincronize a produção com a demanda, que se compacte o layout, e assim por diante.

Os princípios do Modelo Toyota PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION Os princípios do Modelo Toyota

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION Resultados Com praticamente o mesmo número de funcionários da GM, a Toyota que ganha mais dinheiro e tem o valor de mercado muito superior.

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION Produção de Veículos

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION A Toyota foi a primeira empresa a fabricar em grande escala um carro híbrido. A General Motors tinha um projeto parecido, mas não quis correr o risco. Conhecimento do consumidor Enquanto os outros fabricantes faziam carros a partir de concepções de seus engenheiros, a Toyota inovou ao mapear as expectativas dos clientes. O Lexus foi desenhado com base nas sugestões dos consumidores.

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION 11 Participação de Mercado – Estimativa 2006 100,0 64.392.000 Total 5,5 3.558.000 Outros 2,0 1.311.000 BMW 3,0 1.936.000 Fiat 3,2 2.060.000 Mitsubishi 4,5 2.927.000 Suzuki 5,6 3.598.000 PSA 3.602.000 Honda 6,1 3.936.000 Hyundai 6,5 4.191.000 DaimlerChrysler 8,2 5.284.000 Volkswagen 9,3 6.000.000 Renault/Nissan 12,0 7.743.000 Ford 13,8 8.886.000 General Motors 14,5 9.361.000 Toyota Participação (%) Produção 2006* Montadora Fonte: CSM Worldwide

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION Conclusão: A Toyota está mostrando através dos seus resultados que sua metodologia é a mais eficiente. A sua grande arma é o Sistema Toyota de Produção. O STP não é um kit de ferramentas. É um sistema sofisticado de produção em que todas as partes contribuem para o todo.

PRODUÇÃO ENXUTA – LEAN PRODUCTION Bibliografia http://www.aedb.br/seget/artigos07/1059_Artigo_STP_Nilton_%20SEGeT%20FINAL.pdf