Cooperação na Prática Já sabemos o que é mesmo cooperação?

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Já sabemos o que é mesmo cooperação?
Transcrição da apresentação:

Cooperação na Prática Já sabemos o que é mesmo cooperação?

Atividade colaborativa? O que queremos dizer por isso? 4 Duas ou maaaaiiiiis pessoas aprendem alguma coisa juntas? 4 Quando? 4 20 minutos Dias... 1 Ano... 4 Social x economicoX cognitivo

Colaboração é “uma atividade coordenada, síncrona, que é o resultado de uma tentativa contínua de construir e manter uma concepção compartilhada de um problema” (Roschelle & Teasley, 1995.p70)

Cooperação X Colaboração 4 "Cooperação' e 'Colaboração' são às vezes usados como sinônimos, enquanto outros escolásticos usam esses termos distintamente de acordo com o grau de divisão do trabalho. Na cooperação, os parceiros dividem o trabalho, resolvem sub-tarefas separadamente e então unem os resultados parciais em um trabalho final. Na colaboração, os parceiros fazem o trabalho ' juntos'. Apesar de que uma divisão espontânea pode ocorrer quando duas pessoas realmente trabalham juntas: por exemplo, um parceiro pode responsabilizar-se pelos aspectos de baixo-nível da tarefa enquanto outro focaliza nos aspectos estratégicos (Miyake, 1986)" (tradução da autora). (DILLENBOURG, 1999, p.11).

Questões teóricas 4 unidade de análise Indivíduos Grupo –Propriedade emergente das interações sociais Cognição é um produto dos processadores individuais de informação... Melhor em grupo ou sozinho? Depende... de maneira complexa de vários fatores...

Questões teóricas 4 Construtivista Radical (Maturana ) 4 Sócio-construtivista (Piaget) 4 Sócio cultural (Vygotsky) 4 Distributed cognition ( Grupo de Leeds- Genebra ) 4 Ecologias Cognitivas (Lattour) Indivíduo Grupo

Construtivista 4 conflito e coordenação de pontos de vista (descentração) 4 Ímpeto para solucionar o conflito sócio cognitivo - Pares com diferenças nos estágios de desenvolvimento... (eu não concordo - diferentes hipóteses sim...) - dois erros podem fazer o acerto coordenação de respostas e não imitação 4 múltiplas representações... ! 4 talvez não desacordo  mas a comunicação gerada » papel da comunicação  verbalização

Sócio Cultural teoria da atividade 4 Internalização de processos inter-sociais 4 Fala social  fala interna auto-reguladora 4 Imitação ? Com transformação ou Apropriação... 4 Assimilação socialmente orientada e coordenada... Ação1A  Ação2B (interpreta 1A)  Ação3A (int 2B)(interpreta B interpretando 1A)(reinterpreta1A)  Artefatos e instrumentos passam a ser considerados como parte integrante do processo de mediação interpessoal.

Cognição Distribuída 4 Ambiente = (contexto social e físico) 4 Sistema cognitivo único  nova unidade... 4 Concepções emergentes são um produto do grupo

O que é mesmo cooperação? quatro aspectos que caracterizam a ação colaborativa: 4 i) situações; 4 ii) interações; 4 iii) processos; e; 4 iv) efeitos.

i) situações caracterizadas como colaborativas (Dilenbourg) 4 a) parceiros estão mais ou menos no mesmo nível de desenvolvimento e podem desempenhar as mesmas funções, 4 b) têm um objetivo comum e, 4 c) trabalham juntos.".

 i  a Dillenbourgh discrimina três formas básicas de simetria: 4 Simetria de ação; 4 Simetria de conhecimento (ou habilidades ou desenvolvimento); 4 Simetria de status. tanto no nível objetivo quanto subjetivo

 i  b presença? de objetivos comuns –Propriedades emergentes de ação involuntária dos membros de uma comunidade...  i  c Divisão do trabalho – tarefas integradas e interdependentes ou tarefas divididas e hierarquizadas

ii)Interações caracterizadas como colaborativas 4 interatividade, –nível de influência cognitiva mútua (Piaget destaca ainda- intensidade dos valores - trocas energéticas intensas ) 4 sincronicidade, –(não como parâmetro técnico mas uma regra social...) - como um contrato meta-comunicativo 4 negociação –(desentimento x desacordo) - esforço colaborativo ótimo -> esforços precisam estar subordinados à efetiva realização da tarefa.

iii)Processos caracterizados como colaborativos 4 Individuais ( processos individuais que ocorrem mais frequentemente quando em grupos – ou porque o trabalho em grupo é interessante ) –Indução - o que é conflitante em ambas as representações é mais relevante...produção de representações mais abstratas... –Carga cognitiva - –redução (regulação mútua em pares) –aumento – grupos maiores (bom sem overload) –Auto - Explanação –Conflito– o grupo provoca o conflito (Piaget equilíbrio)

iii)Processos caracterizados como colaborativos 4 Grupais ( específicos nas interações sociais ) – Internalização – inter  intra (por enquanto é mais um efeito do que um processo claramente explicado...) –  Apropriação – reintepretação da própria ação ou locução em função do que um parceiro disse ou fez em seguida...  implica na existência de um modelo do parceiro.

iv)Efeitos dos processos Colaborativos (Dilenbourg – excessivamente crítico na minha opinião) 4 De que?? (qual é o efeito de tomar um remédio sem definir qual!!!?) 4 Efeitos de uma particular categoria de interações? 4 medidas de performance de desempenho de tarefas... (individual ou em grupo? 4 habilidade para colaborar??...

4 Trabalhar cooperativamente com outros promove uma consciência pública sobre nosso aprendizado de forma que aqueles aspectos do aprendizado que estavam cegos, escondidos ou inconscientes, ficam claros, abertos e conscientes.(Dilenbourg, 1999: 17) 4 O esforço comunicativo exigido pelo trabalho em grupo promove que estruturemos e organizemos melhor o que sabemos, torna-nos conscientes sobre o que sabemos, e sobre como chegamos a saber

4. “Tornar as suas estratégias explícitas é a única maneira de participar das estratégias dos outros e assim progressivamente estabelecer uma estratégia conjunta.”(Dillenbourg, 1993). 4 O estímulo à expressão livre e grupal deve ser central no design de qualquer sistema de aprendizado cooperativo.