Caracterização de um projeto didático

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS Robledo Lima Gil
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO Educação popular e Educação da Mulher
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Que EJA temos e queremos?
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A Organização Curricular
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Prefeitura municipal de Imperatriz
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Gestão da Educação Infantil
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
Interdisciplinaridade
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Interdisciplinaridade: o que é isso?
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Projeto Institucional das escolas Salesianas
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Fases da Transformação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Constituição de Grêmios Estudantis
ESTUDO DO MEIO.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul SEMINARIO INTERNACIONAL DA BASE NACIONAL COMUM Base Nacional Comum (BNC): O que podemos apreender.
Foco de estudo: Caderno 3.
Acompanhando e avaliando
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB,
Projetos e Sequências Didáticas
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Caracterização de um projeto didático Parte-se de uma situação ou tema problema negociado com os alunos

Inicia-se um processo de pesquisa ou um percurso de busca: O percurso é o trabalho de uma comunidade de investigação onde é valorizada a cooperação e o professor Discutem-se e selecionam-se estratégias de busca e diferentes fontes e tipos de informação

Desenvolve-se as atividades de busca planejadas, dividindo-se as tarefas entre o grupo Examina-se e discute-se as informações coletadas Representa-se o processo de elaboração do conhecimento Levantam-se outras questões...

Interdisciplinaridade Interdisciplinaridade: França e Itália meados da década de 60 (movimentos estudantis- contestação e reivindicação do ensino sintonizado com as grandes questões política, econômica) No Brasil: o conceito chega no final de 1960 Influência na LDB de 1971 e na LDB nº 9394/96 e nos PCN’s. Ganhou força nas escolas por meio dos projetos didáticos.

Parâmetros Curriculares Nacionais definem a interdisciplinaridade como sendo uma concepção que questiona a segmentação entre as diferentes áreas do saber (visão compartimentada); Defende a inter-relação e a influência entre os diversos campos do conhecimento ou disciplinas.

 Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.   

Parâmetros Curriculares Nacionais/ensino médio “a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos” da educação básica.