GABINETE/PLANEJAMENTO PRESTAÇÃO DE CONTAS 3º QUADRIMESTRE 2014
GABINETE/PLANEJAMENTO LEI 141 DE 13 DE JANEIRO DE 2012 Art. 36. O gestor do SUS em cada ente da Federação elaborará Relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: I - montante e fonte dos recursos aplicados no período; II - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; III - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação. (...) § 5º O gestor do SUS apresentará, até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, em audiência pública na Casa Legislativa do respectivo ente da Federação, o Relatório de que trata o caput.
GABINETE/PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE 2014 PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE COAP PLANO DE AÇÕES DAS REDES SETORIAIS 19 INDICADORES 56 INDICADORES... INDICADORES 15 INDICADORES PPA R. Cegonha: 31 (8 COAP) RUE: 6 COAP R. D.Crônicas: 1 COAP R. Psicossocial: 1 COAP R. Deficientes: indicadores PPA: Plano Pluri Anual COAP: Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde Ação Pública da Saúde
GABINETE/PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE 2014 IGUALDADE X EQUIDADE
GABINETE/PLANEJAMENTO População População coberta ESF (SIAB) Unidades básicas de saúde 55 Unidades de Saúde da Família 37 Equipes Saúde da Família Novas: L.Schilikmann, Bakitas, Edla Jordan e Ad.Garcia, J.Edilene/3ª e Jd. Paraíso V/2ª. Em processo: Pq. Doaut e Moinho dos Ventos* 58 SIAB: Sistema de Informação da Atenção Básica Cob./Territorial: h. Cerca de 50 MA´s descobertas na SF 53 + Parque Douat e Estevão de Matos
GABINETE/PLANEJAMENTO Cobertura Saúde da Família31,8% (meta 40%) Cobertura equivalente ESF/AB 55,7% (meta 48%) Previsão de 22 novas equipes de SF em 2015 (além das oito já implantadas até o momento) Aumento da cobertura ESF p/ aprox. 49,1% e cerca de 62,7% na cobertura equivalente ESF/AB Apenas SF Toda ABS Total: 82 Eq. 60h/sem. Méd./Rede = 01 Méd./ESF (Pop.Un. Das 82 Eq. ESF/ Pop. Mun. 2014) Pop.2014: h. Pop.2015: h.
GABINETE/PLANEJAMENTO LISTA DE UNIDADES E EQUIPES ESF NOVAS UBSF Parque Douat: 02 Equipes (serão 03: uma já atuando no W.Schossland) UBSF Pirabeiraba: 03 Equipes* UBSF Vila Nova I: 03 Equipes UBSF Aventureiro III: 03 Equipes UBSF Vila Nova II: 04 Equipes UBSF Ulisses Guimarães: 03 Equipes UBSF Morro do Meio: 01 Equipe (Lagoinha ficará como está) UBSF São Marcos: 01 Equipe UBSF Estevão: 01 Equipe UBSF Paranaguamirim: 01 Equipe Alternativas p/ ESF: Ad. Garcia (02), V.Nova Sede (01), Aventureiro I (01) 22 Eq. ESF UNIDADES Estimativa UBSF Aventureiro IIIMai/2015. UBSF Vila Nova IDez/2015. UBSF Rio da PrataAbr/2015. UBSF Vila Nova IISet/2015. UBSF U. GuimarãesSet/2015. UBSF São MarcosMai/2015. UBSF Morro do MeioSet/2015. UBSF ParanaguamirimOut/2015.
GABINETE/PLANEJAMENTO SERVIÇOS PRESTADOS
GABINETE/PLANEJAMENTO Médicos1°QUAD 2º QUAD 3ºQUAD TOTAL 2014 TOTAL 2013 Saúde da Família Pediatras Clínicos gerais Gineco-obstetra Total Cons méd/hab/ano 0.960,660,91 0,850,82 Fonte: SIA, base local Consultas médicas nas Especialidades Básicas c/d 10c/d 9c/d 3º QUAD (:) 04 meses (:) Nº Prof.(:) 20duteis 34 Gin., 23 Ped., 103 Clín., 60 ESF 7,5c/d 10c/d 8c/d 7c/d Projeção: 220 Prof. (3º QUAD) (x) 12 vagas (x) 11 meses (x) 20du = cons. T.:220 Prof. (160 s/ SF)
GABINETE/PLANEJAMENTO Procedimento 1°QUAD 2ºQUAD 3ºQUAD TOTAL 2014 TOTAL 2013 Consultas Médicas Básicas (1.932cons/dia) Consultas Médicas especializad as (1.417cons/dia) Consultas Médicas de Urgência e Emergência (PA ‘s/Hosp.) (2.030cons/dia) Consultas Médicas Fonte: SIA, base local. Total (:) 12meses (:) 20 du (220 prof: 8,78 cons/prof.)
GABINETE/PLANEJAMENTO Florianópolis 2014 cons. Urgência: 26,3% cons. Referência: 28,2% cons. Básicas: 45,5%
GABINETE/PLANEJAMENTO 63% 23% 15% IDEAL Atenção Básica Referência Urgência 31,3% 29,9% 38,8% JlleFlopolis 28% 46% 26% Flpolis/Pop hab. ( h.) Eq. ESF: 116 (48 UBSF) Cobertura Territ. ESF: 70% Joinville/Pop hab. ( h.) Eq. ESF: 58 /60 (37 UBSF) Cobertura Territ. ESF: 37 p/ 42%
GABINETE/PLANEJAMENTO Procedimento1°QUAD 2ºQUAD 3ºQUAD TOTAL 2014 TOTAL 2013 Consultas profissionais nível superior (exceto médico) Total de procedimentos ambulatoriais Procedimentos básicos Procedimentos de média complexidade Procedimentos de alta complexidade Outros procedimentos Outros atendimentos FONTE: SIA, Fonte: SIA, base local glicemia capilar, pressão, curativo tomo, r.mag. ultras, mamo 11,68 proc./hab.14,03 proc./hab. cateter, parafusos, grampos no estômago Pop: h..Pop.: h.. Total: a+b+c+d (b) (c) (d) (a)
GABINETE/PLANEJAMENTO Visitas 1°QUAD2°QUAD3°QUAD TOTAL 2014 TOTAL 2013 Realizadas (SIAB) Visitas / n° famílias cadastradas (ESF e EACS) 0,46 0,51 FONTE:SIAB/ GUAB. Visitas domiciliares: ACS Nº FAM./SIAB: ACS´s (Dez/2014) (:) 504ACS’s (:) 12 meses (:) 20d/u 4,7 visitas/dia. 19/02/15: 499 ACS´s (+ 150 MA´s aprox. descob.) Edital de Concurso aberto (insc.: 04/02 a 05/03) 4,7 visitas/dia Total/Jlle: Fam. ( h.) ACS´s: Cobertura Fam. ( h.) Cob.Territorial c/ ACS´s: 76,61% Obs. 3,2 hab/Fam. Pop.: h.Pop.: h. 5,9 visitas/dia (:) (x) 04: Ideal de visitas/dia: 12 (média de 30 min. por visita ou 06h/dia)
GABINETE/PLANEJAMENTO Fonte: SIA, base local. Tipo de exame 1°QUAD 2ºQUAD 3ºQUAD TOTAL 2014 TOTAL 2013 Análises clínicas Laboratório municipal Análises clínicas contrat. (Lab.+ Hosp. +TRS) Radiológicos (Clínicas, Hospitais e P.A’s) Ultrassonografia (Próprios e contratados) Exames de Alta Complexidade Exames de investigação Exames de investigação diagnóstica diagnóstica FONTE: SIA, Fonte: SIA, base local Terapia Renal Substitutiva exames/dia exames/dia Total (:)12 meses(:)20du exames/dia 145 exames/dia 695 exames/dia
GABINETE/PLANEJAMENTO ATENÇÃO A SAÚDE MATERNO-INFANTIL REDE CEGONHA
Óbitos menores de 01 ano 2014: 60 Mortalidade infantil 2013 Jlle – 8,3 SC –11,2 Blumenau – 9,6 Florianópolis – 5,7 Mortalidade infantil 2013 Jlle – 8,3 SC –11,2 Blumenau – 9,6 Florianópolis – 5,7 GABINETE/PLANEJAMENTO Ideal: manter abaixo 10/ Brasil: 14,4
GABINETE/PLANEJAMENTO Dificuldade devido captação tardia, prematuridade. Pré-natal 2013: SC –69,5% Florianópolis – 69,0% Blumenau – 70,9% Jlle – 73,2%
GABINETE/PLANEJAMENTO 2014: 118 óbitos (58 fetais e 60 menores de 1 ano) Estas investigações geram ações: reuniões com hospitais, ABS, mudança nos processos de trabalho, etc.
GABINETE/PLANEJAMENTO VIGILÂNCIA EM SAÚDE E CONTROLE DE ENDEMIAS
GABINETE/PLANEJAMENTO Leptospirose, sífilis, sarampo, rubéola, miningite, etc,
GABINETE/PLANEJAMENTO VACINAÇÃO
GABINETE/PLANEJAMENTO Resultado da Campanha de Multivacinação Novembro e Dezembro – 2014 Poliomielite - 92% Sarampo - 93%
GABINETE/PLANEJAMENTO Gp/Vacinas Previstas: 08 = 100% BCG, Rotavírus, Tetravalente, Poliomielite, Pneumococos, miningococos, tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) e influenza Camp. Poliomielite adiada devido a Copa do mundo
254 focos no ano ( imóveis envolvidos ao redor dos focos) 3º Quadrimestre: 91 focos Muitos casos de Imóveis fechadas e abandonados Atuando: 56 Ag.C.Endem. Jlle/2014: Dom. GABINETE/PLANEJAMENTO
Fonte: UVS/VA Relatórios Dengue – Série histórica
GABINETE/PLANEJAMENTO Nº de focos: 2012: : : : 150 (até 20/02) Focos: Jan.14: 30 Jan./15: 106 Fev./14: 08 Fev./15: 44
GABINETE/PLANEJAMENTO Controle da Dengue No ano de 2014: Foram confirmados 7 casos de dengue clássico; Nenhum caso de dengue hemorrágica ou com complicações; Nenhum caso autóctone; Nenhum óbito por dengue no período.
GABINETE/PLANEJAMENTO Controle da Dengue Janeiro/Fevereiro 2015: 02 casos outóctone em Joinville Jovens de 16 anos (B. Pba e V. Nova); Internaram em 28/01 (alta em 02/02) Obs. Suspeita de cruzamento com Leptospirose. Focos em Joinville 150 (20/02) Concentração nos Bairros Itaum (102) e Floresta (29) Obs. Focos em armadilhas (52). Focos em Lixo (70) Contexto “Terceirização da responsabilidade” Quando limparão meu quintal?
GABINETE/PLANEJAMENTO CONTROLE SOCIAL
GABINETE/PLANEJAMENTO
AUDITORIAS
Unidade Auditada FinalidadeStatus BETHESDA Auditoria prontuários de pacientes submetidos a procedimentos odontológicos, pacientes especiais e cirurgia bucomaxilofacial Concluída ARCD Supervisão do Contrato de Gestão Concluída CENTRINHO Auditoria do Serviço Auditivo e de Anomalias Craniofaciais Concluída FURJ/UNIVILLE/CEO Verificar prestação de contas do CEO/Univille Em andamento AUDITORIAS 3º QUAD. Associação de Reabilitação da Criança Deficiente CEO: Centro de Especialidades Odontológicas
Unidade AuditadaFinalidadeStatus BETHESDA Auditoria analítica pós faturamento das AIHs Concluída CEDAP Habilitação no QUALICITO Concluída HJAF Alteração 7 leitos de UTI Neonatal para pediátricos Em andamento HMSJ Auditoria analítica pós faturamento das AIHs Em andamento UBSs, Policlínicas, PAs24h e Unidades Especializadas SMS Diagnóstico da situação, adequação da Programação e atualização do CNES Em andamento AUDITORIAS 1º e 2º QUAD Centro de diagnósticos Anato-Patológicos Hospital Infantil Hospital São José
Unidade AuditadaFinalidadeStatus MDV Verificar nº leitos de UTI neonatal/cuidados intermediários e leitos canguru Em andamento MDV Adequações à Rede Cegonha - Qualificar 18 Leitos de Gestação de Alto Risco Em andamento HRHDS Habilitação Especializada em Oncologia Em andamento Hospital Dona Helena Credenciamento de ações relacionadas a doação de órgãos, tecidos e células para transplantes Em andamento AUDITORIAS 1º e 2º QUAD Maternidade Darcy Vargas Hospital Regional
GABINETE/PLANEJAMENTO OBRAS CONCLUÍDAS
GABINETE/PLANEJAMENTO UBSF Estevão de Matos Inaugurada 19/12/2014
GABINETE/PLANEJAMENTO Serviço Verificação Óbitos Inaugurada 08/12/2014
GABINETE/PLANEJAMENTO UBSF Parque Douat Inaugurada 19/11/2014
GABINETE/PLANEJAMENTO OUVIDORIA (Sr. Rogério/SECOM)
GABINETE/PLANEJAMENTO Panorama geral A Ouvidoria da PMJ registrou manifestações relacionadas à SMS no 3º quad/14 - média 16 registros por dia no período. Em comparação com o 2º quad/14 – com manifestações – houve aumento de 4% em relação ao total de registros. Das manifestações registradas, 67% encontravam-se respondidas até 31/12/2014. Em resumo, no 3º quad., em comparação ao anterior, observa-se: Queda expressiva das queixas por faltas de medicamentos (-43%); Aumento das solicitações de vistorias sanitárias e ambientais, com a volta de períodos mais quentes (+41%); Aumento das queixas: mau atendimento (+60%), negativa de atendimento (+39%), procedimentos especializados (+25%), demora no atendimento (+14%) e falta de profissionais (+5%); Queda das queixas de falta de estrutura em unidades (-20%). Os gráficos a seguir esclarecem e contextualizam estas constatações.
Teor das manifestações Reclamações foram maioria (69%) no 3º quad/14, seguidas de solicitações (a maioria, pedidos de vistorias sanitárias e ambientais). Na comparação com o 2º quad/14, houve queda nas reclamações (-3%) e aumento nas solicitações (+38%) – impulsionadas pelos meses quentes, quando crescem pedidos de fiscalizações sanitárias.
GABINETE/PLANEJAMENTO O gráfico em cinza especifica os tipos de solicitações. O gráfico em laranja especifica os tipos de reclamações. Teor das manifestações detalhamento
GABINETE/PLANEJAMENTO Teor das manifestações comparativo
GABINETE/PLANEJAMENTO Manifestações por Gerência GUVS – Unidade de Vigilância em Saúde GUAB – Unidade de Atenção Básica GUAF – Unidade Administrativa e Financeira GUPCAA – Unidade de Planejamento, Controle, Avaliação e Auditoria GUSR – Unidade de Serviços de Referência: GABSMS – Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde
GABINETE/PLANEJAMENTO Fonte: Ouvidoria municipal A Ouvidoria está à disposição para registros por meio do telefone 156, das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, e pelo site ouvidoria.joinville.sc.gov.br Dúvidas sobre o próprio serviço podem ser esclarecidas via SERVIÇO DE OUVIDORIA
GABINETE/PLANEJAMENTO FINANCEIRO 3º. QUADRIMESTRE 2014
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO 3º QUADRIMESTRE 2014
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - ARRECADAÇÃO REALIZADA EM 2014 TítulosOrçadoArrecadação Arrecadação Receitas Correntes e de Capital20141º QUAD2º QUAD3º QUAD2014 Rec.Ordinários - Próprios - Transf.Impostos/Indiretos , , , , ,26 Remun.Outros D.Recursos N.Vinculados - F.1000,00 Remun.Outros D.Recursos N.Vinculados - F.1020, , , , ,27 Remun.Outros D.Recursos N.Vinculados - F ,0076,49543,03100,97720,49 Outras Receitas - FMS - F , ,45430, , ,53 Transferências Financeiras , , , , ,97 Transferências de Convênios - Saúde , , , , ,98 Rec. Remun. Dep. Banc. Rec. Vinc. - FS/Rec. Convênios - FMS51.700, , , , ,82 Outras Transf. de Convênios da União - FMS - F ,000,00 Transf. de Convênios dos Estados para o SUS - FMS - F ,000, , , ,16 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU , , , , ,12 Rec. Remun. Dep. Banc. Rec. Vinc. - FS/BLMC - FMS - F.2570, , , , ,12 SAMU FMS - F , , , , ,00
15/03/13 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - ARRECADAÇÃO REALIZADA EM 2014 TítulosOrçadoArrecadação Arrecadação Receitas Correntes e de Capital20141º QUAD2º QUAD3º QUAD2014 Recursos da Atenção Básica - Saúde , , , , ,48 Rec. Remun. Dep. Banc. Rec. Vinc. - FS/BLAB/FMS - FMS95.700, , , , ,09 Transf.Rec.do SUS - Repasse Fundo a Fundo - FMS Piso Atenção Básica Fixo - FMS - F , , ,00 Programa Agente Comunitário de Saúde - FMS - F , , , , ,00 Programa Saúde da Família - FMS - F , , , , ,00 PAB - Política Nacional Saúde do Homem - FMS - F ,000,00 PAB - Saúde Bucal - FMS - F , , , ,00 Piso Atenção Básica Variável - FMS - F , , , , ,39 Transferências de Recursos do Estado Atenção Básica Estado - FMS - F , , , , ,00
15/03/13 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - ARRECADAÇÃO REALIZADA EM 2014 TítulosOrçadoArrecadação Arrecadação Receitas Correntes e de Capital20141º QUAD2º QUAD3º QUAD2014 Atenção Média Alta Compl. Ambul.Hospitalar , , , ,17 Rec.Remun.Dep.Banc.Rec.Vinc. - FS/BLMC , , , , ,46 Transf.Rec. do SUS – FMS Teto M.da Média e Alta Complexidade , , , , ,97 FAEC S.I.A. - FMS - F , , , , ,66 CEO - FMS - F , , , , ,00 CEREST - FMS - F , , ,000, ,00 Teto Municipal Rede Limite UPA - FMS , , ,00 Teto Municipal Rede Psicossocial ,000000,00 FAEC - A.I.H. - FMS , , , , ,55 Teto Municipal Rede de Urgência , , , ,87 Teto Municipal Rede Saúde Mental , , , ,78 Teto Municipal Rede Viver sem Limites , , , , ,38 Teto Municipal - Rede Cegonha , , , , ,07 Teto Municipal Rede Prev.Diag.Trat.Cancer Colo e Mama , , , ,44 Teto Municipal Limite Controle do Câncer0, , , ,11 Transferências de Recursos do Estado Oxigenoterapia - FMS , , , , ,03 CEO - FMS41.800, , , , ,00 Cirurgia Efetiva - FMS50.600, , , , ,46 Incentivo Hospitalar Estadual - FMS90.200, , , , ,41 Média e Alta Complexidade Estado - FMS , , , , ,38
15/03/13 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - ARRECADAÇÃO REALIZADA EM 2014 TítulosOrçadoArrecadação Arrecadação Receitas Correntes e de Capital20141º QUAD2º QUAD3º QUAD2014 Recursos da Vigilância em Saúde , , , , ,15 Rec.Remun.Dep.Banc.Rec.Vinc.- FS/BLVS53.900, , , , ,65 Transferências de Recursos do SUS Vigilância e Promoção da Saúde , , , , ,43 Piso Fixo de Vigilância Sanitária - PFVISA , , , , ,50 Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde ,000, , , ,97 Vigilância Epidemológica e Ambiente em Saúde ,000, ,600, ,60 Transferências de Recursos do Estado Vigilância Sanitária do Estado - Causa Mortis0, , , , ,00 Recursos Assist.Farmacêutica Básica - Saúde , , , , ,51 Rec.Remun.Dep.Banc.Rec.Vinc.- FS/BLAF24.200, , , , ,15 Transferências de Recursos do SUS Programa Assistência Farmácia Básica , , , , ,56 Transferências de Recursos do Estado Progr Assist Farm Basica Estado - FMS , , , , ,80 Recursos de Gestão em Saúde - SUS , , , , ,44 Rec.Remun.Dep.Banc.Rec.Vinc.- FS/BLG47.300, , , , ,44 Transferências de Recursos do SUS Outros Programas SUS , ,000, , ,00
15/03/13 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - ARRECADAÇÃO REALIZADA EM 2014 TítulosOrçadoArrecadação Arrecadação Receitas Correntes e de Capital20141º QUAD2º QUAD3º QUAD2014 Recursos F.Nacional Saúde - Outros , , , , ,70 Rec.Remun.Dep.Banc.Rec.Vinc.- FS/BLINV , , , , ,68 Transferências de Recursos do SUS Transf.Rec.SUS - USB , , , , ,02 TOTAL DE ARRECADAÇÃO F.M.S , , , , ,21
15/03/13 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - DESPESAS LIQUIDADAS 2014 TítulosOrçadoDespesas Despesas Despesas Correntes e de Capital20141º QUAD2º QUAD3º QUAD2014 COM PESSOAL , , , , ,49 MATERIAL DE CONSUMO , , , , ,95 MAT.CONSUMO - DIST.GRATUÍTA ,630, , , ,70 SERVIÇOS DE TERCEIROS , , , , ,12 INVESTIMENTOS , , , , ,37 DECISÕES JUDICIAIS , , , , ,10 OUTRAS DESPESAS ANOS ANT , , ,850, ,95 OUTROS SERVIÇOS E ENCARGOS , , , , ,95 TOTAL DAS DESPESAS , , , , ,63
15/03/13 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - DESPESAS LIQUIDADAS - OUTROS SERVIÇOS E ENCARGOS TítulosOrçadoDespesas Despesas Despesas Correntes e de Capital20141º QUAD/20142º QUAD/20143º QUAD/ Hospital Regional , , , , ,80 Consorcio CISNORDESTE , , , ,82 H.M.São José , , , , ,89 I.Bethesda , , , , ,42 Clínicas e Laboratórios , , , , ,02 TOTAL DAS DESPESAS , , , , ,67
15/03/13 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - SITUAÇÃO FINANCEIRA Títulos 1º QUAD/20142º QUAD/20143º QUAD/2014 Situação Financeira DISPONÍVEL + REALIZÁVEL , , ,03 BCO.CC MOVIMENTO1,7400 BCO.CC APLICAÇÃO , , ,93 REALIZÁVEL , , ,10 CONTAS A PAGAR , , ,79 FOLHA DE PAGAMENTO , , ,54 FORNECEDORES , , ,63 OUTROS ENCARGOS , , ,62 SALDO FINAL , , ,76
Nosso papel moral: ser um facilitador p/ resolucão dos problemas dos cidadãos SECRETARIA DA SAÚDE “NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS” ATÉ MAIS.... “Fazer bem fazer mal ocupa o mesmo esforço e tempo. Porém fazer bem, agrega valor!” Secretaria da Saúde (47)