Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Angélica/MS.
Angélica/MS.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Estadual Senador Filinto Muller
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
DIRETRIZES CURRICULARES
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
Contexto de Educação a Distância
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Cristiane jonas Francisconi
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Capitalismo e suas influências
Tecnologias na Educação
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Constituição de Grêmios Estudantis
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
PLANO DE AÇÃO
Conteúdos e Cronograma do curso
Docente: Dr. Arthur Vianna
O computador como Meio e como Fim...
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas NTE- Estrela 3ª CRE Rio Grande do Sul Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas da 3ª Região Escolar do Rio Grande do Sul Projeto desenvolvido pela formadora Ana Virginia Brentano do NTE- Estrela em parceria com as professoras Marilene Magri e Vyvian Ceres Kontz do Instituto de Educação Estrela da Manhã

COMUNIDADE E SUAS MARCAS – SOCIALIZAÇÃO DIGITAL NTE- Estrela 3ª CRE Rio Grande do Sul Projeto COMUNIDADE E SUAS MARCAS – SOCIALIZAÇÃO DIGITAL

Disciplinas envolvidas: Geografia - Professora Marilene Magri NTE- Estrela 3ª CRE Rio Grande do Sul Disciplinas envolvidas: Geografia - Professora Marilene Magri Sociologia da Educação – Professora Vyvian Ceres Kontz SÉRIE: 1º ano do Ensino Médio – Curso Normal TURMAS: 11A, 11B, 11C ESCOLA: Instituto de Educação Estrela da Manhã TEMPO DE DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1 semestre

CONTEXTUALIZAÇÃO: Este trabalho está inserido no contexto de uma investigação, caracterizada como e ação. Está sendo realizada com alunos do 1º ano do Curso Normal pesquisa do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, nas disciplina de Geografia e Sociologia da Educação. Os alunos demonstraram ter um conhecimento superficial sobre os locais onde moram. Considerando que estes alunos, na sua maioria, vêm de diferentes municípios da região do Vale do Taquari, propôs-se uma investigação dos aspectos histórico-culturais, geográficos, econômicos e políticos de cada um dos municípios de origem dos alunos das turmas.

A inserção das TIC na educação é uma realidade da qual os profissionais da área necessitam familiarizar-se e aderir à sua prática pedagógica. O blog ainda é uma novidade como recurso de aprendizagem, mas a sua linguagem é bem conhecida dos adolescentes que o utilizam para publicar suas páginas pessoais na Internet. Aproveitar este conhecimento de nossos jovens no contexto escolar foi a maneira escolhida de divulgar este projeto permitindo a interatividade e a troca de experiências enriquecendo e facilitando a reestruturação de antigos e a construção de novos conhecimentos.

CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS: Orientação; Localização; Construção de mapas; Extensão geográfica, mudanças na organização espacial; Espaço geográfico x espaço natural; Conceitos: morro, vale, planalto, planície, depressão e outros;

Setores da economia; Histórico do município; Pontos turísticos; Construção e manutenção do blog; Grupos sociais e a escola; Utilização de recursos tecnológicos.

RECURSOS E TIC UTILIZADOS: TV, Vídeo e filmadora; Computador, multimídia, scanner e Internet – Laboratório de Informática; Materiais bibliográficos; Secretarias Municipais/ EMATER; Pendrive, CD e DVD – músicas e filmes; Data Show. Máquina digital; Softwares;

OBJETIVOS: Instigar o educando para a observação de espaço geográfico de sua cidade; Despertar a atenção para a “leitura” da paisagem do lugar onde mora como ponto de partida para interpretação da relação sociedade-espaço geográfico; Ampliar o domínio da leitura e interpretação cartográfica, como instrumento de localização e orientação;

Coletar dados para responder as questões propostas; Elaborar um texto, considerando as informações coletadas; Ampliar os conhecimentos, através do uso da multimídia no desenvolvimento do projeto; Pesquisar e identificar os diferentes grupos sociais existentes na comunidade, seus objetivos e formas de atuação;

Inserir o uso das TIC na prática docente para visualizar as etapas no processo ensino e aprendizagem; Divulgar os conhecimentos adquiridos para socializar experiências e informações; Sensibilizar e estimular o uso pedagógico do blog, e da internet; Divulgação universal do projeto elaborado pela turma em parceria com as professoras.

METODOLOGIA: Construção de roteiro para pesquisa; Pesquisa de campo; Pesquisa teórica; Filmagem e fotografia; Participação em atividades festivas e culturais; Socialização entre os participantes e na comunidade pesquisada; Redação do texto; Exposição dos trabalhos; Trilha ecológica e acampamento; Encontros no Laboratório do NTE para orientações, construção e manutenção dos blogs; Monitoramento e pesquisas. Acompanhamento do Projeto;

POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE: PROJETO DA COMUNIDADE + RECURSOS DAS TIC + CONTEÚDOS CURRICULARES: Construção e manutenção dos Blogs através de postagens do material coletado; Apresentação e socialização dos conhecimentos adquiridos durante o processo para a comunidade escolar; Parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município em que se realizará a culminância, visando os preparativos e acolhida do grupo visitante; Culminância através de uma trilha ecológica e acampamento em uma das comunidades pesquisadas no dia 19 de dezembro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: HERNANDEZ, Fernando Ventura Montserat. A Organização do Currículo por Projetos de trabalhos. Traduzido por Jussara Haubert Rodrigues. 5 ed. POA: Artes Médicas, 1998. GANDIN, Adriana Beatriz Franke Silveira. A Organização de Projetos na Escola: Um sonho possível! Ed. Loyola. São Paulo, 2005. http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php

Anexos

Nossos endereços dos blogs: http://acomunidadeesuasmarcas.blogspot.com/ http://projetonossascidadesnossasmarcas.blogspot.com/ http://turma11cieeem.blogspot.com/

Anexos