Helena Martins :: ESTSP-IPP À Bolonhesa Uma Receita de Ensino Superior.

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Transcrição da apresentação:

Helena Martins :: ESTSP-IPP À Bolonhesa Uma Receita de Ensino Superior

Helena Martins :: ESTSP-IPP Objectivos Filosofia Ciclos, ECTS e DS Competências História Vantagens e Desvantagens Bolonha vs “Tradição”

Helena Martins :: ESTSP-IPP Objetivos Espaço Europeu do Ensino Superior – Mobilidade de docentes – Mobilidade de estudantes Empregabilidade de diplomados em toda a Europa Europa como espaço de excelência de Ensino Superior e Educação

Helena Martins :: ESTSP-IPP Ciclos de Estudo, ECTS e SD Para conseguir os objectivos pretende- se… – Um sistema de graus académicos comparável e compatível entre os países europeus; – Dois ciclos de estudo de pré- doutoramento; – Sistema de créditos (ECTS); – Suplemento ao diploma.

Helena Martins :: ESTSP-IPP Ciclos de Estudo 1.º ciclo - com uma duração compreendida entre 180 e 240 créditos ECTS; 2.º ciclo - com uma duração compreendida entre 60 e 120 créditos ECTS; 3.º ciclo - sem duração definida.

Helena Martins :: ESTSP-IPP ECTS Medida do trabalho necessário para que um estudante complete com êxito uma determinada unidade curricular; – "a globalidade do trabalho de formação do aluno, incluindo as horas de contacto, as horas de projecto, as horas de trabalho de campo, o estudo individual e as actividades relacionadas com avaliação, abrindo-se também a actividades complementares com comprovado valor formativo artístico, sócio-cultural ou desportivo."

Helena Martins :: ESTSP-IPP ECTS Um ano lectivo = 60 ECTS "o trabalho de um ano curricular realizado a tempo inteiro situa-se entre mil e quinhentas e mil seiscentas e oitenta horas e é cumprido num período de 36 a 40 semanas" (DL nº 42/2005 de 22 de Fevereiro).

Helena Martins :: ESTSP-IPP Suplemento ao Diploma Documento que acompanhará o Diploma – Na língua natal e em Inglês – Descritivas de cada Unidade Curricular (conteúdos e competências a atingir+ECTS detalhados) – Actividades Extra-Curriculares

Helena Martins :: ESTSP-IPP Filosofia Orientação para Competências e não tanto Conteúdos ou Graus Académicos Foco no Estudante, mais do que no Professor (introduzindo a aprendizagem à distância, a aprendizagem activa, a aprendizagem baseada solução de problemas, orientada a projectos, entre outras) Integração da Comunidade e Mercado de Trabalho nas aprendizagens e não apenas dos Docentes e Comunidade Académica Maior flexibilidade de construção do Percurso Escolar.

Helena Martins :: ESTSP-IPP Competências? Saber Mobilizar (Perrenoud, 1996) – Conhecimentos – Traços de personalidade – Capacidades – Habilidades – Competências específicas – Competências Transversais Atitude Reflexiva

Helena Martins :: ESTSP-IPP História Declaração de Sorbonne (1998) Declaração de Bolonha (1999) Tiveram lugar reuniões em Praga (2001), Berlim (2003), Bergen (2005), Londres (2007) e Lovaina, em 2009.Praga BerlimBergenLondresLovaina Outras reuniões de ministros: Budapeste e Viena (Março de 2010) e em Bucareste (Abril de 2012).BudapesteVienaBucareste

Helena Martins :: ESTSP-IPP História Subscrita em 1999 por 29 estados europeus (hoje, são já 46 países que a subscrevem), visa a constituição, até 2010 do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES – também conhecido por European Higher Education Area - EHEA).

Helena Martins :: ESTSP-IPP Vantagens Maior flexibilidade; Maior mobilidade; Diplomas mais amplamente reconhecidos

Helena Martins :: ESTSP-IPP Bolonha vs “Tradição” Organização do ensino centrado no aluno e nos objectivos de formação; Passagem de um sistema curricular tradicional baseado na “justaposição” de conhecimentos para um sistema centrado no desenvolvimento de áreas curriculares alargadas, desenhadas em função dos objectivos de formação a prosseguir.

Helena Martins :: ESTSP-IPP