PROFA. MARILDA TODESCAT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O CAPITAL INTELECTUAL Thomas Stewart
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Sistema de Informação Gerencial
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Abordagem sistêmica na Gestão
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Evolução da Administração
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
EMPREGABILIDADE.
Inteligência empresarial
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento na prática
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Gestão do Conhecimento com WINISIS
INSTRUMENTOS CONTEMPORÂNEOS DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
Bibliotecários... Até quando?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Práticas de Apoio à Gestão
Curso de Capacitação em EAD
Administração de Marketing I
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Novos Modelos das Organizações
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Gabriel Bastos Machado
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Uma onda de reorganizações
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
GESTÃO DO CONHECIMENTO. ATIVO INTANGÍVEL Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos, como: competência dos gerentes,
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

PROFA. MARILDA TODESCAT MODELOS DE GESTÃO PROFA. MARILDA TODESCAT

DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES Administração das organizações num ambiente global; Projeto de estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais; Melhoria da qualidade, da competitividade e do empowerment; Aumento da velocidade e reação às mudanças; Administração ética e moral das organizações.

Tendências Atuais da Administração Gestão do Conhecimento

Sociedade do Conhecimento

O que devemos fazer para entrarmos nesta nova Sociedade?

Tendências da Nova Sociedade Crescimento Econômico: produtos de maior valor agregado; Globalização da Economia: blocos econômicos; Recursos Naturais e meio-ambiente: produção auto-sustentável; Mudanças Demográficas: êxodo rural e urbanização crescente; Novo Papel do Estado: de provedor à regulador Customização da Produção: produtos em massa sob medida; Fenômeno Ásia; Infocomunicação: TI + telecomunicações + multimídia Internet de Banda Larga: voice web Convergência Digital Evolução do Capitalismo: + justiça social, + distribuição de riqueza; Gestão Empresarial: tecnologias de gestão; Conhecimento: inteligência competitiva.

Sociedade do Conhecimento= Economia da Abundância Sociedade Industrial: Dois homens caminham por uma estrada, cada um carrega um pão. Quando se encontram e trocam os pães, cada um vai embora com UM pão. Sociedade do Conhecimento: Se os dois mesmos homens caminham na mesma estrada, cada um carregando uma idéia, quando se encontram e trocam as idéias, cada um vai embora com DUAS idéias.

O que é Conhecimento

Conhecimento: O novo fator de produção

Lógica Capital X Lógica do Conhecimento

O que é Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento é a gestão dos ativos intangíveis baseados, sobretudo, na competência dos profissionais de uma determinada organização.

De fato, os ativos intangíveis, conhecidos também como capital intelectual, estão disseminados por toda a organização. Além das competências das pessoas, deve-se considerar, também, as suas redes de relacionamentos.

Rede de relacionamentos internos Rede de relacionamentos externos Ativos Intangíveis Rede de relacionamentos internos Competências Rede de relacionamentos externos

A Gestão do Conhecimento nas Organizações

Organização do Conhecimento Ativo Tangível Ativo Intangível

CapitalFinanceiro (o que se vê) Capital Intelectual (o que assegura o futuro)

Competência Pessoal Conhecimento Conhecimento Explícito Tácito Rede de ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Rede de relacionamento Interno Rede de relacionamento Externo Sistemas Administrativos Imagens Patentes Clientes Marcas Cultura Organizacional Fornecedores Sistemas Computacionais

Ativos intangíveis > Ativos Tangíveis Funcionários com alta qualificação A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Converte informações em conhecimento Ativos intangíveis > Ativos Tangíveis

A transformação da Gestão: A natureza do trabalho do gerente está se modificando com a ascensão do trabalhador do conhecimento; O trabalho baseado no conhecimento não pode ter sua gestão fundamentada em números, como o trabalho mão-de-obra; Ao contrário, a atividade deste trabalhador tem semelhanças com a do profissional liberal: a avaliação é pelo resultado alcançado e não pela atividade realizada;

A gestão do tipo comando e controle está se tornando desnecessária; Saber mais do que os chefes, ter mais sensibilidade e estar mais próximos dos clientes são características comuns aos administradores das organizações do conhecimento; Os gerentes vêm se agrupando em torno de uma linguagem que engloba termos como valores, visão, trabalho em equipe, facilitador e empowerment;

Na economia da era industrial, o Ser Humano trabalhava para a máquina; Hoje, no entanto, as partes mais valiosas das atividades que exercemos na era do conhecimento são, essencialmente, humanas – sentir, julgar, criar, desenvolver relacionamentos; As ferramentas e o produto de seu trabalho, o trabalhador do conhecimento leva consigo: o seu cérebro.

Quem já passou por uma dessas situações? Ter que refazer um trabalho que um colega acabou de fazer e você não sabia? Procurar uma informação que seu colega de outro departamento possui e você não sabia? Precisar de um documento ou de uma pessoa com um conhecimento, mas nem o documento e nem a pessoa estão mais na organização? Descobrir que a pessoa que mais conhecia um determinado assunto se aposentou e levou o conhecimento embora...

NECESSIDADES... Conservar os conhecimentos essenciais concentrados nos profissionais mais experientes. Obter maior valor agregado nos produtos gerados pelo conhecimento organizacional Antecipar oportunidades detectadas no ambiente; Antever mudanças políticas, jurídicas e de fiscalização, que possam afetar os segmentos de negócio em que a instituição atua; Identificar e proteger seus conhecimentos essenciais e estratégicos; e, principalmente, Reduzir o tempo de resposta aos desafios institucionais.

Para que serve? GC Reduzir os silos de informação Prover Relevante Obter e disseminar conhecimento externo GC Identificar quem sabe o quê Aumentar grau de colaboração Ganhar produtividade Preservar a memória da organização Reutilizar soluções Melhorar o processo de inovação

Tendências Atuais da Administração Organizações de Aprendizagem

Organizações de Aprendizagem (Peter Senge – 1995) Organização com capacidade para criar, adquirir e transferir conhecimento. Características: Solução sistemática de problemas; Experimentação de novas abordagens; Aprendizagem por meio de sua própria experiência e história; Aprendizagem por meio da experiência e prática dos outros; Transferência rápida do conhecimento.

Organizações de Aprendizagem (Peter Senge – 1995) As 5 Disciplinas: Domínio Pessoal: esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal e concentrar nossas energias; Modelos Mentais: pressupostos que influenciam nossa forma de ver o mundo; Visão Compartilhada: imagens de futuro compartilhadas;

Organizações de Aprendizagem (Peter Senge – 1995) Aprendizagem em Equipe: diálogo, pensar em conjunto; Pensamento Sistêmico: integrar todas as outras.

Organizações de Aprendizagem (Peter Senge – 1995) Como criar uma organização que aprende? Estimular um ambiente que conduza à aprendizagem; Estimular a ampla troca de idéias; Eliminar as barreiras de comunicação.

Novos Conceitos Profissionais do Conhecimento; Teletrabalho; Jornadas Flexívies; Organizações Virtuais; Redes de Organizações; Equipes Multidisciplinares; Comunidades de Práticas; Inovação....

MUITO OBRIGADA! Profa.Marilda Todescat, Dra marildat@gmail.com 48 – 9963 7500