ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UICC HPV e CÂNCER CERVICAL CURRÍCULO.
Advertisements

Instituto de Computação
SNPs e suas aplicações Karine Begnini Doutoranda em Biotecnologia
PCR Polymerase Chain Reaction
Genes & Drogas Dr. Cláudio C Silva Módulo VI
HOSS, Osni 2003 HOSS, O. Dr. 1 Prof. Osni Hoss, Dr. - Metodologia da Pesquisa Científica temaproblemaobjetivos.
Marcadores Moleculares
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
ANÁLISE DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM A ENDOMETRIOSE aluna: Thais Massanet Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta de Carvalho.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Aluno:Thiago Borba de Oliveira Orientadoras:
UNIFESP ESTUDO DE POLIMORFISMOS EM GENES RESPONSÁVEIS PELA BIOSSÍNTESE, AÇÃO E METABOLIZAÇÃO DE ESTERÓIDES SEXUAIS EM AFECÇÕES GINECOLÓGICAS ESTROGÊNIO.
Gustavo Silveira e Silva Orientador: Humberto Corrêa da Silva Filho
Aluna: Mikelle Alexandra Ferreira Orientador: Prof. Humberto Corrêa
Avaliação dos efeitos genotóxicos da exposição ocupacional a pesticidas sobre agentes sanitários da Fundação Nacional de Saúde do Estado de Minas Gerais.
Clonagem Gênica 1-Introduçao 2-Estratégia geral de clonagem gênica
ANÁLISE DO PERFIL DE METILAÇÃO DO GENE MMP-14 EM LINHAGENS TUMORAIS DE MAMA Ana Carolina Paschoalini Mafra – Iniciação Científica / PIBIC/CNPq Orientador:
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Genética Geral II Prof. Dr. Ricardo Lehtonen R. de Souza
Genômica É a caracterização de genomas inteiros. Tenta compreender a organização molecular e as informações que ela traz.
Polymerase Chain Reaction (PCR)
FLUXO GÊNICO E MUTAÇÃO.
Licenciatura em Ciências da Saúde
Métodos de Análise de Expressão Gênica
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
A variante genética C825Tda subunidade β3 da Proteína G influencia a Obesidade numa população hipertensa Unidade de Investigação Hospital Central do Funchal.
Prof. Dr. Caio M. M. de Cordova, FURB
Introdução a planejamento e otimização de experimentos
RAPD Random Amplified Polymorfic DNA
Polimorfismos de nucleotídeos únicos em espécies poliplóides
Marcadores Moleculares
AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism)
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
PCR Genética Molecular.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Real Time PCR.
Análise da Diferença do tempo de sopro de homens e mulheres Aluno: Jim Jones da Silveira Marciano Disciplina: Planejamento e Análise de Experimentos Professor:
ESTUDO SOBRE A CORRELAÇÃO DO POLIMORFISMO DO GENE DE REPARO XRCC7 EM MULHERES COM ENDOMETRIOSE E MULHERES NORMAIS INTRODUÇÃO A endometriose consiste no.
Fundamentos de Engenharia Genética
Ac. Giovanna Canato Toloi Orientador: Prof. Dr. Jaques Waisberg
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
MÉTODO :  Estudo transversal, de maio a julho 2009 em escolas municipais de Florianópolis;  Amostra aleatória de 420 professores do ensino fundamental,
Coordenador(a): Drª Valéria S. Faganello Madureira Equipe: Drª Mariestela Stamm Drª Vilma Beltrame MSc Ivete T.R. Dal Bello MSc Ana Maria Cisotto Weihermann.
2ª Reunião do Grupo Técnico de Métodos Analíticos e Amostragem do Codex Alimentarius no Brasil (Fiocruz- RJ)
Título do projeto Nome do aluno e filiação (formação principal e vínculo) Nome do orientador (formação principal e vínculo)
Graziele Fonseca de Sousa
SEQUENCIAMENTO DO DNA.
Incidência de neoplasias e a sua conexão com a saúde e meio ambiente Gelcio L Q Mendes Doutorando Saúde Pública e Meio Ambiente.
Prof. Igor Dias Medeiros, Dr.
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
1 “CÂNCER E EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL NO SETOR MADEIREIRO, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL” AUTORES Profª MSc. Silvia Helena Arias Bahia. Profª Drª Inês Echênique.
PCR em Tempo Real RT- PCR em Tempo Real PCR quantitativo.
Síntese de DNA Síntese de oligonucleotídeos
GeneXpert MTB/RIF.
Lho para melhoramento da foram de onda. Assim, foram realizados ensaios semi- automáticos com várias opções e, avaliando-se qualitativamente a estabilidade,
COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE (MHC)
Imunoexpressão dos genes MLH1, MSH2, MSH6, PMS1, PMS2 e MSH3 no carcinoma colorretal em doentes com até 50 anos de idade OrientaNdo: Luiz Guilherme Lisboa.
Reação em cadeia da Polimerase
O ARTIGO.
Câncer.
Mestrando: Cairé Barreto Vieira
Antônio Ribeiro Chissoca
XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 14 a 16 de Outubro de 2015 – Câmpus Campo Mourão Acadêmico(a): Nome do acadêmico(a) Orientador(a):
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA DR. ACESSO 2015
RT-PCR em Tempo Real Especificidade Sensibilidade Reproductibilidade
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais
Análise de Dissertação: Fatores de risco associados à infecção pelo Schistosoma mansoni Dissertação de Wesley Rodrigues Pereira, orientado pelo Dr. Rodrigo.
Reação em cadeia da polimerase
Genética de populações
PCR Polymerase Chain Reaction
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE POLIMORFISMO NO GENE CYP 2C19 E SUA EVENTUAL ASSOCIAÇÃO AO CÂNCER OVARIANO aluno: Ricardo Andrade Zampieri Orientadora: Profª Drª Cristina Valletta de Carvalho Co-orientador: Prof Dr. Ismael D. C. Guerreiro da Silva 2009

INTRODUÇÃO CÂNCER OVARIANO Câncer ginecológico de maior letalidade; Fatores ambientais e genéticos; Câncer x polimorfismos gênicos.

INTRODUÇÃO CITOCROMO P450 E O GENE CYP 2C19 Os CYPs P450 constituem uma superfamília de genes como mais de 500 isoenzimas Envolvidas na biossíntese e metabolização de inúmeras substâncias CYP 2C19: metabolização de progesterona / testosterona Polimorfismos nesse gene poderiam estar correlacionados a alguns tipos de cânceres

METODOLOGIA CASUÍSTICA E MÉTODOS Amostras de DNA de mulheres com câncer de ovário (casos) e mulheres sem histórico dessa doença (controles); Amplificação por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) da região a ser estudada utilizando primers alelo específicos Ensaio utilizando a técnica de RFLP para detecção de sítio polimórfico Análise estatística dos resultados.

RESULTADOS PADRONIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS Testes para padronização da técnica de PCR já foram realizados Testes para padronização dos ensaios de restrição pela técnica de RFLP estão em andamento Os testes ainda estão em andamento pois os materiais demoraram para chegar.

PERSPECTIVAS Alterações no projeto inicial se tornaram necessárias em função da não-reprodutibilidade dos ensaios descritos na literatura científica; Novos testes de padronização estão em andamento com a utilização de novas condições para os experimentos necessários para a conclusão do projeto. As novas condições nos permitem agora, realizar o trabalho com êxito nos próximos meses.