Profa. Dra. Angela Martins Baeder

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CATADORES DE RECICLÁVEIS: COOPERATIVISMO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Profa. Dra. Angela Martins Baeder Professora Centro Universitário Fundação Santo André Equipe de coordenação Projeto Coleta Seletiva Brasil- Canadá e Colaboração: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka Professora da Pós Graduação da Faculdade de Educação e da Geografia da Universidade de São Paulo

Educação Ambiental na busca da gestão compartilhada “Capacitação”- Prefeitura de São Paulo 2003 – PCSS Movimentos sociais de catadores, parceiros e Prefeitura SP Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos - PSWM -2005/11 Inter-universidades - Universidade de São Paulo-BR e Universidade de Victoria-CA com apoio do Centro Universitário Fundação Santo André Parceiros: ONG Rede Mulher de Educação, Movimentos sociais de catadores - Fórum Recicla São Paulo e MNCR, e Prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) CIDA - Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional AUCC - Associação de Universidades e Faculdades Canadenses O PSWM inclui a formação de catadores, técnicos das prefeituras, comunidade acadêmica e integrantes de outras instituições parceiras, para a gestão compartilhada, para os aspectos operacionais da coleta seletiva, para a construção de interações entre catadores(as) e poder público, em saúde desses trabalhadores, na estruturação dos grupos para a gestão da coleta enquanto negócio -dentro dos princípios do cooperativismo e da Economia Solidária- e nas questões ambientais. O desenvolvimento de ações concretas, como a Venda Coletiva dos materiais coletados por esses grupos, tem estimulado a participação de novos grupos, inclusive de outras cidades vizinhas. Além dos encontros reuniões de formação para as diferentes temáticas, foram realizadas oficinas de vídeo e um curso de introdução à informática. Nos dois casos, a formação se deu de forma dialogada, com sistematização e troca de vivências. O planejamento coletivo de ações foi sempre uma metodologia acertada para a busca de saídas para os inúmeros problemas relativos à coleta, armazenamento e comercialização de materiais. O resultado não foi somente relativo às questões do trabalho, mas permitiu o crescimento da autonomia individual e coletiva, possibilitou o enriquecimento das interações entre os grupos, das dinâmicas internas no que diz respeito às relações humanas. Esse crescimento, explicitado durante essas dinâmicas, também impulsionou outras formas de diálogo desses grupos de catadores com o poder público e com a sociedade em geral. Em 2003, foi desenvolvido um trabalho de estudo das Representações Sociais dos catadores, na central de triagem da zona sul, com base na Teoria do Núcleo Central (TNC), conforme Sá. (SÁ, 1996). O termo indutor foi “cooperativa”, pois estavam no início as atividades focadas no cooperativismo. A técnica de coleta e análise foi a das evocações, da proposta de Pierre Vergès (apud SÁ, 1996). A palavra mais suscetível de fazer parte das representações sociais de um “cooperativa” é ”União”, indicando que para esse grupo, a cooperativa pode ser uma forma de enfrentamento coletivo da situação atual e de superação das dificuldades e desafios. Em segundo lugar está o termo ”Trabalho”, indicando que a cooperativa é considerada uma alternativa de ocupação e de obtenção de rendimentos para garantir a sobrevivência. Do ponto de vista político pedagógico, esse resultado explicita o potencial do trabalho de formação para a mobilização para a autogestão e para o desenvolvimento e de processos dentro dos princípios cooperativismo e da economia solidária. Ainda ficou evidente o fortalecimento da identidade (individual e de grupo) e a importância das dimensões ambiental e social nesses processos formativos.

Margens Billings – Ambientes urbanos Social Desemprego Moradias Resíduos Sólidos – soluções - catadores a) sobrevivência: condições subumanas b) limpeza urbana e Meio ambiente – destinação - reciclagem (40 % domiciliares recicláveis) Grupos de catadores

Sistema de Coleta Seletiva – Estrutura básica Capacitação para a implantação, gestão e operacionalização Gr 6 1 2 7 5 3 4 $ 3 Interações autogestão Organização do trabalho Cadastramento Contabilidade

Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos – PSWM – 2005 a 2011- Br/Ca Objetivos: Melhorar a qualidade ambiental nas cidades - sustentabilidade Fortalecer organização dos catadores (as) e ações em redes Construção de políticas públicas de RS com catadores (as) Ações: formação; gestão coletiva; diálogo entre grupos e destes com o governo;pesquisa, a produção e o intercâmbio de conhecimentos. Resultados: Gestão participativa do Projeto (CG) ; fortalecimento dos grupos; rede de comercialização; fundo de capital de giro; vídeo participativo; uso do computador; Equipamentos e melhoria do trabalho. Limites: necessidades muito grandes; sujeitas ao mercado; problemas socioeconômicos das famílias, ausência de valorização do trabalho, autodesvalorização.

Princípios da Formação - participação autonomia individual e coletiva cooperativismo- autogestão apropriação cidadã do contexto histórico e ambiental fortalecimento da Políticas públicas Interatividade em vários níveis Decisões coletivas Trocas de experiências Sistematização coletiva nos processos

Trocas, Sistematização e socialização dos saberes entre representantes das 4 Centrais Cooperativismo: central na formação Entender e socializar a representação das pessoas sobre “cooperativismo”

FORMAÇÃO – PCSS/ 2003 e Grupo focal/2008 Sentido do cooperativismo e empoderamento - Catadores União: enfrentamento coletivo da fragilidade Cidadania: possibilidade diante da iniqüidade Trabalho, emprego e renda: saída concreta para a sobrevivência Igualdade: Direitos de todos iguais; Igualdade Inclusão: Inclusão social Força: enfrentamento coletivo da fragilidade Honestidade: valores – interações cooperativas – individual e coletivo Formação: demanda pelo crescimento Ações coletivas e participação: ações concretas (venda coletiva) e formas democráticas de participação - autogestão Conscientização ambiental: apropriação do papel coletivo e identidade Grupo focal/2008 “Significado dos processos de formação –para a vida para a vida”. ...a gente vivia lá largado ...eu sinto o que está acontecendo no projeto Br Ca, no Movimento Nacional, no Recicla, tudo, a clareza junto com outros catadores... ... Aprendi a achar que eu sou capaz e...os outros também...

Cooperativismo - Grupo Focal - Lideranças - CG Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos – PSWM 2005 a 2011- Br/Ca Cooperativismo - Grupo Focal - Lideranças - CG União é a referência para a sobrevivência das cooperativas. Relações entre pessoas na mesma condição de hierarquia Relação de troca com outras organizações de catadores (Brasil e mundo) Políticas públicas – relação de mercado e formação: Sistematização e troca de saberes constituem processo para crescimento, empoderamento e construção/ampliação de autonomia. Se consolida em situações concretas de luta Hoje Cooperativismo e solidariedade na luta pela preservação do modelo de Coleta Seletiva com inclusão social, frente às propostas de implantação de incineradores.

Muito obrigada! Angela Martins Baeder baedpint@yahoo.com.br Tel: 5-11-9910 7821 e Nídia Nacib Pontuschka nidia@usp.br – Tel.: 5-11-3768 4469 PSWM – Site: www.pswm.uvic.ca

Educação Ambiental – Prática política - Problema socioambiental RS Exclusão social - Muitos catadores isolados (200.000 Brasil) e Destinação RS Finalidade: identificar elementos – soluções participativas (RS) e para construção de Educação Ambiental para transformação - sustentabilidade Destinação de RS políticas públicas inclusivas Experiências Educativas – Transformações – RMSP Mobilização social Após 90 – Novo Contexto Condições de vida – econômica prática individual; sentimento da exclusão Educação/ato político Limpeza e EA local Técnica, Econômica e Política Desafios Interações

(03) conscientização ambiental (2,0) (03) ações coletivas (1,7) Termo indutor: COOPERATIVA – (Vergés,.....) FREQUÊNCIA ORDEM MÉDIA Inferior a 1,89 Superior a 1,89 Superior ou igual a 5 (18) união (1,0) (10) trabalho (1,9) (05) honestidade (2,4) Inferior a 5 (04) cidadania (1,0) (03) conscientização ambiental (2,0) (03) ações coletivas (1,7) (03) emprego e renda (2,7) (02) Igualdade (1,5) (02) força (2,0) (02) Inclusão (1,5) (02) formação (2,5) (02) participação (2,5)

PALAVRA/ ATRIBUTO - TNC – Abric – Termo - COOPERATIVA União: União; União e organização Cidadania Trabalho: Trabalho; trabalho em equipe; em comunidade; conjunto; Frente de trabalho; para todos Força Emprego e renda: Emprego; Geração de renda; emprego e renda Honestidade Formação: Formação; Informação Participação Igualdade: Direitos de todos iguais; Igualdade Inclusão: Inclusão; Inclusão social Ações coletivas: Ações coletivas; Venda coletiva Conscientização ambiental: Conscientização ambiental; Conscientização; Consciência ecológica

PALAVRA/ ATRIBUTO 1 2 3 Freqüência Ordem ME Síntese: União 18 0 0 18 1,0 Cidadania 04 0 0 04 1,0 Síntese: Trabalho 03 05 02 10 1,9 Força 0 02 0 02 2,0 Síntese: Emprego e renda 0 01 02 03 2,7 Honestidade 0 03 02 05 2,4 Síntese: Formação 0 01 01 02 2,5 Participação 0 01 01 02 2,5 Síntese: igualdade 01 01 0 02 1,5 Síntese: inclusão 01 01 0 02 1,5 Síntese: ações coletivas 01 02 0 03 1,7 Síntese: consc. ambiental 01 01 01 03 2,0 Soma OME 22,6 Total de Palavras 12 Total de Evocações 56 MÉDIA (Freqüências) - Total evoc/total palavras) 5 MÉDIAS (OME) - Soma OME/total de palavras) 1,89

O que significa catador -sobrevivência -sem estudo -sem auto-estima -sem educação/ tratamento -consciência -importante -desemprego -esperança -nervoso/ passa raiva -o que cata -todos somos agentes do bem, cidadãos sem perspectiva. sem cidadania -exclusão -peça fundamental para o meio ambiente -agente multiplicador -formiguinha -trabalhador dia a dia -sem inclusão -indiferença -necessitado -muito esforçado

(critérios de Frequência) Palavras excluídas (critérios de Frequência) Futuro: Esperança para o futuro, ser um orientador, desejo, crescimento, resultados, sucesso, respeito, independência, avanço, desenvolvimento. Tipo de vínculos vislumbrados: Família, conjunto, comunidade