Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Curso de novas tecnologias na escola
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
numa perspectiva inclusiva
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Conhecendo o patrimônio Histórico de Vitória
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
TURÍSTICOS PONTOS DE VITÓRIA
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Valor de um profissional.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Desenvolver Por uma Nova Escola.
O que é um Projeto Pedagógico? ... é o planejamento de todo o processo de aprendizado para um determinado conteúdo.
Tecnologia e Educação.
DIDÁTICA MAGNA.
O Uso Pedagógico do Blog
Dominando as práticas pedagógicas
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
Construindo o futuro do seu filho!
Um sonho começa a se tornar realidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Ensinando com excelência
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
Introdução à Educação à distância
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Uma abordagem curiosa e divertida
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
GAMIFICAÇÃO ERIC SANTOS DE PAULA GLAUCIMAR SIQUEIRA
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Informática na Educação
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III F ó rum Internacional de Inicia ç ão Cient í fica da UNESP Plataforma de ensino de cinemática para.
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
COORDENAÇÃO UCA PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
Escolas Estaduais de Educação Profissional
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Softwares Educacionais
Transcrição da apresentação:

Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper

objetivos Projeto destinado à fundação ABL, com o objetivo de mostrar aos alunos da escola ABL, que poderão apreender História, Geografia, com visitas aos monumentos históricos e geográficos de Vitória.

introdução Sentimos a necessidade de ter um ensino de Historia e de Geografia mais pratico do que teórico, resolvemos tirar os alunos das salas de aula, para aprender na pratica, o que é ensinado nas escolas. Uma forma mais pratica e prazerosa de ensinar e apreender é utilizando a teoria a pratica. Com isso estamos resgatando a pedagogia dos antigos filósofos gregos de ensinar. Esse novo método de ensino vai auxiliar os alunos no desenvolvimento do raciocínio histórico e geográfico do local em que vive. Por isso, com esse projeto apresentamos um novo estudo histórico de aprender.

Roteiro do passeio É importante definir o roteiro do passeio, como ele ira ser conduzido, isso facilitara o desenvolvimento do estudo.

Grupos de visitas Inicialmente iremos definir os componentes básicos do roteiro de visitas. Para isso utilizaremos grupos de alunos com números definidos, para que assimilar melhor o estudo proposto.

Criando agentes Criados os grupos e estabelecido o roteiro do passeio, estaremos começando a colocar em pratica o nosso projeto de preparação de agentes de viagens.

avaliação Realizaremos duas formas de avaliações, uma pratica e outra escrita. A fim de avaliar o nível de aprendizado e aprimorar possível falho no estudo.

Desafios futuros Persiste como desafio, numa próxima etapa, transpor o estudo realizado na Ilha de Vitória, para o estado. Esse próximo passo será realizado com um convenio firmado com o governo do estado junto com a secretaria da educação. Com a realização desse desafio, estaremos habilitando os alunos a desenvolver suas habilidades como agentes de viagens.

conclusão Esperamos com esse projeto estar desenvolvendo, uma nova maneira de ensinar história e geografia, com um aprendizado mais pratico e objetivo. Alem disso, acreditamos que, de certa forma, estaremos preparando os alunos de uma melhor maneira para o mercado de trabalho, o qual exige hoje cada vez mais um maior conhecimento pratica de cultura. Esperamos também que o sucesso desse programa possa estimular as escolas para o desenvolvimento de projetos na área cultural e de lazer.