RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipe responsável pela composição:
Advertisements

CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Softwares de Geometria Dinâmica
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
5ª SÉRIE DO Ensino Fundamental
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
ELIENE G. MOREIRA PESTANA
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Edna Maria Barbosa Arrebola
Liliani Lecco Dettogni
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Tópicos de Educação Matemática A
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Núcleo Regional de Educação de Toledo
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Webquest: História Professora: Fernanda
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
A Matemática da cesta básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Cabri-Géomètre O que é o Cabri-géomètre?
Em telas “touchscreen”
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Objeto de Aprendizagem
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Construindo objetos de aprendizagem em matemática
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
Actividade 3 – trabalho de grupo
Profa. Reane Franco Goulart
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
Deise Kramer Lima Fernandes
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
A Matemática da cesta básica
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SILVANA BERBEL FERNANDES
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Capitalismo e suas influências
O que é o Cabri-Géomètre?
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Software Educativo União Educacional-Minas Gerais
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
III Encontro USP-Escola 2012
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Este aplicativo fala sobre a Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais. Pode ser utilizado em sala de aula, ou em casa para relembrar.
Transcrição da apresentação:

RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE) CENTRO EDUCACIONAL MESSINA RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE) Cláudia Bragança Gonçalves claubragon@gmail.com.br

INTRODUÇÃO

Considerando que propostas para pôr em práticas os novos conhecimentos adquiridos serão mais significativas se realizadas por meio de jogos, desafios lúdicos, fatos que façam parte do dia-a-dia do educando e a informática, este projeto pretende, usando o programa Cabri-Géomètre e outros recursos da internet, apresentar os conteúdos da geometria plana do Ensino Fundamental de forma que o aluno assimile e vivencie esses conteúdos.

O Cabri-Géomètre é um software que permite construir todas as figuras da geometria elementar que podem ser traçadas com a ajuda de uma régua e de um compasso. Uma vez construídas, as figuras podem se movimentar conservando as propriedades que lhes haviam sido atribuídas.

O software Cabri-géomètre já está sendo utilizado em diversas Escolas e Universidades de todo o Brasil. Ele é uma ferramenta que está proporcionando uma melhoria no ensino e estudo da matemática.

DESENVOLVIMENTO

Os conteúdos serão apresentados em sala de aula através de aula expositiva; Resolução de exercícios resolvidos individualmente e em grupos; Construção de figuras geométricas no Cabri-géomètre;

Comprovação das propriedades das figuras geométricas através do Cabri-géomètre; Construção do Tangram no Cabri-géomètre e formação de figuras usando as suas sete peças em jogos específicos encontrados na internet.

COMO SERÁ APLICADO

Os conteúdos serão iniciados em sala de aula, seguindo orientações do livro texto. O próximo passo será levar os alunos para o laboratório de informática para que eles possam construir as figuras estudadas, comprovar as propriedades conhecidas e construir o Tangram aplicando essas propriedades.

CONCLUSÃO

Muito se discute sobre o uso de computadores e a influência dos jogos eletrônicos na formação de nossas crianças e adolescentes. Acabamos constatando que “os meios tecnológicos vieram para ficar; mas devemos evitar os excessos”.

Será essa expressão suficiente para resolver nossas preocupações?

Essa discussão não acaba, pois novidades tecnológicas não param de surgir. O que precisamos é estar aptos a utilizar todos os meios possíveis para enfrentar os desafios que o ensino nos apresenta.

Essa discussão não acaba, pois novidades tecnológicas não param de surgir. O que precisamos é estar aptos a utilizar todos os meios possíveis para enfrentar os desafios que o ensino nos apresenta.

A Matemática da sala pode melhorar, e muito, da Informática, seja através de programas específicos, como o Cabri-Géomètre, ou de sites de jogos que desenvolvem o raciocínio lógico. Este projeto pretende, de forma simples e moderna, alcançar os objetivos do ensino da Matemática no Ensino Fundamental.

Por toda a parte existe Geometria. A Matemática, quando a compreendemos bem, possui não somente a verdade, mas também a suprema beleza. Bertrand Russel Por toda a parte existe Geometria. Platão