ESCOP: Estratégia de Suporte à Solução Cooperativa de Problemas por Antônio Rodrigo Delepiane de Vit Profa. Dra. Liane M. R. Tarouco ( Orientadora )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação
Interface no Ambiente VIAS K
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Contexto de Educação a Distância
Repositório de Software GERINDO Marco Antônio Pinheiro de Cristo Charles Ornelas.
Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
SISFAL Sistema de Faltas
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
18/03/2004 Definição de Critérios e Indicadores de Desempenho para Sistemas de Treinamento Corporativo Virtual Christine da Silva Schröeder, Marina Keiko.
Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Informações sobre o Teleduc
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
CoWS: Uma Abordagem de Escrita Colaborativa Multi-Síncrona usando Espaços de Tuplas para Ambientes Móveis Berthonio Lucena Flávio Rocha.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-RS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Uma Ferramenta para Geração de Casos de Testes para.
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
GENESE – Sistema de Apoio para a Educação a Distância Alfredo Lanari de Aragão.
Equipe Prof. Henrique Freitas
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Aperfeiçoamento e Desenvolvimento de um Simulador em Mercados Futuros Henderson Amparado de Oliveira Silva Lavras Minas Gerais –
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
Documento de Visão do Sistema
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
principalmente da tutoria,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Artigos Resumidos Belo Horizonte, 2010 YAIS - Yet Another IBIS Solution Programa de Pós-Graduação em Informática Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Temas de Pesquisa para 2016 Prof. Elvis Fusco. Data Science e Big Data Analytics Estudo e aplicações do conceito de Data Science no desenvolvimento de.
Transcrição da apresentação:

ESCOP: Estratégia de Suporte à Solução Cooperativa de Problemas por Antônio Rodrigo Delepiane de Vit Profa. Dra. Liane M. R. Tarouco ( Orientadora )

2 Sumário Motivação Objetivos Introdução O Suporte ao Trabalho Cooperativo Suporte à Cooperação em EAD Proposta de um Sistema para Apoio ao Trabalho Cooperativo em EAD Descrição da Implementação Conclusões

3 Motivação Desenvolver uma estratégia de suporte à solução cooperativa de problemas: –Estudar, analisar e avaliar ferramentas de SGBD e tratamento de linguagem natural; –Utilizar servidores HTTP e FTP como meios de troca e armazenamento de informações; –Implementar soluções que utilizassem interface Web para o auxílio à tomada de decisões.

4 Objetivos Propor, modelar e desenvolver uma solução de software para: –Acrescentar inovações ao trabalho de [SOU94]; –Possibilitar a sumarização e votação de idéias; –Interação síncrona(chat) e assíncrona ( ) –Favorecer a utilização fácil e rápida; –Possuir bom tempo de resposta e interface WWW.

5 Introdução Vantagens do trabalho em grupo: –Utilização pelas empresas: Aumento da qualidade de informações; Criação de bases de dados dispersas; Redução de custos de produção e gerenciamento. –Utilização na Educação a Distância (EAD): É uma inovação educativa de uma prática madura; É uma forma democrática de ensino; O uso da Internet populariza esta prática.

6 Introdução O agrupamento automático de idéias: –Organizar automaticamente tópicos; –Utilizar metodologias de apoio ao processo de tomada de decisão em grupo. Vantagens da Internet como mídia: –É uma mídia em expansão; –Possibilita o trabalho em grupo; –Possibilita o ensino remoto.

7 Suporte ao Trabalho Cooperativo Vê-se aumentar a utilização da Web: –Grupos de usuários numerosos; –Integração com vários tipos de informações; –Uso de padrões abertos: HTML; –Software (SW) de domínio público; –As informações podem estar distribuídas e ser independentes de plataformas de SW e Hardware (HW).

8 Suporte ao Trabalho Cooperativo Características: Computer Supported Cooperative Work (CSCW): pessoas + tecnologia computacional; Groupware: tecnologia de apoio a CSCW; Comunicação Mediada por Computador (CMC): conceito mais abrangente.

9 Suporte ao Trabalho Cooperativo Ferramentas Triviais de Suporte: Divisão segundo o sincronismo: Ferramentas Síncronas: Telnet, FTP, IRC, ICQ, CU-SeeMe Ferramentas Assíncronas: , Newsgroup, BBS WWW

10 Suporte ao Trabalho Cooperativo Ferramentas Triviais de Suporte: Um exemplo simples de utilização: CU-SeeMe Servidor WWW/ FTP DocumentaçãoAulas off-line Sessões de chat Listas Discussões chat

11 Suporte à Cooperação em EAD Considerações principais: –Utilização da Internet no apoio ao ensino; –Enfoque em Problem Based Learning (PBL): Separação de aluno e professor: espaço/tempo; Controle do aprendizado: aluno; –Comunicação aluno x (aluno/professor): indireta e + abrangente; –Atender a grandes quantidades c/ qualidade.

12 Suporte à Cooperação em EAD EAD via Internet Um exemplo de implementação: –Utilização em cursos de Pós-Graduação; –Utilização de tecnologias já existentes; –Algumas considerações práticas: Convênios para redução de custos; Desenvolvimento de projetos conjuntos; Apoio da administração da Instituição. Projeto UCERGS

13 Suporte à Cooperação em EAD Metodologia de ensino: PBL Um exemplo de implementação: Gerência de Redes: Profa. Liane Tarouco PPGC- UFRGS Aulas Internet PBL Soluções Discussões Participação FINALFINAL

14 Suporte à Cooperação em EAD Ferramentas de Suporte Quatro exemplos de soluções: Situação atual: Vários serviços sem integração... Solução 1 WebSaber: Ensino fundamental e médio. Solução 2 TANTO Interactive: Solução genérica.. Solução 3 Interloq: Simples e eficiente. Solução 4 SAACI: Ambiente colaborativo.

15 Suporte à Cooperação em EAD Ferramentas de Suporte Resumo da avaliação: –Comparação segundo Otsuka [OTS 98]; –Ponto comum: mídia Internet; –Principais aspectos verificados: Grande volume de informações manipuladas; Grande volume independente da utilização; Necessidade de um processo de “filtragem”, agrupamento e sumarização de informações!

16 Proposta de um Novo Sistema Considerações iniciais: –Problema: Web “infoglut” [BAR 99]; –Situação 1: organizar interações dos usuários; –Situação 2: características interativas: Comunicação síncrona e assíncrona; Maiores benefícios para o usuário; Menor custo para o usuário.

17 Proposta de um Novo Sistema Proposta de solução: –Implementar um sistema que: Comunique-se com outros sistemas (sinc./assinc.); Agrupe as idéias de acordo com sua similaridade; Sumarize as idéias geradas pelo grupo; Aplique questionários aos usuários para consenso e classifique as idéias votadas de acordo com sua importância; Comunique-se via WWW.

18 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados Língua Natural: Classificação de Orações [Mag 94]; SADGV2 [SOU 94]; Eurekha [WIV 99].

19 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [MAG 94] Utilização: manipular frases dos logs; Grau de utilização imaginado: prioritário; Funcionamento básico: –Passo 1 (Receber uma frase): “Katia não gosta de sorvete.” –Passo 2 (Classificar a oração - ADS): Nome próprio, função negativa (verbo), substantivo.

20 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [MAG 94] Problemas encontrados: –Sistema implementado em C-Prolog; –Sistema implementado para ambiente SUN; –Tempo de resposta (troca de sorvete por limão): Todas as palavras constantes no dicionário; Uma das palavras não constantes do dicionário; –Dicionário: Pequeno e “difícil de ensinar”; Dificuldade para “aprender” sozinho.

21 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [MAG 94] Conclusão para utilização deste trabalho: –Análise individual das frases: tempo longo; –Dificuldades com o dicionário de palavras; –Dificuldades em portar dados de/para ambiente SUN; –Necessidade de algo flexível para lidar com logs de chats; –Em resumo: pouco viável.

22 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [SOU 94] Utilização: base para a nova proposta; Grau de utilização imaginado: prioritário; Funcionamento básico: –Passo 1: Agrupar e organizar idéias geradas (brainstorming); Utiliza um módulo de agrupamento sofisticado*; –Passo 2 : Implementar o processo de votação destas idéias.

23 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [SOU 94] Problemas encontrados: –Sistema implementado em C/C-Prolog/SUN: alta dependência de plataformas de HW e SW; –Falta do código fonte e objeto para testes; –Alta complexidade do procedimento de agrupamento (muitos passos) e implementação (módulos de comunicação feitos “no braço”); –Falta de interface para WWW e outras aplicações.

24 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [SOU 94] Conclusão para utilização deste trabalho: –Referencial teórico: muito bom; –Referencial técnico: implementar algo mais simples, rápido, independente de HW e SW e que comunique-se com outras aplicações; –Aproveitar um módulo de agrupamento, a exemplo da utilização dos trabalhos de [FRE 93] por [SOU 94]; –Em resumo: aproveitável como ref. teórico.

25 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [WIV 99] Utilização: módulo da nova proposta; Grau de utilização imaginado: prioritário; Funcionamento básico: –Passo 1: Agrupar frases geradas em um chat (brainstorming); –Passo 2 : Exportar os clusters de frases para manipulação.

26 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [WIV 99] Problemas encontrados: –Geração de grupos pouco consistentes; –Necessidade de criar novas classes de StopWords: sujeito+substantivo+verbo: ideal; –Algoritmos de agrupamento muito genéricos: necessidade de muitos testes e conhecimento prático por parte do usuário; –Implementação feita para SO Windows.

27 Proposta de um Novo Sistema Trabalhos Prévios Considerados: [WIV 99] Conclusão para utilização deste trabalho: –Não necessita PLN - elimina módulo; –Não utiliza Stemming e Thesaurus: simples; –Interface muito amigável; –Alterações de código feitas pelo autor; –Em resumo: totalmente aproveitável.

28 Proposta de um Novo Sistema O Modelo Proposto: Sistema ESCOP

29 Descrição da Implementação O Módulo “Filtro I”

30 Descrição da Implementação O Módulo de Agrupamento: “Eurekha”

31 Descrição da Implementação O Módulo “Freqüência de Idéias”

32 Descrição da Implementação O Formulário de Votação

33 Descrição da Implementação O Resultado da Votação

34 Conclusões Em relação às motivações iniciais: –Estudar, analisar e avaliar ferramentas de SGBD e tratamento de linguagem natural; –Utilizar servidores HTTP e FTP como meios de troca e armazenamento de informações; –Implementar soluções que utilizassem interface Web para o auxílio à tomada de decisões.

35 Conclusões Em relação aos objetivos iniciais: –Acrescentar inovações ao trabalho de [SOU94]; –Possibilitar a sumarização e votação de idéias; –Interação com ferramentas de chat e ; –Favorecer a utilização fácil e rápida; –Possuir bom tempo de resposta e interface WWW.

36 Conclusões Algoritmo de sumarização: simples e eficiente, validado por testes práticos; Sumarização de documentos: inesperado; Contribuições: artigos desenvolvidos; Sugestões: –Nova linguagem de desenvolvimento: JAVA; –Implementação de um módulo agrupador; –Validar o sistema fora de ambientes de EAD. Artigos

37 ESCOP: Estratégia de Suporte à Solução Cooperativa de Problemas por Antônio Rodrigo Delepiane de Vit Profa. Dra. Liane M. R. Tarouco