A Tecnologia auxiliando o trabalho do professor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Área do conhecimento: Biologia
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Usando blogs para educar
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Curso de Docência Universitária
Redes Sociais e Mídias na Educação
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
desafio de pesquisar na rede
O Uso Pedagógico do Blog
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO ELETRÔNICO
Treinamento para Professores
Capacitação da ferramenta:
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Jornal como Recurso Didático
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Instituto A Vez do Mestre
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
DANIELA DELAVECHIA CAÇADOR INTRODUÇÃO O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TANTO PARA ALUNOS, QUANTO PARA PROFESSORES TEM POR OBJETIVO.
Web e suas Ferramentas.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Transcrição da apresentação:

A Tecnologia auxiliando o trabalho do professor Rosana Romanó Mestre em Engenharia de Produção

O que é tecnologia? Tecnologia é tudo aquilo que o ser humano cria para: expandir seus conhecimentos; tornar seu trabalho mais fácil; fazer sua vida mais agradável.

O que é um weblog ou blog? O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro.

Emoticons :o) feliz/bom humor :-)(-: fingindo :-T fazer cara séria :-D sorriso :O> feliz :o) :o) :o) gargalhada :*) fazendo palhaçada :-? de lamber os lábios %-} bobagem

Internet -Características favoráveis Comunicação à distância. Ferramentas síncronas: Chat, Chat estruturado, Vídeoconferência, Áudioconferência, Icq e outros. Ferramentas Assíncronas: E-mail, Fórum , Lista de Discussão e outros.

Internet -Características favoráveis Facilidade na pesquisa. Praticidade para acessar informações, coletar diferentes tipos de mídias (imagens, sons, vídeos, textos, etc.) Atualização constante. As informações são atualizadas com velocidade infinitamente maior do que em materiais impressos.

Internet -Características favoráveis Aproveitamento melhor do tempo. O fácil acesso à informação e a velocidade comunicação otimiza melhor o tempo. E-commerce. Comprar sem sair de casa. Educação à distância. A Internet está mudando o perfil do profissional requisitado pelo mercado de trabalho Necessidade de eduçação continuada Tecnologia é a peça chave nesta transformação Auxílio na superação de dificuldades de relacionamento como a timidez.

Internet -Pontos Negativos A internet permite acesso a sites que incentivam a violência, o uso de drogas, a pornografia , a venda de produtos eróticos e a pedofilia. Os sites de hospedagem gratuita publicam todo e qualquer tipo de conteúdo, não averindo a sua veracidade. Insegurança Navegação através de identidades falsas. Possibilidade de invasão de hackers. Perda da privacidade. Isolamento

Falta de legislação A Internet não prevê nenhuma sanção para crimes virtuais como clonagem de dados bancários e de cartões de crédito, nem tampouco para publicações de conteúdos impróprios como culto ao sexo, pedofilia, incentivo ao uso de drogas, etc.

“Um novo conjunto de valores está surgindo à medida que as crianças passam a comunicar-se, brincar, aprender, trabalhar e pensar com a nova mídia.” Don Tapscott

Projeto Exponews Site: www.escolainterativa.com.br ww.trabalhodeportugues.cjb.net “Nosso objetivo era, basicamente, incentivar à percepção crítica da produção da mídia impressa para que, então, os alunos produzissem suas próprias leituras dos acontecimentos. O resultado é uma revista eletrônica com a "cara" dos nossos jovens!” Profa. Ana Beatriz

“As horas passadas na Internet não são passivas, são ativas. São horas de leitura. São horas de investigação. São horas de desenvolvimento de habilidades e solução de problemas. É tempo gasto analisando, avaliando. É tempo de conciliar os pensamentos. Tempo de escrever.” Don Tapscott

Portais Http://www.escolainterativa.com.br Canal Criativa Idade Canal Projetos

Metodologia de projetos Planejamento com apoio da tecnologia digital

Softwares educativos Motivação - Programas educacionais com visual de game; Aprendizado no ritmo individual do aluno; Desafios; Valorização da auto-estima; Interação. Quando o aprendiz está interagindo com o computador ele está manipulando conceitos de uma forma motivadora e isso contribui para o seu desenvolvimento mental. Ele está adquirindo conceitos da mesma maneira que ele adquire conceitos quando interage com objetos do mundo. O computador permite que cada aluno realize a atividade no seu ritmo individual. Há uma valorização da auto-estima quando são vencidos os desafios que que são propostos.

Construtivismo ou Construcionismo? Em ambos os alunos são desafiados à construção de ferramentas de cognição ao invés de uma aquisição de saberes e fatos sem um contexto material. O construtivismo “expressa a teoria de que o conhecimento é construído pelo aprendiz, e não fornecido pelo professor” O construcionismo “expressa a idéia adicional de que isto ocorre de forma especialmente feliz quando o aprendiz está engajado na construção de algo externo ou pelo menos compartilhável... um castelo de areia, uma máquina, um programa de computador, um livro”.

Rosana Romanó rromano@expoente.com.br rromano@uniexp.edu.br http://www.expoente.com.br http://www.uniexp.edu.br http://www.escolainterativa.com.br