O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

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Transcrição da apresentação:

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO COM O SABER

SUMÁRIO ♦ O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA A RELAÇÃO COM O SABER CONCEITUANDO O ENSINO O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA

Nos dicionários, o vocábulo escola, tanto significa o estabelecimento de ensino, quanto um conjunto de pessoas que nela trabalham ou, ainda, os seguidores de uma doutrina...

QUAL O SENTIDO DA ESCOLA, PARA: ALUNOS? PAIS? EDUCADORES? COMUNIDADE?

SUMÁRIO O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA ♦ A RELAÇÃO COM O SABER CONCEITUANDO O ENSINO O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

RELAÇÃO COM O SABER E RELAÇÃO DE SABER RELAÇÃO SOCIAL COM O MUNDO COMO CONJUNTO DE SIGNIFICADOS, COMO ESPAÇO DE ATIVIDADES E QUE SE INSCREVE NUM TEMPO. RELAÇÃO COM O OBJETO DO CONHECIMENTO. Predomínio da razão, sob o ponto de vista do aprender.

A relação com o saber é uma forma de relação com o mundo. Traduz-se em figuras do aprender:

"colocar coisas na cabeça"... Trata-se de uma relação epistêmica APRENDER UM CONTEÚDO INTELECTUAL Aprender como "colocar coisas na cabeça"... Trata-se de uma relação epistêmica com um saber-objeto.

APRENDER UM CONTEÚDO INTELECTUAL CABEÇA 'CHEIA' OU CABEÇA 'BEM FEITA?'

Aprender como capacitar-se a usar um objeto de forma APRENDER A DOMINAR UMA ATIVIDADE Aprender como capacitar-se a usar um objeto de forma pertinente. Ex: andar de bicicleta. Neste caso, o sujeito de saber está encarnado num corpo, como 'lugar' de apropriação do mundo.

APRENDER A RELACIONAR-SE Aprender a estabelecer relações consigo mesmo e com os outros. É diferente de desenvolver uma atividade. NESTA APRENDIZAGEM PREDOMINA O SUJEITO AFETIVO E RELACIONAL.

O meio é um conjunto de significados : o que era elemento do meio, torna-se recurso para o ser vivo.

INSCREVEM-SE NUM TEMPO. AS RELAÇÕES COM O MUNDO INSCREVEM-SE NUM TEMPO. Os tempos e os ritmos.

tanto é um conjunto de significados (relações de saber) como é espaço A relação do sujeito com o mundo: tanto é um conjunto de significados (relações de saber) como é espaço de atividades ( para desenvolver competências motoras) e de interações.

O MUNDO COMO ESPAÇO DE ATIVIDADES. O homem tem um corpo, energias e o mundo tem materialidade que independe do sujeito.

O MUNDO COMO ESPAÇO DE ATIVIDADES. Relacionar-se com o mundo é apoderar-se dele; é transformá-lo, por meio de atividades.

SUMÁRIO O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA A RELAÇÃO COM O SABER ♦ CONCEITUANDO O ENSINO O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

de transmitir conhecimentos. (Dic. Aurélio) Ensino é a ação de transmitir conhecimentos. (Dic. Aurélio) AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS SÃO DADOS EXTERIORES AO SUJEITO. Primazia da objetividade.

O CONHECIMENTO É O RESULTADO DE UMA EXPERTIÊNCIA PESSOAL LIGADO À EXPERIÊNCIA DE UM SUJEITO INTEGRAL. Primazia da subjetividade.

A ESTABELECER RELAÇÕES ENSINAR É LEVAR O ALUNO A ESTABELECER RELAÇÕES COM O MUNDO, COM OS OUTROS E COM ELE MESMO.

Ensinar é promover a aprendizagem dos alunos.

ANALISAR A RELAÇÃO COM O SABER. ENSINAR PRESSUPÕE ANALISAR A RELAÇÃO COM O SABER. PRESSUPÕE ANALISAR UMA RELAÇÃO SIMBÓLICA, ATIVA E TEMPORAL DE UM SUJEITO SINGULAR , INSCRITO NUM ESPAÇO SOCIAL.

0 'BOM ENSINO' REQUER: PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO RELAÇÃO COM O SABER MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO GERAL.

PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

por áreas de conhecimento? O currículo é uma grade que contém conteúdos organizados por áreas de conhecimento?

Currículo é: Um caminho “através do qual os alunos viajarão sob a liderança de um guia experiente que é, ao mesmo tempo, um companheiro” (Multieducação, p.107). O conjunto de experiências que a escola, como instituição social, põe a serviço dos alunos, com o fim de potenciar seu desenvolvimento integral (Manjón, 1997).

EM RELAÇÃO COM OUTROS SUJEITOS, CONSTRUINDO-SE EM UMA HISTÓRIA, O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO COM O SABER LEVA EM CONSIDERAÇÃO UM SUJEITO : DESEJANTE, FALANTE, ATUANTE, EM RELAÇÃO COM OUTROS SUJEITOS, CONSTRUINDO-SE EM UMA HISTÓRIA, ENGAJADO NUM MUNDO NO QUAL SE INSCREVE EM RELAÇÕES SOCIAIS.

HÁ QUE DESALOJAR O ESTATUÍDO, REVENDO NOSSO PAPEL COMO PROFISSIONAIS DA APRENDIZAGEM QUE GERAMOS NOS ALUNOS O DESEJO DE APRENDER E DE SABER!

ROSITA EDLER CARVALHO (21) 2527 5715 edler@centroin.com.br