Unicamp.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Ensaiando um ensaio.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Vestibular UEM 2012.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Metodologia Científica Divulgação de resultados
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
Professora: Rosana Santos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
CRôNICA.
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
DISSERTAÇÃO.
A ENTREVISTA.
A notícia.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Gêneros textuais diversos
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Professora Ana Carolina 2011
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Professora Aline Duarte
Produção de Texto SARESP 2011
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
Disciplina: Metodologia
Gêneros Textuais UEM.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
Redigindo a opinião do grupo.
EDITORIAL.
Textos dos media Maria Serafina Roque
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
TEXTO ENCICLOPÉDICO.
Prof. Benedito Salazar Sousa
GÊNEROS TEXTUAIS.
TIPOLOGIA TEXTUAL.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
Professor Jardson Brito
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
FICHAMENTO.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Texto expositivo & argumentativo
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Transcrição da apresentação:

Unicamp

Importante Medida preventiva continua valendo: será proibido entrar nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado e/ou sem bateria), durante a realização das provas, será eliminado do vestibular. No ano passado, 50 candidatos foram eliminados por descumprirem a regra. Fonte: http://www.comvest.unicamp.br/

A prova procura reproduzir o funcionamento do discurso no mundo real A prova procura reproduzir o funcionamento do discurso no mundo real. Para que um texto seja bem sucedido em seus propósitos, o autor deve ter uma experiência de leitura e delinear um projeto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser atingidos por meio da formulação escrita. A avaliação dos textos produzidos levará em conta as condições propostas na atividade: as propriedades do gênero, os participantes da interlocução, o propósito (tendo em vista o tema, a motivação e as instruções), a leitura e a articulação entre as partes do texto.

Assim, o candidato deve, no desenvolvimento das duas tarefas, atender a requerimentos relacionados: 1) ao gênero e à interlocução: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das tarefas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados. 2) ao propósito: o candidato deve cumprir o propósito da tarefa que está sendo solicitada, observando o tema, a motivação e as instruções de elaboração do texto.

3) à leitura: é esperado que o candidato estabeleça pontos de contato com o(s) texto(s) fornecido(s) em cada tarefa. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes do(s) mesmo(s) em forma de colagem.

4) à articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua. Fonte: http://www.comvest.unicamp.br/

Retextualização Produção de texto moderna. A partir de um gênero, criar um outro . Para isso, deve-se compreender globalmente o texto original,porque nele está o conteúdo do gênero a ser produzido. Exemplos: de uma crônica faz-se uma notícia; de uma reportagem, um depoimento; de uma receita culinária, um conto.

Aposta Com certeza: gênero predominantemente argumentativo. Provavelmente: gêneros injuntivos, narrativos ou expositivos.

Imagem do interlocutor A UNICAMP certamente pedirá que seja produzido um gênero em que as imagens dos interlocutores devem ser criadas. Portanto, atenção a cartas, depoimentos, “fale conosco” e comentários.

Levantamento sobre as propostas da Unicamp

Cartas Lembre-se da estrutura da carta: Local e data Vocativo Corpo da carta Despedida Assinatura Linguagem formal sempre

Carta do leitor X Carta ao leitor Carta do leitor: geralmente argumentativa, circula em jornais e em revistas, já que o leitor a envia para manifestar seu ponto de vista sobre matérias que leu; Carta ao leitor: também chamada de editorial, artigo de opinião em que se discute uma questão ou assunto, apresentando-se o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe. Não vem assinado, diferentemente dos artigos de opinião.

Carta aberta Carta em que o interlocutor se dirige publicamente a alguém por meio dos órgãos de imprensa. Estrutura parecida com a carta pessoal, mas , na maior parte das vezes, é argumentativa. Tem título. Local e data podem vir no início ou no final.

Em relação ao conteúdo, identificamos na carta aberta: Os verbos são empregados no presente do indicativo ,na 1ª ou 3ª pessoa. Em relação ao conteúdo, identificamos na carta aberta: a exposição clara dos objetivos da publicação; a denúncia de um problema; a proposta ou a reivindicação de soluções; a apresentação de argumentos; o uso de linguagem persuasiva.

Outros tipos de Carta De reclamação/de solicitação: procura, por meio da rememoração de alguns fatos, reclamar direitos ou solicitar resoluções para problemas. O autor mostra o que está errado e reclama/solicita a solução. Convite: se for pedida, será uma carta em que o autor direciona um convite a um leitor. Nesse caso, o texto deve ser convincente/persuasivo, já que os convites são como cartões de propaganda/visita do autor. E-mail: utilizar-se-á a mesma estrutura da carta, porém, com algumas diferenças. Observe se há uma folha diferenciada. Seu e-mail deve apresentar assunto, vocativo com saudação, texto, despedida.NÃO SE DEVE ASSINAR TEXTO NENHUM, A MENOS QUE O PAS O COLOQUE NA SITUAÇÃO DE UM PERSONAGEM ESPECÍFICO.

Gêneros jornalísticos Editorial DEFINIÇÃO: Gênero discursivo que visa apresentar o ponto do vista do veículo de comunicação do qual faz parte, bem como mostrar as matérias que compõem do jornal ou da revista. Na revista, costuma ser voltada para a apresentação, enquanto no jornal se assemelha mais a um artigo de opinião impessoal.

Artigo de opinião O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto o escritor , além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que pode identificar a autoria e desclassificar o candidato.

Crônica Predominantemente narrativo; Rápido, leve; Fato corriqueiro; Pode apresentar crítica; Economia na descrição de cenário e de personagens; Brevidade, clareza, concisão; Assunto de natureza não ficcional; Aproximação da oralidade.

Notícia Narrativo ou expositivo Manchete Olho ou subtítulo Lide (resumo das informações) Desenvolvimento

Entrevista Título Introdução = apresentação do veículo e criação da imagem do entrevistado. Leve em consideração o público-alvo para direcionar os questionamentos. Perguntas= coloque no lugar do entrevistador. O interessante é que você já tem as respostas, assim é só elaborar as perguntas. Respostas= as respostas do entrevistado não precisam ser apresentadas fielmente ao que está exposto na carta. O importante é encontrar a essência.

Manifesto Varia conforme o estilo dos manifestantes, o público-alvo e o instrumento de divulgação. Quando divulgado em jornais, revistas e/ou até mesmo na Internet, atribui-se o padrão formal da língua.no vestibular, sempre no padrão formal. Título – Revela de modo sintético a ideia, o pensamento apresentado. Corpo do texto – Retrata de modo claro o posicionamento dos autores em questão, acompanhado dos argumentos convincentes que o justificam. Local, data e assinatura dos manifestantes.

Deixe bem claro: O problema discutido; A análise pessoal do autor a respeito do problema; Os argumentos-chaves que justificam a escrita do manifesto. Possíveis soluções para o problema, as quais podem vir marcadas por marcadores.

Relato pessoal DEFINIÇÃO: O relato constitui-se de um gênero base para outros, pois se trata de um texto de caráter pessoal, escrito em 1ª pessoa e, normalmente, não possui um interlocutor específico a não ser o próprio autor, como ocorre nos diários. Entretanto, pode-se encontrar no cotidiano relatos que visam, na verdade, a apresentar uma versão pessoal sobre um fato para outras pessoas. São exemplos desse gênero os subgêneros depoimento, diário, blog.

Texto Enciclopédico DEFINIÇÃO: É um gênero discursivo que apresenta de maneira organizada e sistemática as informações básicas sobre determinado conteúdo do conhecimento humano. A finalidade desse gênero discursivo é registrar e difundir o conhecimento acumulado, por meio da criação de uma obra de referência – a enciclopédia – que pode ser consultada por qualquer pessoa. Exemplo: verbete

Resumo O RESUMO deve responder a duas perguntas: O que o autor pretende demonstrar? De que trata o texto ? Portanto, devem constar do RESUMO : O assunto do texto O objetivo do texto A articulação das ideias As conclusões do autor do texto objeto do resumo. Importante: não há título em resumo.

É importante ficar atento ao encadeamento das ideias!!!!!!!! Sendo um TEXTO CONCISO, o resumo deve ser redigido: em linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessárias (adjetivos e advérbios) . evitando a repetição de frases inteiras do texto original (a serem sintetizadas e não transcritas). respeitando a ordem em que as ideias ou fatos são apresentados. É importante ficar atento ao encadeamento das ideias!!!!!!!!

E mais... Gêneros da internet, como Fale conosco, comentários de fórum, de blog, de notícia, mensagem do Facebook, tweet, são muito queridos pela UNICAMP. Leia muito bem a proposta e faça tudo o que foi pedido. Boa prova!