Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Jogos desportivos coletivos:
Avaliação Psicomotora
O FUTSAL.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JOGO
Jogo do Boliche.
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
Basquete.
ANÁLISE SOBRE AS DIVERSAS MANEIRAS DE JOGAR FUTEBOL
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
PSICOMOTRICIDADE.
Brincadeiras infantis
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolvimento motor
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Metodologia de Ensino do Futsal
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
VERSATILIDADE DOS ATLETAS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Princípios e Fundamentos Técnicos.
O esporte é Handebol? Fone:
Equipe responsável pela produção
ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Trabalho de Educação Física
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Atividade complementar 04
Voleibol.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Matriz de avaliação processual
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6° Ano Jogo: Iniciação na prática dos jogos esportivos

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos É por intermédio do movimento que o ser humano age sobre o meio ambiente para alcançar objetivos desejados ou satisfazer suas necessidades e aprender sobre o meio social em que vive. (1) Imagem: James Emery / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Vamos entender melhor!

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos O desenvolvimento motor é entendido como as “alterações progressivas de comportamento motor no decorrer do ciclo da vida [...]”. (GALLAHUE E OZMUN, 2005) Imagem: Keith Allison / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Imagem: Kyle Flood / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Imagem: Libby A. Baker / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Imagem: Kirill Braga / Кирилл Брага / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Anton Nossik / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. Embora as alterações motoras ocorram ao longo da vida do indivíduo, é na infância que ocorre a aquisição do repertório motor que servirá de base para as outras fases. (2)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos É na infância que a criança adquire o domínio de seu corpo em diversas posturas, aprende a se locomover pelo ambiente de diferentes formas e a manipular variados tipos de objetos. (SANTOS et al, 2004) Imagem: Marília Melhado / GNU Free Documentation License.

nível socioeconômico; vivências motoras. EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Porém, o desenvolvimento motor é influenciado por diversos fatores, como: maturação; nível socioeconômico; vivências motoras. Esta última é um dos fatores mais importantes para a aquisição das habilidades motoras. (3)

Observe as duas imagens abaixo sobre as formas de lazer das crianças: EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Observe as duas imagens abaixo sobre as formas de lazer das crianças: Agora responda: em qual dessas imagens as crianças podem apresentar um maior acervo motor? Por quê? Imagem: Marisa Ravn / GNU Free Documentation License. Imagem: Mass Communication Specialist 2nd Class Kathryn E. Macdonald / U.S. Navy  / United States public domain.

Vamos continuar com um esquema sobre a importância do jogo! EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Se você respondeu letra B, acertou! Quanto mais experiências motoras você vivenciar, melhor vai ser o seu acervo motor. Vamos continuar com um esquema sobre a importância do jogo! Imagem: Mass Communication Specialist 2nd Class Matthew D. Leistikow / U.S. Navy / United States public domain.

Atividades lúdicas e criativas Exploração e descoberta de movimentos EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Jogos Experiências motoras Atividades lúdicas e criativas Exploração e descoberta de movimentos Aprendizagem das habilidades motoras fundamentais (locomoção, manipulação e equilíbrio) Essenciais para a prática esportiva e para a vida cotidiana

Mas, como tudo isso acontece? EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Mas, como tudo isso acontece? Primeiro vamos entender o que é jogo e esporte, para depois compreender o que são jogos esportivos e a importância deles na sua formação. Vamos continuar? Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Jogos são atividades cujo fim é a diversão e o entretenimento dos participantes que interagem entre si, com regras socialmente (pré) estabelecidas pelos participantes, as quais podem ser recriadas a qualquer momento, de acordo com o interesse dos participantes. (1) Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Imagem: Photographer's Mate 2nd Class Jonathan Kulp / U.S. Navy / United States public domain. Imagem: James Emery / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Os jogos promovem o desenvolvimento de habilidades práticas e psicológicas, contribuindo simultaneamente para o estímulo mental e físico. Por isso, além de proporcionar entretenimento e diversão, podem desempenhar um papel educativo. (4)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos O esporte é um jogo regido por regras próprias institucionalizadas que devem ser seguidas pelos seus participantes. Nele, a técnica, a tática e atitudes de seus integrantes são controladas via mecanismos também institucionais. (5) Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos De acordo com Kunz (2006), o esporte de alto rendimento possui princípios básicos, quais sejam “sobrepujanças” e “comparações”. Esses princípios trazem, por consequência, os “processos de seleção, da especialização e da instrumentação”, propiciando que as técnicas corporais, assim como a organização do espaço físico e o material utilizado sejam cada vez mais normalizados e padronizados. Imagem: Tony Esopi / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Já os jogos esportivos (ou jogos pré-desportivos) são aqueles cujo objetivo principal é ensinar os movimentos básicos das modalidades esportivas. Imagem: Pshocker / Domínio Público. Imagem: Rodrigo Morales Corrales / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. O objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e as principais regras são esclarecidos antes do início do jogo. (6)

atividade com caráter recreativo; EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Portanto, os jogos esportivos apresentam as seguintes características: (6) atividade com caráter recreativo; necessidade de ações coletivas e interação com os participantes; flexibilização dos objetivos; flexibilização das regras; flexibilização dos espaços; flexibilização da duração; flexibilização de jogadores; proximidade com as modalidades esportivas institucionalizadas.

Teste seu conhecimento a respeito dos jogos esportivos! EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Teste seu conhecimento a respeito dos jogos esportivos! Vocês deverão relacionar a primeira coluna (jogos esportivos) com a segunda (modalidade esportiva) correspondente. Vamos lá?! Imagem: Mass Communication Specialist 2nd Class Matthew D. Leistikow / U.S. Navy / United States public domain.

Modalidades esportivas EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Jogos esportivos Jogo do espião Handegol Futsal em duplas Queimada Relojinho Volençol Derrubando cones Pega-pega Modalidades esportivas Futebol Voleibol Handebol Basquetebol Atletismo Futsal Adaptado do site: http://www.slideshare.net/evandrolhp/jogos-pre-desportivos-na-escola Acesso: 13 jul. 2012.

Os jogos esportivos na escola EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Os jogos esportivos na escola têm como base a inclusão social; são baseados na cultura corporal; possibilitam condições para que a criança e o adolescente, em formação, passe adequadamente por um desenvolvimento humano de sua capacidade física, cognitiva, espiritual, moral, ética, social e política; evitam restringir as aulas de Educação Física à formação de atletas. (7) Imagem: Marcello Casal Jr/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Que interessante! Então, nos jogos esportivos todos podem participar. É só adaptar as regras! Além disso, os valores como respeito, companheirismo, honestidade, entre outros, são reforçados nos jogos! Vamos nessa? Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Nas últimas décadas, tem proliferado a participação de crianças em atividades esportivas, seja em atividades na escola, como lazer ou mesmo rendimento. (8) Imagem: Derek Jensen / Domínio Público.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Para a iniciação na prática dos jogos esportivos, é preciso conhecer suas habilidades, identificar suas necessidades motoras, analisar o que é ou não de seu interesse e todas as suas possibilidades através dos jogos. (8) Haja criatividade, professora! Esses jogos vão permitir que eu realize vários movimentos! É isso aí! Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Além disso, os jogos esportivos podem promover muitos benefícios para sua formação integral, como por exemplo: melhoria do desempenho corporal e motor; aspectos relacionados à cooperação, convivência, participação, inclusão, satisfação; e ainda contribui para o desenvolvimento bio-psico-social nas faixas etárias posteriores. (3) Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

atividades adequadas a sua faixa etária; EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Lembre-se! Para que os programas de iniciação aos jogos esportivos contribuam para o seu desenvolvimento integral, algumas situações devem ser respeitadas, por exemplo, (3) atividades adequadas a sua faixa etária; respeito ao seu nível de desenvolvimento; maior número de experiências e vivências proporcionadas. Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Krebs (1995) destaca que o treinamento e a participação competitiva de crianças têm sido uma réplica ou adaptação do esporte de alto rendimento, ocasionando, muitas vezes, frustração, perda de tempo, de dinheiro e até mesmo prejuízo à saúde. Imagem: BohPhoto / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Por isso, é tão importante você iniciar a prática esportiva através dos jogos esportivos, os quais irão oferecer condições necessárias para aprendizagens futuras.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Portanto, para que você tenha uma vida esportiva prolongada, podendo chegar até ao esporte de alto rendimento, torna-se necessário que suas experiências motoras e de iniciação esportiva sejam positivas, tanto do ponto de vista psicomotor quanto das dimensões afetivas, sociais e cognitivas. (8) Imagem: Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2

Extra Jogos esportivos a serem realizados EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Extra Jogos esportivos a serem realizados Caracterização das atividades Atividades Atividade pré-desportiva dos quatro esportes mais populares Caçador de esportes Atividade-pré desportiva referente à modalidade de futsal Futsal de mão Atividade pré-desportiva referente à modalidade de basquetebol A torre modalidade de voleibol Voleibol de fronha Futsal em duplas modalidade de handebol Quem passa mais ganha (jogo dos 10 passes) Voleibol no escuro Adaptado de Caldat (2009) Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2060-8.pdf; Acesso em: 15 Jul. 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Caçador de Esportes Desenvolvimento: todo participante estará munido de uma bola (várias modalidades), ficando todos espalhados pela quadra. Dois ou mais alunos serão os caçadores de esportes ficando sem bola. Ao sinal do professor, os participantes terão que fugir conduzindo a sua bola de acordo com a modalidade esportiva que se refere à bola, bola de basquete: quicando; voleibol, toques e manchetes; handebol: quicando; futsal: driblando com os pés, fazendo embaixadinha, entre outros. Cada jogador munido de sua bola deverá evitar que o caçador pegue. O jogador que perder a bola passará a ser o caçador e este não poderá tirar a bola daquele que antes o havia tirado. (AWAD, 2006)

determinar um placar para se encerrar o jogo. (AWAD, 2006) EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Futsal de Mão Desenvolvimento: estipula-se a quadra de futsal para a realização do jogo, formam-se duas equipes de até 10 jogadores cada. O jogo consiste em fazer gol conduzindo a bola com as mãos, na trave do adversário. A bola deve ser conduzida, e não erguida, mantendo sempre contato com o solo. Será vencedora a equipe que conseguir marcar o maior número de gols em um determinado tempo, ou ainda se pode determinar um placar para se encerrar o jogo. (AWAD, 2006)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos A Torre Desenvolvimento: 1º - Numa quadra de futsal, são colocadas as duas banquetas, uma em cada lado, a uns seis metros da linha de fundo. Ao seu redor, é traçado um circulo de dois metros de circunferência. 2º - Formam-se dois grupos, cada equipe envia um participante ao campo adversário para ser a torre, subindo na banqueta. Sorteia quem sai com a bola. 3º - Os participantes podem passar a bola com as mãos entre si, porém, não poderão andar com ela, apenas pode trabalhar com o pé de apoio, ou ir quicando com ela, porém, caso a quiquem, após parar, deverão passá-la. 4º - Sempre que um participante conseguir passar a bola para sua torre, sem derrubá-la, ganha um ponto. A torre não pode descer da banqueta nem os participantes poderão entrar no circulo. (2002, Editora Paramón Ediciones, S.A.)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Voleibol de Fronha Desenvolvimento: Essa atividade depende de todos os componentes da equipe e principalmente da cooperação de cada dupla, a qual mantém esticada uma fronha ou o material selecionado, segurando-a pelas extremidades. A recepção e a posse da bola se fazem com a fronha. Cada time deve obrigatoriamente passar a bola por, pelo menos, três duplas de sua equipe para depois lançá-la para o campo adversário. Caso a bola toque o chão ou não passe da rede, será ponto do adversário. A dupla que está com a posse da bola na fronha não pode caminhar, contudo, as demais duplas podem se movimentar livremente. (AWAD, 2006)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Futsal em Duplas Desenvolvimento: o jogo é similar ao futsal convencional, no entanto, os participantes ficam unidos em pares segurados pelas mãos (podem-se formar os pares com dois meninos, ou duas meninas, ou ainda misto). Os jogadores têm por finalidade fazer o gol com os pés, mas não se pode, em momento algum, soltar as mãos. Eles podem driblar, passar a bola um para o outro ou ainda para seus companheiros de equipe. Os goleiros devem se encontrar também em duplas para fazerem a defesa. O espaço utilizado será a quadra de futsal (Adaptação do jogo “Futebol Maluco de Pais e Filhos” de: AWAD, Hani, 2006).

Quem Passa Mais, Ganha (jogo dos 10 passes) EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Quem Passa Mais, Ganha (jogo dos 10 passes) Desenvolvimento: 1º Numa quadra de handebol, formam-se duas equipes de até 10 participantes. 2º Os participantes devem passar a bola entre si com as mãos, porém não poderão andar com ela. Inicia-se com uma equipe passando a bola para seus companheiros; sempre que seu companheiro conseguir pegar a bola deve iniciar a contagem, indo até 10; a cada 10 passes, conta-se um ponto para a equipe. A equipe adversária deverá tentar tomar a bola; caso consiga, começa uma nova contagem indo sempre até 10, e assim sucessivamente. Pode-se estipular um placar ou ainda o jogo pode ser por um tempo estipulado.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Voleibol no Escuro Recurso material: uma rede de vôlei ou corda revestida com uma lona preta que impossibilite a visualização da equipe adversária. Desenvolvimento: joga-se livremente, sem se preocupar com a qualidade de toques. A finalidade principal é fazer a bola cair dentro do campo adversário ou toque em um dos jogadores e vá para fora da quadra ou espaço demarcado. A pontuação se dá conforme as regras do voleibol. (AWAD, 2006).

Referências EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Jogo: iniciação na prática dos jogos esportivos Referências AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. 2ª ed. Editora Fontoura, 2006. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005. SANTOS, S. et al. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos de coordenação. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, ago. 2004. KREBS, R.J. Desenvolvimento humano: Teorias e estudos. Santa Maria:Casa Editorial, 1995. KUNZ, E. Transformação ditádico-pedagógica do Esporte. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2006. * Sites consultados: disponíveis nos hiperlinks.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   2 James Emery / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hopscotch_de_Cubanese.jpg 05/09/2012 3-A Anton Nossik / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Breastfeeding_a_baby.JPG 06/09/2012 3-B Kirill Braga / Кирилл Брага / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:RIAN_archive_916566_Volgograd_holds_first_baby_crawling_contest.jpg 3-C Kyle Flood / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Baby_diaper.jpg 3-D Libby A. Baker / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kid_playing_soccer.jpg 3-E Keith Allison / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:MikeReid.jpg 4 Marília Melhado / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:CRIANCA.jpg 6-A Marisa Ravn / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barnpaapc.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   6-B Mass Communication Specialist 2nd Class Kathryn E. Macdonald / U.S. Navy  / United States public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_110614-N-SH953-505_Sailors_assigned_to_USS_Constitution_watch_a_child_run_through_a_hula_hoop_at_the_YMCA_fitness_challenge_during_Chattano.jpg 06/09/2012 7 Mass Communication Specialist 2nd Class Matthew D. Leistikow / U.S. Navy / United States public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_071014-N-5330L-044_Participants_pass_mile_11_in_the_Naval_Station_Norfolk_Fleet_Week_Half_Marathon.jpg 9, 10,12, 19, 21-A, 21-B, 22, 25 Talking head clipart / Linuxerist e Wiggy! / Disponibilizado por Dani / GNU Free Documentation License, version 1.2 http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File:Talk_face.svg&page=1 26/09/2012 11-A Photographer's Mate 2nd Class Jonathan Kulp / U.S. Navy / United States public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_060316-N-2420K-072_A_child_from_the_Matanda_Elementary_School_kicks_a_soccer_ball_to_Boatswain%27s_Mate_2nd_Class_German_Rengiformata,_assigned_to_the_submarine_tender_USS_Emory_S._Land_(AS_39).jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   11-B James Emery / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hopscotch_de_Cubanese.jpg 06/09/2012 13 Tony Esopi / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:PGE_voley_2011-12_01.jpg 14-A Pshocker / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Go-cart_STREET_PLAY.jpg 14-B Rodrigo Morales Corrales / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Costa_Rica_Puntarenas_Niños_jugando_en_la_calle.jpg 16 Mass Communication Specialist 2nd Class Matthew D. Leistikow / U.S. Navy / United States public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_071014-N-5330L-044_Participants_pass_mile_11_in_the_Naval_Station_Norfolk_Fleet_Week_Half_Marathon.jpg 18 Marcello Casal Jr/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parapan-Volei.JPG 20 Derek Jensen / Domínio Público. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Youth-soccer-indiana.jpg 24 BohPhoto / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_soccer_elbow.jpg