PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMARÉ - SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Comissão de Assistência Social – COAS
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
O campo da Psicologia no CRAS
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Projetos Financiados em 2010
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
Sistema Único de Assistência Social
Rio Mulher.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Wilma Maria de Faria Governadora.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Rede de atenção Intersetorial
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
TransFormação: Habilidades para Produtividade
SAÚDE MATERNO INFANTIL
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Prefeitura Municipal de Unaí Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO DO SOCIAL E CIDADANIA.
Apresentação Diagnóstico Social
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
ÁREA SOCIAL Grupo. 1) Emprego e renda 1. Implantar um Centro de Apoio as famílias para a geração de emprego e renda (qualificação, inserção no mercado.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Centro de Referência de Assistência Social
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMARÉ - SP Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social

HISTÓRIA DE SUMARÉ A origem de Sumaré, prende-se à expansão cafeeira o Século XIX. A necessidade de baratear o custo do transporte do café levou os fazendeiros a construírem ferrovias . Em 1875 foram inauguradas as estações de Santa Bárbara e de Rebouças, a caminho de Rio Claro . Ao redor da estação ferroviária começa a surgir o núcleo do povoado que mais tarde será Sumaré. Nos anos 40 a povoação tinha cerca de 6.000 habitantes. Nos anos 50 Sumaré começou a crescer rapidamente, em função do processo de interiorização das indústrias, a partir da capital paulista. Empresas nacionais e estrangeiras se instalaram no município, atraindo milhares de migrantes, responsáveis por uma explosão demográfica nos anos setenta com crescimento superior a 300%.

DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO Área: 156km² População: 238.000 habitantes Altitude média: 599 m em relação ao nível do mar Clima: média de 20º Topografia: Colinosa Distâncias: São Paulo................................ 125Km Campinas................................ 25km Americana............................... 20km Paulínia................................... 18km Nova Odessa.......................... 6km Brasília.................................... 965Km Piracicaba............................... 50Km Hortolândia.............................. 9km Santa Bárbara D’Oeste........... 26km

Locais de atendimento da Proteção Social Básica e Especial Diretamente CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – Casa da família; CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social Indiretamente Na Rede de Proteção Social, que é o trabalho em parceria com as entidades, associações e o serviço público.

Mapa de Sumaré Localização do C.R.A.S. e dos C.R.A.S.S.

O Município de Sumaré conta com: 0l - CRAS- Centro de Referência de Assistência Social e 12 - CRASS – Centro Regional de Assistência Social de Sumaré É unidade pública estatal; Localização em áreas de maior vulnerabilidade social; É responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica a famílias em situação de vulnerabilidade social; É unidade efetivadora da referência e contra-referência do usuário na rede sócio assistencial do SUAS; É referência para os serviços das demais políticas; É a unidade que organiza a vigilância social em sua área de abrangência; Concretiza o direito sócio assistencial na área de abrangência quanto à garantia de acesso aos serviços de proteção social básica com matricialidade sócio-familiar e ênfase no território de referência; É ¨porta de entrada¨dos usuários à rede de proteção social básica do SUAS.

Equipe de trabalho do CRAS e dos CRASS Coordenador Assistente Social Psicólogo Professor de Educação Física Professor I Instrutor de Cursos Auxiliar Administrativo Recepcionista Faxineiro Monitor Motorista Estagiários

CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Unidade pública estatal de prestação de serviços especializados e continuados; Atende a indivíduos e famílias com seus direitos violados; Promove a integração de esforços ,recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para seus usuários; Envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.

Conselhos A sociedade civil participa da elaboração e da gestão das políticas públicas, principalmente por meio dos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional. Uma política é pública como as decisões tomadas são públicas e não privadas. Quando ela ajuda a construir o interesse público. Ela não é dada naturalmente, tem que ser debatida, construída e agregar a maior diversidade possível de setores da sociedade para garantir direitos. É a partir do debate e da definição de critérios públicos que a melhor decisão é tomada e que a política poderá ser implementada e avaliada.

Conselhos de Sumaré CMAS – Conselho Municipal da Assistência Social; CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; CMDS – Conselho Municipal da Saúde; CMDE – Conselho Municipal de Educação; CMDPD – Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência; CMI – Conselho Municipal do Idoso; CMDM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; CONSEA – Conselho Nutricional de Segurança Alimentar; CMOP – Conselho Municipal do Orçamento Participativo. Conselho Tutelar

Rede de proteção social- ONGs da área da Assistência Social - parceiras Entidades habilitadas conforme a política de assistência social, que fazem parte do Conselho Municipal de Assistência Social Associações Amigos de Bairro Associação Assistencial Vô Chiquinha Associação Pestalozzi de Sumaré APAE – Associação de Pais Amigos dos Excepcionais de Sumaré CCI - Centro de Convivência Infantil – Criança Feliz Instituto Assistencial PIO XII – Creche e Ação Pela Vida Instituto de Promoção de Menor de Sumaré Sociedade de Filantropia Comunitária – Sofic SHD - Sociedade Humana Despertar Sociedade Beneficente São Judas Tadeu Centro Educacional Rebouças

Manual de Recursos Elaborado pela SIADES – Secretaria de Inclusão, Assistencia e Desenvolvimento Social, vem de encontro à necessidade de trabalhar com a Rede Socioassistencial de proteção básica e especial promovendo a inserção do indivíduo e da família nos serviços de Assistência Social, seja local, municipal ou intermunicipal, visando acesso rápido aos recursos.

Outros Recursos da Rede PSF-Programa de Saúde de Família – 13; UBS-Unidade Básica da Saúde – 19; Pronto Socorro - 01; Escola Estadual - 65 ; Escola Municipal de Educação Infantil – 22; Escola Municipal de Educação Fundamental – 13; Escola Municipal de Ensino Médio – 01; Comunicação (rádio, jornal, TV e correio); Grupos de Apoio (A.A., NA,) OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público; Segurança (Guarda Municipal, Policia Militar, Defesa Civil, Polícia Civil, Delegacia da Mulher); Cartório Eleitoral e de Registro Civil; Centro de Referência da Mulher vitimizada; Centro de Ressocialização; Cultural (Biblioteca, Associação Cultural); Entre outros.

SUMARÉ ABRAÇA SEUS IDOSOS API – Atenção a Pessoa Idosa GIRASSOL - Atendimento ao Idoso Acamado VIDA NOVA – Atenção a Acamados de 18 a 100 anos PROJETO 3º IDADE – Atende a pessoas a partir de 50 anos BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA - Benefício financeiro à pessoas idosas e portadores de deficiência.

SUMARÉ CUIDANDO DE SEU FUTURO CRIANÇAS E ADOLESCENTES PAC – Programa de Atenção a Criança de 0 a 6 anos e suas famílias PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de 7 a16 anos TRAMPOLIM – Atendimento a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos em situação de risco AGENTE JOVEM DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO – Protagonismo juvenil, de 15 a 17 anos AÇÃO JOVEM – Reingresso a escola, de 15 a 24 anos GERAÇÃO XXI – Eco-Empreendedorismo, de 14 a 18 anos VIVALEITE – Atende a crianças de 0 a 7 anos com deficiência nutricional PPD – Proteção Social e Inclusão de Pessoa com Deficiência e sua Família ESPERANÇA – Atenção a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos

SUMARÉ VALORIZANDO AS FAMÍLIAS PAIF – Programa de Atenção Integral à Família PAI – Programa de Auxílio Integrado às Associações de Bairro FORTALECIMENTO A FAMÍLIA – Fortalecimento das famílias e inclusão em cursos de iniciação profissional FRENTE DE TRABALHO – Programa de Incentivo ao Trabalho e Requalificação Profissional PLANTÃO SOCIAL – Serviço de orientação e apoio sócio-familiar ACOLHIMENTO A MORADORES DE RUA – Orientação e encaminhamento a programas de apoio. RECAMINHOS/ SENTINELA – Combate ao Abuso e Exploração Sexual. CASA DIA/SOL – Atendimento a drogaditos BOLSA FAMÍLIA – Promover a emancipação das famílias mais pobres do município MIGRANTE – Capacitação a população migrante em vulnerabilidade social RENDA CIDADÃ – Fortalecimento das famílias e acompanhamento com reuniões sócio-educativas. NÚCLEOS CRASS (Centro Regional de Assistência Social de Sumaré) – atendimento e encaminhamentos diversas à população sumareense

SUMARÉ PROMOVENDO SUSTENTABILIDADE CAPACITAÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA PÃO DA VIDA – Panificação COSTURANDO A CIDADANIA – Patchwork TESOURA DE OURO – Cabeleireira MÃOS DE FADA – Manicure TECENDO ARTE – Tear Manual MIMOS – Arte com Miçangas PISE LEVE – Confecção de Chinelos AGULHAS MÁGICAS – Corte e Costura CHÁ DA VOVÓ – Horta Medicinal H2 ORTA – Hidroponia PONTO A PONTO – Bordado e Crochê

OFICINAS DA SOLIDARIEDADE DOCE SABOR – Cozinha HIGIFRALDAS – Confecção de Fraldas PISE LEVE – Confecção de Chinelos MAGIAS DA LUZ – Confecção de Esculturas e Artes

PROJETO SÓCIO – AMBIENTAL SEMEAR – Atividades Sócio-Ambientais

“Promovendo cada vez mais e melhor a Final “Promovendo cada vez mais e melhor a inserção das famílias na verdadeira sustentabilidade das mesmas com a tão sonhada melhoria da qualidade de vida e resgate da verdadeira cidadania” Prof.ª Rita de Cássia Rosa Pinto