Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU.

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Transcrição da apresentação:

Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O URM REQUER QUE PACIENTES RECEBAM AS MEDICAÇÕES APROPRIADAS PARA SUAS NECESSIDADES CLÍNICAS, EM DOSES ADEQUADAS PELAS SUAS INDIVIDUALIDADES, POR UM ADEQUADO PERÍODO DE TEMPO, E COM CUSTO REDUZIDO PARA ELES E SUA COMUNIDADE. WHO CONFERENCE AT NAIROBI 1985

É O PROCESSO QUE COMPREENDE A PRESCRIÇÃO APROPRIADA, A DISPONIBILIDADE OPORTUNA E A PREÇOS ACESSÍVEIS, A DISPENSAÇÃO EM CONDIÇÕES ADEQUADAS E O CONJUNTO DE DOSES INDICADAS, NOS INTERVALOS DEFINIDOS E NO PERÍODO DE TEMPO INDICADO DE MEDICAMENTOS EFICAZES, SEGUROS E DE QUALIDADE PORTARIA N° 3.916/98 ANVISA USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

QUEM PRECISA CONHECER? PRESCRITORES DENTISTAS E MÉDICOS DISPENSADORES ENFERMEIROS E FARMACÊUTICOS ONDE APRENDER ? NA ESCOLA !!! ENFERMAGEM, FARMÁCIA, MEDICINA, ODONTOLOGIA DIVERSOS NÍVEIS GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO CONTINUADA

JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DO URM A MAIORIA DAS ESCOLAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE NÃO POSSUI EM SEU CURRÍCULO A DISCIPLINA DE TERAPÊUTICA NÃO HÁ ORIENTAÇÃO DE COMO SELECIONAR MEDICAMENTOS OS ALUNOS NÃO RECEBEM TREINAMENTO DE COMO PRESCREVER E DE COMO DISPENSAR

CONSEQUÊNCIAS PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS COM EFICÁCIA DUVIDOSA EXCESSO DE MEDICAMENTOS POR PRESCRIÇÃO EXPOSIÇÃO DO PACIENTE A REAÇÕES ADVERSAS VULNERABILIDADE DO PROFISSIONAL À PROPAGANDA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

CONSEQUÊNCIAS GASTOS DESNECESSÁRIOS DE VERBAS PÚBLICAS E PRIVADAS COM MEDICAMENTOS E COM TRATAMENTO DE REAÇÕES ADVERSAS AUSÊNCIA DE CONCORDÂNCIA ENTRE O PRESCRITOR E O PACIENTE BAIXA ADESÃO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS AUSÊNCIA DA CULTURA DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS

O DESAFIO DE MELHORAR O USO DE MEDICAMENTOS RAZÃO ERROS DE PRESCRIÇÃO OU REAÇÕES ADVERSAS DE MEDICAMENTOS DETERMINAM MORTE 1100 PESSOAS INGLATERRA E GALES PESSOAS ESTADOS UNIDOS 2925 PESSOAS/ANO - CANADÁ BMJ 2002; 324: 930-1

O DESAFIO DE MELHORAR O USO DE MEDICAMENTOS REDUÇÃO DA CONFIANÇA EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE AUMENTO DE MORBIDADE E MORTALIDADE AUMENTO DE CUSTOS DE TRATAMENTO (INDIVIDUAL, INSTITUCIONAL E GOVERNAMENTAL) DESGASTE PARA O SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE CONSEQÜÊNCIAS DE ERROS DE PRESCRIÇÃO BMJ 2002; 324: 930-1

Friedman MA et al. JAMA 1999; 281:1728–34 CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SEGURANÇA DE UM NOVO FÁRMACO ANTES DA COMERCIALIZAÇÃO A MAIORIA DOS FÁRMACOS SÃO APROVADOS PELO FDA COM 1500 EXPOSIÇÕES DE PACIENTES O EFEITO TÓXICO DE ALGUNS FÁRMACOS SÓ APARECE QUANDO AUMENTA O NÚMERO DE EXPOSIÇÕES OU O TEMPO DE USO PARA FÁRMACOS COM TOXICIDADE RARA MAIS DO QUE PACIENTES DEVEM SER EXPOSTOS PARA APARECER UM SINAL, I.E, DEPOIS DO FÁRMACO SER COMERCIALIZADO

Institute of Medicine, National Academy Press, 2000 Lazarou J et al. JAMA 1998;279(15):1200–1205 Gurwitz JH et al. Am J Med 2000;109(2):87–94 EFEITOS ADVERSOS DE MEDICAÇÕES (EAM) MORTES / ANO EAM 4 a CAUSA DE MORTE, NA FRENTE DE DOENÇAS PULMONARES, DM, AIDS, PNEUMONIA, MORTES POR ACIDENTES TAXA DE PACIENTES AMBULATORIAIS COM EAM - DESCONHECIDA TAXA DE PACIENTES EM ASILOS COM EAM / ANO MAIS DE 2 MILHÕES DE GRAVES EAMS / ANO

Schappert SM. Nat. Center Health Statistics. 1999, Series 13 No. 143 National Association of Chain Drug Stores Jacubeit T et al. Agents Actions Suppl 1990;29:117–125 POR QUE HÁ TANTOS EAM? 2/3 DAS CONSULTAS RESULTAM EM PRESCRIÇÕES 2.8 BILHÕES DE PRESCRIÇÕES PARA PACIENTES AMBULATORIAIS (10 POR PESSOA NOS EUA) PREENCHIDAS EM 2000 EAM AUMENTAM EXPONENCIALMENTE COM 4 OU MAIS MEDICAÇÕES

Johnson JA et al. Arch Intern Med 1995;155):1949–56 Leape LL et al. N Engl J Med 1991;324:377–84 Classen DC et al. JAMA 1997;277:301–6 CUSTOS ASSOCIADOS COM EAM US$ 136 BILHÕES / ANO MAIOR QUE OS GASTOS COM DM OU DOENÇAS CARDIOVASCULARES EAM CAUSAM 1 EM 5 LESÕES OU MORTES / ANO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS TEMPO MÉDIO DE INTERNAÇÃO, CUSTO E MORTALIDADE POR PACIENTES COM EAMS SÃO O DOBRO DO QUE PARA PACIENTES CONTROLES

World Health Organization UNIVERSIDADE DE GRONINGEN, HOLANDA LA PLATA, ARGENTINA ARGENTINA PETRÓPOLIS, MAIO DE 2002

Organização Mundial da Saúde Águas de São Pedro, dezembro de 2002 Ribeirão Preto, novembro de 2003 GRUPO PAULISTA PARA O ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

AUGUSTO SCALABRINI NETO - FMUSP CLARICE ALEGRE PETRAMALE - ANVISA EDUARDO BARBOSA COELHO - FMRP-USP MARIA DE LOURDES MACHADO DE OLIVEIRA - FMRP-USP TARCISIO ADILSON R. MACHADO - FAMEMA TARCISIO LUÍS TÂMEGA - PUC-Sor THAÍS HELENA A. THOMAZ QUELUZ - FMB-UNESP GRUPO PAULISTA PARA O ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS AJITH SANKARANKUTTY - FMRP-USP GUN BERGESTEN-MENDES – FCM-UNICAMP JOSÉ ABRÃO CARDEAL DA COSTA - FMRP-USP JOSÉ PAULO CIPULLO - FAMERP RENATA CALIL - FCMSCMSP SUELY M. Y. UEDA – FCMSCMSP

FORMAÇÃO DE PRESCRITORES E DISPENSADORES NÃO É DE FARMACOLOGIA MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS MÉTODO PBL DE ENSINO PALESTRAS TRABALHOS EM GRUPOS DISCUSSÕES PLENÁRIAS OSCI (Objective Structured Clinical Evaluation)

CONTEÚDO CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO E DE FÁRMACOS SELEÇÃO DE GRUPOS DE FÁRMACOS SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS I SELEÇÃO DE TRATAMENTO I PRESCRIÇÃO E MONITORIZAÇÃO OSCE (PAPÉIS DE PRESCRITOR, PACIENTE E OBSERVADOR)

MÉTODO DE ENSINO SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS ÊNFASE EM MEDICAMENTOS ESSENCIAIS VISÃO CRÍTICA SOBRE O ARSENAL TERAPÊUTICO DISPONÍVEL PRÁTICAS DE BOA PRESCRIÇÃO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

TERAPÊUTICA CLÍNICA PASSO 1 IDENTIFICAR O PROBLEMA DE UM PACIENTE PASSO 2 ESPECIFICAR O OBJETIVO TERAPÊUTICO PASSO 3 SELECIONAR UM MEDICAMENTO COM BASE EM EFICÁCIA, SEGURANÇA, CONVENIÊNCIA E CUSTO AO PACIENTE

GRANDE VOLUME E HETEROGENEIDADE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DIFICULDADE EM SELECIONAR O QUE LER E COMO APLICAR O CONHECIMENTO GERADO UNIVERSIDADE MCMASTER – CANADÁ (80) DEFINIÇÃO DO PROBLEMA CLÍNICO PESQUISA DA LITERATURA ANÁLISE MEDIANTE CRITÉRIOS UNIFORMES UTILIZAÇÃO DAS EVIDÊNCIAS MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS USO DE CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E ESTATÍSTICOS NA TOMADA DA DECISÃO CLÍNICA

APLICAÇÃO DE MBE PERMITE CLASSIFICAR O GRAU DE RECOMENDAÇÃO GRAUS DE RECOMENDAÇÃO, BASEADOS EM NÍVEIS DE EVIDÊNCIA DOS ESTUDOS CLÍNICOS DE REFERÊNCIA, SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA (AMB) A B C D GRANDES ENSAIOS CLÍNICOS ALEATORIZADOS E METANÁLISES ESTUDOS CLÍNICOS E OBSERVACIONAIS BEM DESENHADOS RELATOS E SÉRIES DE CASOS PUBLICAÇÕES BASEADAS EM CONSENSOS E OPINIÕES DE ESPECIALISTAS

PHARMACEUTICAL INDUSTRY SPONSORSHIP AND RESEARCH OUTCOME AND QUALITY: SYSTEMATIC REVIEW. Lexchin, J. et al. BMJ 2003;326: O RESULTADO FINAL DE ENSAIOS PATROCINADOS PELA INDÚSTRIA TEM MAIOR PROBABILIDADE DE FAVORECER O PATROCINADOR

TERAPÊUTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS AVALIAÇÃO DA LITERATURA MÉDICA REDUÇÃO DA MARGEM DE ERRO DE PRESCRIÇÃO SISTEMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA REDUÇÃO DO PATERNALISMO DO ENSINO DA TERAPÊUTICA CLÍNICA RACIONALIZAÇÃO DOS CUSTOS HUMANIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO MÉDICO- PACIENTE

DOSE PRESCRITA DOSE ADMINISTRADA CONCENTRAÇÃO NO LOCAL DE AÇÃO INTENSIDADE DO EFEITO (TERAPÊUTICO E TÓXICO) ADESÃO DO PACIENTE ERROS DE ADMINISTRAÇÃO ABSORÇÃO / BIODISPONIBILIDADE DISTRIBUIÇÃO / REDISTRIBUIÇÃO CLEARANCE - METABOLISMO/EXCREÇÃO MEIA-VIDA DE ELIMINAÇÃO VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS FATORES PATOLÓGICOS FATORES GENÉTICOS INTERAÇÕESTOLERÂNCIA INTERAÇÃO DROGA-RECEPTOR ESTADO FUNCIONAL EFEITO PLACEBO

TERMINOLOGIA RECOMENDADA PELA COMISSÃO EUROPÉIA PARA DESCREVER O RISCO NO USO DE MEDICAMENTOS

Não existem medicamentos seguros. Existem modos seguros de usá-los!

PRESCRIÇÃO MÉDICA É UM CONTRATO FIRMADO ENTRE MÉDICO E PACIENTE ONDE AMBAS AS PARTES TÊM SEUS DIREITOS E DEVERES QUE QUANDO CUMPRIDOS DEVEM RESULTAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NO BEM ESTAR DOS PACIENTES

CONCORDÂNCIA PROCESSO DE PRESCRIÇÃO MÉDICA BASEADA NA PARCERIA ENTRE O MÉDICO E O PACIENTE COM O OBJETIVO DE MELHORAR O TRATAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS PROCESSO DE PRESCRIÇÃO MÉDICA BASEADA NA PARCERIA ENTRE O MÉDICO E O PACIENTE COM O OBJETIVO DE MELHORAR O TRATAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS. Heath I. BMJ 2003; 327:856-8

CONCORDÂNCIA PACIENTE: INFORMADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO E SOBRE A EVOLUÇÃO DE SUA DOENÇA. PRESCRITOR: TREINADO NO PROCESSO DE ESCOLHA RACIONAL DO MEDICAMENTO E DE BOAS PRÁTICAS DE PRESCRIÇÃO. OBTER CONSENTIMENTO DO DOENTE – BIOÉTICA. ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E DE ENFERMAGEM: SUPORTE PARA O USO ADEQUADO DOS MEDICAMENTOS. Heath I. BMJ 2003; 327:856-8

RESUME O ATO MÉDICO É ORIENTAÇÃO ESCRITA DO TRATAMENTO NÃO SE RESTRINGE A MEDICAMENTOS CONTEM MEDIDAS NÃO MEDICAMENTOSAS CARACTERÍSTICAS PRESCRIÇÃO MÉDICA

PRESCRIÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DATA IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE NOME GENÉRICO DO MEDICAMENTO FORMA FARMACÊUTICA MILIGRAMAGEM QUANTIDADE TOTAL INSTRUÇÕES PARA O USO OUTRAS ORIENTAÇÕES SOBRE O MEDICAMENTO ORIENTAÇÕES DE MEDIDAS NÃO MEDICAMENTOSAS RETORNO

RELAÇÃO NACIONAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS FORMULÁRIO NACIONAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DIRETRIZES DE TRATAMENTOS PADRONIZADOS COMITÊS DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA EDUCAÇÃO EM FARMACOTERAPÊUTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS (GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA) Laing R, Hogerzeil HV, Ross-Degnan D. Ten recommendations to improve use of medicines in developing countries. Health Policy and Planning 2001; 16: O DESAFIO DE MELHORAR O USO DE MEDICAMENTOS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO PAPEL DO ESTADO, INSTITUCIONAL

PRESENCIAL ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO – DESDE 2003 PROFISSIONAIS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU RESIDENTES DE PEDIATRIA DA FMB

DISCIPLINA TERAPÊUTICA MÉDICA 4 O ano médico 24 horas/aula (uma semana) Turmas de 30 alunos FOCO NA TERAPIA E NÃO NO DIAGNÓSTICO VALORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EVIDÊNCIAS APRENDER A PRESCREVER, NÃO A TRATAR FOCO

ASMA DIABETES MELITUS HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA TEMAS/INSTRUMENTAL PROFESSORES (1 PARA GRUPOS DE 6 A 8 ALUNOS) MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO DOS CURSOS PAULISTAS SALAS DE AULA COMPUTADORES COM ACESSO A INTERNET BIBLIOTECA NECESSIDADES

SABER BUSCAR A INFORMAÇÃO CONHECER OS POSSÍVEIS SÍTIOS DE AÇÃO DE FÁRMACOS EM UMA DADA CONDIÇÃO CLÍNICA VERIFICAR OS MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS CLASSIFICÁ-LOS EM TERMOS DE EFICÁCIA, SEGURANÇA, CUSTOS TER TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A DOENÇA E SOBRE O SEU TRATAMENTO (MEDICAMENTOSO E NÃO MEDICAMENTOSO) ESCOLHIDO

MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO

TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO

Dr. Flores da Manhã - CRM Rua Petúnia 22, Jardim Primavera, Florianópolis, SP Telefone Florinda das Rosas 55 anos Rua Hortência 22, Holambra Floridrato de pétalas (comprimidos 10mg) comprimidos Tomar com água diariamente 1 comprimido às 8:00 horas até o retorno. Se tiver pesadelos procurar o serviço médico. Retorno em 26 de março de de janeiro de 2004 Flores da Manhã Dr.Flores da Manhã Jardinologia CRM 00001

VIRTUAL ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS ESCOLA MÉDICA VIRTUAL DA FMB-UNESP CURSOS ON-LINE

PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU Saber fazer a escolha e o uso racional de medicamentos e a prescrever corretamente