SUPPLY CHAIN, O CONCEITO Gerenciar o Supply Chain é integrar os processos-chave da empresa, desde o consumidor final até os fornecedores de insumos. Estes processos oferecem produtos, serviços e informações que adicionam valor para os consumidores, clientes e acionistas. Dirigir o Supply Chain é integrar e coordenar processos da cadeia de abastecimento. Os principais são: * Processo de serviços aos clientes * Processo de gerenciamento da demanda * Processo de atendimento da demanda * Processo de planejamento e controle da produção * Processo de desenvolvimento e contratação de fornecedores
SUPPLY CHAIN, O CONCEITO O “ SUPPLY”.... - integra, cimenta os relacionamentos - foca em eficîência e produtividade - desenvolve a noção de pipeline SEU DESEMPENHO DEPENDE DE.... - capacidade de resposta às demandas dos clientes - qualidade dos produtos e serviços - velocidade de inovação de produtos - custos de produção e distribuição - nível de utilização de capital SUAS FERRAMENTAS PRINCIPAIS DE GESTÃO SÃO... - administração da logística ( estoques,custos,serviço) - administração da produção (tecnologia,flexibilidade, sincronização, custos )
Supply Chain Management - 70’s Fornecedores Manufatura Distribuição da Manufatura Centro de Distribuição de Varejo Loja Consumidores Caracteristicas Luta de morte Mentalidade “eles/nós” Melhorias “entre as paredes”
Supply Chain Management - 70’s Fornecedores Manufatura Distribuição da Manufatura Centro de Distribuição de Varejo Loja Consumidores Soluções típicas Aumentar os estoques Aumentar tempos de entrega Ênfase em multas e encargos
Supply Chain Management 80/90’s Distribuição da Manufatura Distribuição de Varejo Adm. do risco Soluções Construir interfaces Principios do EDI Melhorias em direção ao exterior
Supply Chain Management Futuro - 199x e adiante .... Fornecedores Manufatura Distribuição da Manufatura Distribuição de Varejo Loja Consumidores Soluções Revisão de processos Planejamento de alianças Produto correto, no local correto, no tempo certo
“ vão caindo as barreiras” Supply Chain Management Futuro - 199x e adiante .... “ vão caindo as barreiras” Fornecedores Manufatura Distribuição da Manufatura Distribuição de Varejo Loja Consumidores Soluções Revisão de processos Planejamento de alianças Produto correto,no local correto,no tempo certo
Cadeia orientada pela demanda Todos trabalhando integrados Supply Chain Management Futuro - 199x e adiante .... Cadeia orientada pela demanda Todos trabalhando integrados Fornecedores Manufatura Distribuição da Manufatura Distribuição de Varejo Loja Consumidores Soluções Revisão de Processos Planejamento de alianças Produto correto, no local correto, no tempo certo
SUPRIMENTOS.......na prática !! * ESTOQUES ! TÉCNICAS DE DIMENSIONAMENTO, GESTÃO E REDUÇÃO * TECNOLOGIA ! É MELHOR TER INFORMAÇÃO DO QUE TER ESTOQUE * ALIANÇAS ! POUCOS FORNECEDORES,MAS EXCELENTES * SERVIÇO ! “OTIFNE” (ON TIME,IN FULL, NO ERRORS)
PLANEJAMENTO.......na prática !! * DEMANDA ! “ROLLING FORECAST PROCESS” COM VENDAS/MKT * ESTOQUES X SERVIÇO AO CLIENTE ! ESTRATÉGIAS : LOCAL OU IMPORTADO ? FAST OU SLOW? * TECNOLOGIA ! INFORMAÇÃO, MRP/MPS, SIST. INTEGRADOS * ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO: OS ATALHOS PROFUNDO CONHECIMENTO
MANUFATURA.......na prática !! * QUALIDADE DO PRODUTO ! CONDIÇÃO “SINE QUA NON” PARA QUALQUER NEGOCIO * CUSTOS ! PROFUNDO CONHECIMENTO DO “BREAKDOWN” * SERVIÇO ! “OTFINE” * FLEXIBILIDADE ! O TEMPO DO FORD MODELO “T”PRETO JÁ SE FOI.. * MANUFATURA SINCRONIZADA ! RÁPIDA RESPOSTA ÀS VARIAÇÕES DA DEMANDA
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA....na prática !! * ADEQUAR ! SERVIÇO E CUSTO ÀS NECESSIDADES DO NEGÓCIO * TERCEIRIZAR ! TUDO QUE NÃO É “CORE BUSINESS” * CONHECER E CONTROLAR ! ...MUITO BEM TUDO QUE TERCEIRIZAR
LOGÍSTICA REVERSA.....na prática !! * INFORMAÇÃO ! O QUE ESTÁ ACONTECENDO/ACONTECEU EM CADA EVENTO * COMUNICAÇÃO ! VENDEDORES, TRANSPORTADORAS, CLIENTES, ETC... * PLANOS DE AÇÃO ! DEFINIDOS PARA CADA TIPO DE OCORRÊNCIA OU CLIENTE * TARGET “ZERO” ? MUITO DIFÍCIL, MAS É POSSIVEL CONTER AS DEVOLUÇÕES EM NÍVEIS CIVILIZADOS
CUSTOS LOGÍSTICOS....na prática !! * SÃO TANTOS.... CONHECIDOS E DESCONHECIDOS REGISTRADOS E OMITIDOS MANIFESTADOS E LATENTES OCULTOS NÃO CALCULADOS * CONTABILIZADOS E NÃO CONTABILIZADOS! * O QUE FAZER ? ARRUMAR A PRÓPRIA CASA REDUZIR OS CUSTOS CONHECIDOS IDENTIFICAR OS “CUSTOS ESCONDIDOS” PRESTAR MELHOR SERVIÇO AGREGAR NOVOS SERVIÇOS FAZER CERTO NA PRIMEIRA VEZ.
CUSTOMER SERVICE.....na prática !! * TECNOLOGIA ! PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS E FATURAMENTO * CONTROLE ! PROFUNDO CONHECIMENTO DO “PENDENTE” * SERVIÇO LOGÍSTICO ! ADEQUADO AO TIPO DE CLIENTE CUSTOMIZADO PARA O SELETO “TOP TEN” * PROCESSOS INTERNOS À EMPRESA! POSTURA DE MELHORIA CONTÍNUA
PARA TUDO.....na prática !! * INDICADORES DE PERFORMANCE ! MEDIR, MEDIR, MEDIR... * GENTE ! COM O PERFIL ADEQUADO PARA CADA FUNÇÃO TREINADOS E MOTIVADOS COM A TAL DE ‘ATITUDE’