Progressão Escolar e Avaliação Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013:
2º Encontro Formativo da SAAI
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Avaliação Educacional
Rotina na Alfabetização:
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Altinópolis.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
Planejamento PNAIC 2014.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Dez novas competências para Ensinar
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
A Função do Professor Articulador
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
(. ) Os textos nunca dizem tudo
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Ginástica nos ciclos de educação
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Didática da alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
A ORGANIZAÇÃO DOS CICLOS E A PROGRESSÃO CONTINUADA
T.  TEMA: DIDÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM  1. Peculiaridade do processo de ensinar  2. Conceito de ensinante  3. Objeto e campo de estudo da Didática.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
2° Encontro/2014 RETOMANDO UNIDADES - Alfabetização Orientadoras:
Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles
Transcrição da apresentação:

Progressão Escolar e Avaliação Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland RETOMANDO UNIDADES Progressão Escolar e Avaliação Unidade 8 Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland Alvorada, 24 de junho de 2014 Orientadoras: 3° Encontro/2014

Caderno de metacognição

Contrato Didático 24/06 Caderno de metacognição Proposta de trabalho Caderno de metacognição Apresentação do contrato didático. Leitura Deleite: Rupi! O menino das cavernas Vídeo: Charlie Brown e a turma do Snoopy Vida escolar!! Leitura do Encontro – Progressão Escolar e Avaliação Sistematização Lanche Nossos registros: Livro da Vida e Caderno de metacognição.

LEITURA DELEITE...

Charlie Brown e a turma do Snoopy Vida escolar!!

Progressão escolar no ciclo de alfabetização: avaliação e continuidade das aprendizagens na escolarização. Magna do Carmo Silva Cruz Eliana Borges Correia de Albuquerque Unidade 8

Pausa pro pipi e lanche!!!!!

Sistematizando a leitura... 1. Diferença entre Progressão Continuada e Progressão Automática. 2. Argumentos para Progressão Continuada. 3. Implicações nas mudanças de séries para ciclos. 4. Proposta do ciclo de alfabetização. 5. Avaliação formativa e formas de registros. 6. Riscos da avaliação. 7. Planejamento e retenção. 8. Projetos de acompanhamento. 9. Avaliar é... 10. Fracasso ou solução?

Livro da vida Caderno de metacognição Nossos registros... Livro da vida Caderno de metacognição

Progressão Escolar e Avaliação Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland RETOMANDO UNIDADES Progressão Escolar e Avaliação Unidade 8 Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland Alvorada, 26 de junho de 2014 Orientadoras: 4° Encontro/2014

Caderno de metacognição

Contrato Didático 15/07 Caderno de metacognição Proposta de trabalho Caderno de metacognição Apresentação do contrato didático. Leitura Deleite: Com a Pulga atrás da Orelha... Vídeo: Balance Retomada da Leitura do Encontro anterior – Progressão Escolar e Avaliação Leitura do Encontro– Progressão Automática e Progressão Continuada Lanche Sistematização Nosso time bate um bolão Construção de cartaz Nossos registros: Livro da Vida e Caderno de metacognição.

LEITURA DELEITE... Com a Pulga atrás da Orelha...e outras coisas que os alunos dizem quando querem dizer uma coisa totalmente diferente. Christiane Gribel

Vídeo: Balance

Retomando a leitura... 1. Diferença entre Progressão Continuada e Progressão Automática. 2. Argumentos para Progressão Continuada. 3. Implicações nas mudanças de séries para ciclos. 4. Proposta do ciclo de alfabetização. 5. Avaliação formativa e formas de registros. 6. Riscos da avaliação. 7. Planejamento e retenção. 8. Projetos de acompanhamento. 9. Avaliar é... 10. Fracasso ou solução?

Pausa pro pipi e lanche!!!!!

NOSSO TIME BATE UM BOLÃO!!! Escala dos times: Progressão continuada e Progressão Automática. Construção de cartaz. Texto: Reflexão Sobre a Repercussão da Progressão Continuada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Silvio Rocha - Quadro (p.11 e 12)

Livro da vida Caderno de metacognição Nossos registros... Livro da vida Caderno de metacognição