preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
Contexto de Educação a Distância
Interação com os Alunos
Avaliação Institucional
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Interação na EAD : 4 desafios
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
Ensino Tradicional/Expositivo
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11 º Congresso Internacional ABED
Currículo por Competências e Habilidades.
Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Tipos de Tutoria.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
Educação à Distância e suas Tecnologias
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Introdução à Educação à distância
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA preocupações e novas perspectivas José Armando Valente Depto de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP

Preocupações atuais Herança adquirida

Herança adquirida em termos de concepções sobre: Educação a distância Educação Aprender

Educação distância Confundida com educação por correspondência Auto-conhecimento Solução em massa Baixo custo Pode resolver as deficiências oriundas da educação tradicional Ideal para o treinamento

Educação Transmissão de informação Ação individualizada do aprendiz Acontece somente na escola, por intermédio de cursos Centrada no professor (predisposição do aluno querer aula) Defasada com relação às necessidades atuais da sociedade Tecnologia de ponta é giz colorido

Aprender Memorizar informação Todos aprendem da mesma maneira e com o mesmo material Aprendizagem fortemente centrada na escrita (informação seqüencial) Valoração dos aspectos cognitivos em detrimento do social e afetivo Avaliação baseada em provas

Menosprezo da Educação Preocupações atuais Menosprezo da Educação

Menosprezo da Educação Foco ainda na comunicação Aspectos técnicos ainda são mais relevantes Pouca compreensão dos aspectos psico-pedagógicos envolvidos na EAD Falta de preparo de educadores para atuarem na EAD Pouco envolvimento de educadores

Preocupações atuais Visão mercantilista

Mercantilismo EAD como negócio (corrida do ouro) Grande número de aventureiros (instituições) Pouca preocupação com qualidade Tecnologia é sinônimo de $$$$ Associada à conceitos que assustam (universidade corporativa ou eficiência empresarial)

Quando se pensa em EAD geralmente se pensa em : Modelo ainda é a educação tradicional Educação em massa Educação de segunda classe Solução para todos os males da educação Coisa de aventureiros educacionais, de pouca seriedade Algo frio sem troca afetivo/social

No entanto, EAD utilizando recursos computacionais Tem um potencial enorme para uma educação baseada: Na construção de conhecimento No interesse e nas necessidades do aprendiz Nas ações que o aprendiz realiza

Fazer uma EAD que estimule o aprender Novas perspectivas Fazer uma EAD que estimule o aprender

AM 540 Multimeios e educação Curso de pós-graduação Cerca de 20 alunos Teleduc usado para complementar as aulas presencias e como repositório de atividades Todos os alunos são formadores

Objetivos Entender como os diferentes meios podem ser usados na educação: Entender como cada aluno aprende Entender como usar as mídias para a aprendizagem continuada ao longo da vida (lifelong learning) Aprender algo usando as mídias Explicitar o processo de aprendizagem

Metodologia Resgate do histórico de vida do ponto de vista de aprendiz Discussão sobre aprendizagem Elaborar um projeto sobre aprendizagem de algo de interesse por intermédio das mídias Implementar o projeto Descrever o processo em um artigo Colocar os resultados em um site

A EAD tem um grande potencial para incrementar as atuais oportunidades de aprendizagem

Que papel nos educadores queremos assumir na construção desta EAD ?

Obrigado ! jvalente@unicamp.br