preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA preocupações e novas perspectivas José Armando Valente Depto de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP
Preocupações atuais Herança adquirida
Herança adquirida em termos de concepções sobre: Educação a distância Educação Aprender
Educação distância Confundida com educação por correspondência Auto-conhecimento Solução em massa Baixo custo Pode resolver as deficiências oriundas da educação tradicional Ideal para o treinamento
Educação Transmissão de informação Ação individualizada do aprendiz Acontece somente na escola, por intermédio de cursos Centrada no professor (predisposição do aluno querer aula) Defasada com relação às necessidades atuais da sociedade Tecnologia de ponta é giz colorido
Aprender Memorizar informação Todos aprendem da mesma maneira e com o mesmo material Aprendizagem fortemente centrada na escrita (informação seqüencial) Valoração dos aspectos cognitivos em detrimento do social e afetivo Avaliação baseada em provas
Menosprezo da Educação Preocupações atuais Menosprezo da Educação
Menosprezo da Educação Foco ainda na comunicação Aspectos técnicos ainda são mais relevantes Pouca compreensão dos aspectos psico-pedagógicos envolvidos na EAD Falta de preparo de educadores para atuarem na EAD Pouco envolvimento de educadores
Preocupações atuais Visão mercantilista
Mercantilismo EAD como negócio (corrida do ouro) Grande número de aventureiros (instituições) Pouca preocupação com qualidade Tecnologia é sinônimo de $$$$ Associada à conceitos que assustam (universidade corporativa ou eficiência empresarial)
Quando se pensa em EAD geralmente se pensa em : Modelo ainda é a educação tradicional Educação em massa Educação de segunda classe Solução para todos os males da educação Coisa de aventureiros educacionais, de pouca seriedade Algo frio sem troca afetivo/social
No entanto, EAD utilizando recursos computacionais Tem um potencial enorme para uma educação baseada: Na construção de conhecimento No interesse e nas necessidades do aprendiz Nas ações que o aprendiz realiza
Fazer uma EAD que estimule o aprender Novas perspectivas Fazer uma EAD que estimule o aprender
AM 540 Multimeios e educação Curso de pós-graduação Cerca de 20 alunos Teleduc usado para complementar as aulas presencias e como repositório de atividades Todos os alunos são formadores
Objetivos Entender como os diferentes meios podem ser usados na educação: Entender como cada aluno aprende Entender como usar as mídias para a aprendizagem continuada ao longo da vida (lifelong learning) Aprender algo usando as mídias Explicitar o processo de aprendizagem
Metodologia Resgate do histórico de vida do ponto de vista de aprendiz Discussão sobre aprendizagem Elaborar um projeto sobre aprendizagem de algo de interesse por intermédio das mídias Implementar o projeto Descrever o processo em um artigo Colocar os resultados em um site
A EAD tem um grande potencial para incrementar as atuais oportunidades de aprendizagem
Que papel nos educadores queremos assumir na construção desta EAD ?
Obrigado ! jvalente@unicamp.br