Gerenciando Conhecimento SBGC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Gabinete do Comandante do Exército
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
Sistemas de Informações Gerenciais
O ambiente organizacional
Regina Célia Baptista Belluzzo
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Gestão do Conhecimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Administração Organizacional
Gestão do Conhecimento
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Gestão do Conhecimento e Capital Humano nas Organizações
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Capítulo 6 Organização.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Avaliação de vendedores
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
BENCHMARKING.
Modelo de Excelência em Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Fortaleza, CE – 14 de novembro de 2013 Alberto J. Palombo Rede Interamericana de Recursos Hídricos 1.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
EAD 615 – Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos
I - Capacitação para o Conhecimento e Aprendizado Organizacional. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 1.
Por que estudar sistemas de informação?
Excelência em Gestão.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
Gestão por Competências
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
Administração de Recursos Humanos II
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Estratégias de Gestão do Conhecimento
Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais
Estratégia Organizacional
Competências Direcção Liderança Gestão organizacional.

O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
APRENDIAGEM E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Uma onda de reorganizações
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Gerenciando Conhecimento SBGC SBGC - KM Brasil 2003 Gerenciando Conhecimento Sites Interativos em Software Livre 1 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

www.sbgc.org.br www.kmbrasil com SBGC - KM Brasil 2003 www.sbgc.org.br www.kmbrasil com 2 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

O valor dos ativos intangíveis já não é mais novidade! Criar, recriar e compartilhar ... O valor dos ativos intangíveis já não é mais novidade! 3 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

2. Transferindo e Compartilhando 1. Capturando e Localizando Iniciativas de Conhecimento Foco no Processo Inovadores 3. Capacitando Buscadores de Eficiência 2. Transferindo e Compartilhando Foco no Conteúdo Minimizadores de Risco 1. Capturando e Localizando Foco no conhecimento existente Foco no novo conhecimento Krogh, G.; Ichijo, K.; Nonaka, I. (2000) Enabling Knowledge Creation . Oxford University 4 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Focos Estratégicos 5 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

As novas visões da GC Capital Intelectual é o conhecimento disponível (para o indivíduo, grupo ou empresa), sua combinação em modelos e processos mais complexos, a velocidade de sua incorporação aos padrões de desempenho e o modo como ele é aplicado na produção do valor econômico. [Malvezzi S., 2003] 6 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

GC: onde apostar? 7 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

GC: onde apostar? Agentes e Atores Conhecimento Tácito Competências 8 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

GC: onde apostar? Balanced Boas Práticas GC Scorecard 9 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

GC: onde apostar? Comunidades Organizações de Prática Virtuais Portais Corporativos Colaboração 10 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

GC: onde apostar? Economia do Ativos Conhecimento Intangíveis Criação do Conhecimento 11 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

As pessoas não dizem o que sabem 1. As pessoas acreditam que o conhecimento é poder? 2. As pessoas são inseguras sobre o valor do seu próprio conhecimento? 3. As pessoas não confiam umas nas outras? 4. Os empregados têm medo de conseqüências negativas? 5. As pessoas trabalham para outras pessoas que não contam o que sabem? 12 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Cenários e Barreiras Como ganharíamos vantagem competitiva num ambiente democratizado de informação? Estratégia - Cenários - Incertezas Caso Wal-Mart 13 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

à criação e à transferência do conhecimento Demolindo barreiras ... à criação e à transferência do conhecimento Barreiras Estratégicas, Organizacionais, de Processos, de Infra-estrutura, Culturais, Individuais ... 14 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Competência Estrutura Interna Estrutura Externa Ativos Intangíveis Competência Estrutura Interna Estrutura Externa 15 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Conhecimento explícito ou real A competência do indivíduo Conhecimento explícito ou real Julgamentos de Valor Rede Social Elementos mutuamente dependentes Qualificação Experiência [Sveiby, p.42] 16 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

A empresa de conhecimento Receitas Intangíveis Clientes, Novos Colaboradores, Fornecedores Mercado de Pessoal Competência Mercado de Clientes Soluções Dinheiro Conhecimento, competência, referências, imagem A empresa de conhecimento Fornecedores Conhecimento, competência, referências, imagem [Sveiby, p. 118] 17 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Capacitação do Conhecimento 1. Instilar a visão do conhecimento 2. Gerenciar conversas 3. Mobilizar os ativistas do conhecimento 4. Criar o contexto adequado 5. Globalizar o conhecimento local [Krogh, 2000] 18 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Objetivos do Ativista de K 1. Deflagrar e concentrar a criação de conhecimento 2. Reduzir os custos e os prazos necessários à criação do conhecimento 3. Alavancar as iniciativas de criação de conhecimento em toda a empresa 4. Melhorar as condições dos participantes da criação do conhecimento, relacionando suas atividades com a situação mais ampla da empresa 5. Preparar os participantes da criação de conhecimento para novas tarefas em que se necessite de seu conhecimento 6. Incluir a perspectiva das microcomunidades no debate mais amplo sobre transformação organizacional [Krogh, p. 182,183] 19 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Contextos e Interações 20 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Comunidades Virtuais 1. Senso de Identidade 2. Plano de Comunicações 3. Regras de ingresso 4. Linguagem comum e simplicidade 5. Liderança e desenvolvimento de massa crítica 6. Qualidade de conteúdo 7. Atenção aos novos membros 8. Criação centralizada e descentralizada de comunidades 9. Participantes e sua identidade online 10. Níveis de participação e sistema de reconhecimento 11. Monitoramento de atividade e nível de satisfação 12. Eventos online e offline e Celebrações 21 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Criação de Conhecimento 22 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Boas Práticas da GC [Terra, 2000] 23 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Plano de Ensino e Aprendizagem 1. Avaliação de Desempenho 2. Desempenho e Conhecimento 3. Plano de Auto-Desenvolvimento / Projeto Pessoal 4. Plano de Desenvolvimento do Conhecimento na Empresa 5. Plano de Relacionamento com Comunidades 24 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Projeto Pessoal A sobrevivência profissional requer coordenação das próprias ações, improvisação, identificação de obstáculos, aceitação de fracassos, autocrítica, gestão dos próprios projetos a curto e longo prazos, compromisso com as metas e ânimo para recomeçar. [Malvezzi S., 2003] 25 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Transferência de Aprendizagem Aprender em uma determinada situação e, posteriormente, utilizar essa aprendizagem - possivelmente de forma modificada ou generalizada - em outras situações a que seja apropriada. 26 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Níveis de Aprendizagem [Memorização] 1. Conhecimento [Capacidades e Habilidades Intelectuais] 2. Compreensão 3. Aplicação 4. Análise 5. Síntese 6. Avaliação [BLOOM, B. S. et al. Taxionomia de Objetivos Educacionais, Porto Alegre: Globo, 1972] 27 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

Estilos de Aprendizagem 28 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

A visão do posto de trabalho A interação acontece em espaços físicos, mentais e virtuais? A partir da visão disponível no posto de trabalho, como acontece a relação com o cliente e o momento de geração da receita? Como acontece a transferência de conhecimento nas relações com os clientes? Como podemos favorecer as atividades de relações com os clientes? 29 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos

A Geração da Receita Oferecer condições para que os profissionais possam beneficiar os clientes Quem são os geradores de receita? De que maneira as nossas atividades favorecem os momentos de geração de receita? Nossos profissionais podem ser criativos no desenvolvimento das relações com os clientes? A organização depende do trabalho dos profissionais? 30 - Aprendizagem e Construção Coletiva de Conhecimentos