Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAF (Plano Anual de Fiscalização) Social – O controle social como ferramenta para o desenvolvimento da gestão pública do município de Carambeí-PR.
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Pedagogia da pesquisa-ação
Universidade Federal de Pelotas
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDENCIA DO IDOSO ACAMADO E A SOBRECARGA DO CUIDADOR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP ALUNO (A): Luizete de Sousa Alexandre.
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Educação Ambiental - GPEEA
Censo, Caracterização e Diagnóstico
Prefeitura municipal de Imperatriz
Universidade Estadual de Campinas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
A matriz importância x desempenho aplicada a uma instituição de ensino superior Carlos Cyrne.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
SISTEMA DE T & D IDEOLOGIA ORGANIZACIONAL DIAGNÓSTICO AVALIAÇÃO DE DO
Usuários da Informação
I SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE IDÉIAS “A PRODUÇÃO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA” I SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE IDÉIAS “A PRODUÇÃO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
IBOPE Opinião Como Avaliar a Administração Pública ou o que uma boa informação pode fazer pelo seu município Silvia Cervellini.
Departamento de Nutrição
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
SEAD – Serviço de Educação à Distância Auxiliar de saúde bucal     Aluna: Tatiana da Silva Tatsch  Professor: Fábio Cristiano Müller   Disciplina: Educação.
Apresentação Avaliação e Qualidade
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
Educação Especial Aula 7
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Gggfj CONCLUSÕESCONCLUSÕES UFRGS, Faculdade de Medicina, Projeto PET-Saúde UFRGS-SMSPoA Diagnóstico situacional do PSF São Gabriel pelo Método da Estimativa.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Um proposta de acolhimento
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Unidades de Saúde Auditiva do Estado de São Paulo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Diagnóstico do Curso de História 2º. Semestre Avaliação das Disciplinas.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
OSP I Odontologia Social e Preventiva
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Universidade Federal de Alagoas
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DOS BRASIL.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Transcrição da apresentação:

Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA Departamento de Odontologia Social Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico Prof. Dr. Miguel Morano Júnior Área de Educação para a Saúde

Imagem social do Cirurgião Dentista Definições: 1 – “ O homem que arranca dentes.” (popular) 2 – O profissional com visão em Saúde Coletiva promovendo a saúde nos diversos seguimentos da comunidade.

Metodologia em Educação para a Saúde Reconhecimento do problema Análise do problema (diagnóstico) Prescrição Educacional Tratamento Educacional Registro e avaliação dos resultados (aspectos quantitativos e qualitativos)

Indicadores utilizados em Saúde Pública Os indicadores mais comumente utilizados em Saúde Pública, na prática odontológica, são os instrumentos de avaliação quantitativa, tendo como referência o desempenho de alguém num espaço definido, num determinado espaço de tempo. Esses indicadores medem esforço, eficácia, rendimento, cobertura ou adequação e qualidade.

Aspectos sócio-econômicos e culturais Importância Caracterização do grupo a ser atingido Aspectos folclóricos (Medicina de Folk)

Experiências vivenciadas Avaliação retrospectiva dos pacientes atendidos no serviço de emergências da FOP/UNICAMP, entre os anos de 1989 e 1997, foi feita uma abordagem com relação a satisfação do usuário nos seguintes aspectos: o que mais ou menos havia gostado, se havia indicado o serviço a outros e se apresentava sugestões de melhorias.

Verificou-se que: 41,7% relataram ter gostado da atenção oferecida 34,2% gostaram de tudo 24,9% acharam demorado o atendimento 10,6% sugeriram continuidade no tratamento 9,4% reclamaram do tempo de espera

Experiências Vivenciadas Na sala de espera para atendimento dos pacientes da FOP Odontopediatria – crianças ocupadas com atividades didáticas ou lúdicas anterior ao tratamento não criavam problemas maiores durante o atendimento.

Experiências Vivenciadas Avaliação da qualidade do atendimento odontológico oferecida aos usuários de uma Unidade Básica de Saúde inseridos no Serviço Público num Município de pequeno porte, por meio de critérios quantitativos (produção) e qualitativos (satisfação do usuário)

Os resultados obtidos a partir dos indicadores: cobertura e produtividade foram satisfatórios, porém insuficientes para caracterizar a qualidade do atendimento. Baseado na produção da Unidade Básica de Saúde e nas respostas do questionário, constatou-se que os pacientes estão satisfeitos com o serviço, considerando-o de boa qualidade, entretanto as dificuldades de acesso ao serviço e tempo de espera para atendimento foram os maiores problemas enfrentados.