Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
F Ó RUM NACIONAL DE EDUCA Ç ÃO Hist ó rico Reivindica ç ão da Sociedade Educacional A cria ç ão de um F ó rum Nacional de Educa ç ão é uma reivindica.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
1ª Consocial Informações Gerais.
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
3º Seminário Temático Desenvolvimento Institucional na Política de Habitação 9 e 10 DE AGOSTO DE 2011 PLANO CATARINENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Minas Gerais.
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
1º Setor 2º Setor 3º Setor Ambiente Estado Mercado
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Controle Social.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Fórum Nacional de Educação
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Comissão de EJA de Alagoas
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Proposta de planejamento estratégico 55ª Legislatura 1.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação

Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes dos setores governamentais, poder legislativo, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa Previsão de participantes: 450 I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio+20

Discutir a gestão sustentável do bioma Caatinga – Integração de políticas públicas e ações Elaborar documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos e demais setores da sociedade para a promoção do desenvolvimento sustentável do bioma Inserir, por meio da Declaração da Caatinga, as questões relacionadas ao bioma nas discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 Objetivos

Políticas públicas voltadas para o Bioma Caatinga: estratégias de implementação e possibilidades de integração Ações e propostas para o manejo sustentável do Bioma Caatinga O papel dos diversos atores na promoção do desenvolvimento sustentável do Bioma Caatinga Eixos Temáticos

Banco do Nordeste Instituto Nordeste XXI Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: Subcomissão de Acompanhamento da Conferência Coordenação Geral da Conferência

Instalação dos comitês estaduais Conferência Regional Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga Exposição Fotográfica da Caatinga Estrutura da Conferência Regional

Pré-Conferência Estadual Ceará

Pré-Conferência Estadual: Ceará

Comitês estaduais

Objetivo Organizar e viabilizar a participação dos estados na Conferência Composição Setores governamentais (incluindo representantes de órgãos ambientais estaduais e municipais), poder legislativo, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisas Coordenação: Representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste Comitês estaduais

Atribuições Mobilizar e organizar a participação dos diversos atores do estado na Conferência Conduzir as articulações e debates no estado Relacionar e sintetizar políticas públicas e ações desenvolvidas no estado Elaborar agenda de compromissos com as propostas dos diversos atores do estado para os próximos anos Comitês estaduais

Atribuições (cont.) Selecionar e viabilizar a participação de representantes do estado na Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga Comitês estaduais

Atribuições (cont.) Elaborar documento de compromissos a serem assumidos, contendo as ações atualmente empreendidas pelos diversos atores do estado e as propostas de atuação pactuadas no âmbito do comitê O documento deverá ser enviado até o dia 21/10/2011 para a Coordenação Geral, a fim de compor a Declaração da Caatinga Comitês estaduais

Programação da Conferência

Programação da Conferência – 09/11/2011 Dia 09 Noite Solenidade de abertura da Conferência Governadores dos estados, Ministros do MMA, MI, MCT e MRE, Presidente do Banco do Nordeste, Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Presidente do Instituto Nordeste XXI e representantes do setor privado, terceiro setor, movimentos sociais e comunidade acadêmica e entidades de pesquisa Coquetel de abertura da Conferência Apresenta ç ão art í stico-cultural Mostra de produtos e pr á ticas sustent á veis da Caatinga Exposi ç ão fotogr á fica da Caatinga

Programação da Conferência – 10/11/2011 Dia 10 Manhã Eixo 1: Pol í ticas p ú blicas voltadas para o Bioma Caatinga: estrat é gias de implementa ç ão e possibilidades de integra ç ão. Mesa redonda - Governo Federal MMA – MCT – MI – MRE Mesa redonda – Governos estaduais Tarde Eixo 1: Pol í ticas p ú blicas voltadas para o Bioma Caatinga: estrat é gias de implementa ç ão e possibilidades de integra ç ão. Mesa redonda – Assembleias legislativas Eixo 2: A ç ões e propostas para o manejo sustent á vel do Bioma Caatinga. Mesa redonda - Setor privado e Terceiro Setor Manhã e Tarde Mostra de produtos e pr á ticas sustent á veis da Caatinga Exposi ç ão fotogr á fica da Caatinga

Programação da Conferência – 11/11/2011 Dia 11 Manhã Eixo 2: A ç ões e propostas para o manejo sustent á vel do Bioma Caatinga. Mesa redonda - Comunidade acadêmica e entidades de pesquisa Mesa redonda – Movimentos sociais Tarde Eixo 2: A ç ões e propostas para o manejo sustent á vel do Bioma Caatinga. Painel – Banco do Nordeste Eixo 3: O papel dos diversos atores na promo ç ão do desenvolvimento sustent á vel do Bioma Caatinga. Palestra tem á tica Manhã e Tarde Mostra de produtos e pr á ticas sustent á veis da Caatinga Exposi ç ão fotogr á fica da Caatinga

Programação da Conferência – 11/11/2011 Dia 11 Tarde Eixo 3: O papel dos diversos atores na promo ç ão do desenvolvimento sustent á vel do Bioma Caatinga. Apresenta ç ão da Declara ç ão da Caatinga Celebra ç ão do pacto pelo desenvolvimento sustent á vel da Caatinga e assinatura da Declara ç ão da Caatinga. Governadores dos estados, Ministros do MMA, MI, MCT e MRE, bancada nordestina na Câmara e no Senado, Presidente do Banco do Nordeste, representantes das assembleias legislativas, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais e comunidade acadêmica e entidades de pesquisa Manhã e Tarde Mostra de produtos e pr á ticas sustent á veis da Caatinga Exposi ç ão fotogr á fica da Caatinga

Proposta do Livro A Caatinga na Rio+20

Revista EcoNordeste A revista EcoNordeste surge num ambiente de muita expectativa sobre o êxito da RIO+20, evento que será sediado no Rio de Janeiro, quando estarão, sob a coordenação das Nações Unidas, personagens globais como Chefes de Estado de quase a totalidade dos países, governos, organizações não governamentais, movimentos sociais entre outros dialogando sobre o futuro do planeta. Com publicação mensal, o veículo constitui-se numa revista com identidade própria, bonita, de interesse geral e foco na temática ambiental, social e econômica.