“A Avaliação das Ações Sociais Privadas: Quem avalia, Por que, Para que e Como?” Coordenação: Anna Maria T. Medeiros Peliano /IPEA Salvador, Abril /2008.

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Transcrição da apresentação:

“A Avaliação das Ações Sociais Privadas: Quem avalia, Por que, Para que e Como?” Coordenação: Anna Maria T. Medeiros Peliano /IPEA Salvador, Abril /2008 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado MESA - Situação Atual e o Futuro do Investimento Social Privado no Brasil

A Avaliação das Ações Sociais Privadas: Quem Avalia, Por que, Para que e Como? 1.Que empresas no Brasil possuem avaliações documentadas? 2.Quais as motivações das empresas para avaliarem suas ações sociais? 3.Que ações são avaliadas? 4.Que procedimentos foram observados? 5.Que uso as empresas fazem dos resultados das avaliações? 6.Quais as maiores dificuldades para as empresas avaliarem as ações sociais? 7.Como ampliar e aprimorar as avaliações das ações sociais? 2

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas no Brasil – IPEA /DISOC (2006). Tabulações Especiais (2008) Brasil: Quantas Empresas Possuem Avaliação Documentada das Ações Sociais Desenvolvidas? Total de empresas:

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas no Brasil – IPEA /DISOC (2006). Tabulações Especiais (2008) Por Região: Qual o Percentual de Empresas que Possui Avaliação Documentada das Ações Sociais Desenvolvidas? 4

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas no Brasil – IPEA /DISOC (2006). Tabulações Especiais (2008) Por Setor de Atividade Econômica: Qual o Percentual de Empresas que Possui Avaliação Documentada das Ações Sociais Desenvolvidas? 5

Fonte: Pesquisa Ação Social das Empresas no Brasil – IPEA /DISOC (2006). Tabulações Especiais (2008) Por Porte: Qual o Percentual de Empresas que Possui Avaliação Documentada das Ações Sociais Desenvolvidas? 6

Quais as Motivações das Empresas para Avaliarem suas Ações Sociais? 1.Obter informações sobre o andamento e os resultados das ações 2.Obter subsídios para reformular programas /projetos 3.Reunir elementos para divulgar os resultados 4.Formar parcerias 5.Disseminar tecnologia social 6.Identificar dificuldades e lacunas na implantação dos programas /projetos 7.Internalizar aprendizado sobre os investimentos sociais 7

Que Ações são Avaliadas? Que Ações são Avaliadas? 1.As ações de maior abrangência 2.As ações que absorvem mais recursos financeiros 3.As ações que envolvem mais recursos humanos 4.As ações que apresentam maior potencial de impacto 5.As ações que apresentam maior potencial de serem replicadas 8

Que Procedimentos foram Observados? 1.O planejamento da avaliação 2.O diagnóstico da situação 3.A definição, coleta e análise dos indicadores 4.Os recursos mobilizados 5.Os atores envolvidos 9

Que Uso as Empresas Fazem dos Resultados das Avaliações? 1.Revisam e ajustam procedimentos 2.Promovem correções de rotas 3.Utilizam nas decisões sobre a continuidade ou cancelamento de projetos 4.Definem novos programas /projetos 5.Prestam conta dos resultados 6.Utilizam no plano de comunicação da empresa 10

Quais as Maiores Dificuldades para Avaliar as Ações Sociais? 1.Construir o entendimento sobre os objetivos da avaliação 2.Construir o entendimento sobre os indicadores de processos, resultados ou impactos 3.Desenvolver um modelo simples, oportuno e de custos viáveis 4.Manter e atualizar um banco de informações 5.Compatibilizar as informações gerenciais com as realidades locais 6.Capacitar e manter uma equipe interna de profissionais 7.Contornar as tensões geradas pelas avaliações 11

Como Ampliar e Aprimorar as Avaliações das Ações Sociais? 1.Definir objetivos claros e plausíveis para os programas /projetos 2.Adotar atividades compatíveis com os objetivos 3.Implementar adequadamente essas atividades 4.Identificar as informações necessárias para acompanhar a execução e para julgar os resultados obtidos 12

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