Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise da Resposta em Frequência
Advertisements

Sistemas Realimentados
Sistemas Realimentados
Controle de Processos por Computador
Análise de Resposta em Freqüência Introdução. 8. 2
Análise do Lugar das Raízes Introdução. 6. 2
Análise de Resposta em Freqüência Diagramas Polares. 8. 5
Projeto de Sistemas de Controle - Método do Lugar das Raízes. 7. 1
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 4
Projeto de Sistemas de Controle - Método do Lugar das Raízes. 7. 1
Sistemas Realimentados
Sistemas Realimentados Introdução
Sistemas Realimentados O Lugar das Raízes
Aula 4 Sistemas Realimentados Resposta em Frequência Diagrama de Nyquist e Carta de Nichols 1.
Projeto de Sistemas de Controle
UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Contínuos.
1.1. COMPENSAÇÃO SÉRIE SISTEMAS II PROJETO DE SISTEMAS DE CONTROLE:
1.1. CONTROLADOR DIGITAL CONCEITO: sistema de dados amostrados, implementado por um hardware que executa uma lei de controle. LEI DE CONTROLE: programa.
1. RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA
1.a. LUGAR DAS RAÍZES SISTEMAS I
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Revisão de Controle e Servomecanismos
Tópicos Especiais em Controle de Conversores Estáticos
Resposta de freqüência de um compensador por avanço de fase
OBJETIVOS DE ANÁLISE E PROJETO
Análise do Lugar das Raízes
Realimentação de estados Estimadores de estados (C. T
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Diagrama de BODE Módulo em decibéis (dB) Fase em graus.
Projeto de Resposta Transitória através do ajuste do Ganho de malha aberta Para utilizar os índices de desempenho de segunda ordem temos que levar em consideração:
Refinando o Lugar das Raízes
Critério de Nyquist Se um contorno que envolve toda o semi-plano direito for mapeado através de G(s)H(s), então o número de pólos a malha fechada Z, no.
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
Sistemas de Controlo: Realimentação
Aula 10 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 7 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 2 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Projecto de Controladores
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Diagramas de Nyquist e Nichols
Aula 3 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Compensador avanço-atraso FONTE: gmu
Aula 14 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Introdução Disciplina: Sistemas de Controle (Laboratório) - ET76H
Lugar Geométrico das Raízes
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 8 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Aula Teorica 5: Resposta dinâmica dos Sistemas Lineares
Aula 4 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Laboratório: Álgebra de Diagrama de Blocos
Compensador em atraso FONTE: control. utoronto
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 1ª época Ano lectivo.
Projeto de sistemas de controle pelo Método do Lugar das Raízes
Introdução à disciplina
Critério de Estabilidade de Nyquist FONTE: ame. arizona
Aula Teorica 8 LUGAR GEOMETRICO DAS RAIZES
Controle de Processos por Computador
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Exercício a)Eboce o Lugar das Raízes para K variando de zero até infinito. Encontre todos os valores que possam refinar o seu desenho. b)Encontre o valor.
Sistemas de Controle III N8SC3
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
Aula Teórica 7 O lugar geométrico das raízes Conceitos importantes
Controle de Sistemas Dinâmicos
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Transcrição da apresentação:

Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H Prof. Dr. Ismael Chiamenti 2014/2 Aula 9 CONTATOS PARA DÚVIDAS - Email: ismael.utfpr@gmail.com Local: DAELT/UTFPR PLANO DE ENSINO, PLANO DE AULAS E INFORMAÇÕES: https://paginapessoal.utfpr.edu.br/chiamenti

HOJE... Conceitos básicos de sistemas de controle; Sistemas em malha aberta e malha fechada; (Revisão TL) e Simplificação de diagrama de blocos; Funções de transferência ; Modelo na forma de variáveis de estado; Caracterização da resposta de sistemas de primeira ordem, segunda ordem e ordem superior; Erro de estado estacionário; Estabilidade; Introdução a controladores PID; Sintonia de controladores PID; Método do lugar das raízes (root locus); Projeto PID via método do lugar das raízes; Resposta em frequência; Margens de ganho e fase e estabilidade relativa; Projeto de controlador por avanço e atraso de fase; Controlabilidade e Observabilidade.

ONDE ESTAMOS... T(s): Função de Transferência do Sistema (função de transferência global): Quais serão as variações na localização dos pólos quando um ou mais parâmetros do controlador são variados ?

INTRODUÇÃO O Método do Lugar das Raízes foi desenvolvido por W. R. Evans (1953); Permite que o “lugar das raízes”, no plano s, de uma equação seja analisado em função da variação contínua de um parâmetro; A obtenção do lugar das raízes permite que seja escolhido um valor específico do parâmetro variado para obtenção dos requisitos desejados; O método pode ser empregado tanto em sistemas contínuos quanto em sistemas digitais.

INTRODUÇÃO Considerando o seguinte sistema realimentado: Sendo a função de transferência de malha aberta: E a função de transferência de malha fechada: OBJETIVO: Determinar a reação devido a variação do ganho K  (0 < K < ∞) sobre a localização dos pólos em malha fechada.

INTRODUÇÃO Em outras palavras, aplicar procedimentos para determinação do lugar geométrico formado pelas raízes de 1 +KG(s)H(s) = 0 quando K variar de 0 < K < ∞. Exemplo: Determinar o lugar das raízes (pólos de malha fechada em função de K) para o seguinte sistema:

INTRODUÇÃO Exemplo: continuação.... K →∞ raízes.... K →∞

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R1) Serão considerados 10 passos para a construção e verificação do lugar das raízes. REGRA 1: os ramos do lugar das raízes iniciam nos pólos de G(s)H(s), nos quais K = 0 e terminam nos zeros de G(s)H(s), para quando K → ∞, incluindo os zeros no infinito. O número de zeros no infinito é determinado por: Pólos explícitos de malha aberta: Zeros explícitos de malha aberta:

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R1) Exemplo (comprovação quanto a origem e destino do lugar das raízes conforme declarado na regra 1) Considere que G e H são: Para K = 0 (origem): Que são os pólos de G(s)H(s).

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R1) Exemplo: Continuação... Para K → ∞ (destino) A condição acima é analisada escrevendo a equação sob análise como: Para a igualdade ser válida é necessário que: Onde -2 e -5 são os zeros de G(s)H(s). O termo s → -∞ indica um zero no infinito, uma vez que

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R2) REGRA 2: as regiões sobre o eixo real, à esquerda de um número ímpar de pólos mais zeros de KG(s)H(s), pertencem ao lugar das raízes. (iniciando a contagem a partir do zero ou pólo localizado na extrema direita do plano s). Exemplo: Considerando os valores do exemplo anterior: Zeros: s1 = -2 e s2 = -5 Pólos: p1 = p2 = 0 e p3 = -4.

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R2) Exemplo: Continuação... No plano s OBS.: Dois pólos na origem!

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R3) REGRA 3: A medida que K se aproxima de ∞, os ramos do lugar das raízes se aproximam de assíntotas com inclinação Exemplo: Considere um sistema com: Para o sistema considerado, temos que:

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R3) Exemplo: Continuação.... Assim, as assíntotas terão ângulos, no sentido anti-horário a partir do eixo real, de 60º, -60º e 180º. Qual a origem das assíntotas ?

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R4) REGRA 4: O ponto de partida das assíntotas é o centro de gravidade (C.G.) da distribuição dos pólos e zeros, calculado por: Exemplo: Considerando o sistema do exemplo anterior:

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R4) Exemplo: Continuação... C.G.

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R5) REGRA 5: os locais de chegada e saída dos ramos no eixo real do plano s são determinados a partir da seguinte expressão: Exemplo: Considerando o seguinte sistema:

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R5) -0,465

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R6-7) REGRA 6: as ramificações do local das raízes deixam ou entram no eixo real com ângulos de ± 90º. REGRA 7: o local das raízes é simétrico em relação ao eixo real porque as raízes são números complexos conjugados.

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R8) REGRA 8: os ângulos de saída e de chegada de pólos e zeros são determinados a partir da seguinte condição geral de ângulos: Exemplo: Determinar o ângulo de saída do pólo 1

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R8) Exemplo: Continuação....

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R9) REGRA 9: o ponto onde o lugar das raízes cruza o eixo imaginário é obtido fazendo s = jω na equação característica : 1 + KG(s)H(s) = 0, igualando a parte imaginária a zero para determinar ω e, com este valor, igualar a parte real a zero para determinar o valor de K. Exemplo: Frequências onde o lugar das raízes cruza o eixo jω. K=0 e K = 6Valores do ganho para deslocar os pólos de malha fechada para os pontos de cruzamento sobre o eixo jω (ω1, ω2, ω3,) .

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R9) Exercício: Construa o lugar das raízes (root locus) para o seguinte sistema:

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R10) REGRA 10: Se pelo menos dois ramos do lugar das raízes vão para o infinito, então a soma dos pólos de malha fechada correspondente a um mesmo K é uma constante independente de K. Exemplo: Considerando o seguinte sistema:

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES (R10) Exemplo: Continuação...

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES LOCALIZAÇÃO DO PÓLO ASSOCIADO AO GANHO: a determinação do ganho K associado a um ponto P do lugar das raízes é obtida a partir do cálculo do módulo da equação Que é reescrita para determinação do módulo como Uma vez que 0 < K < ∞:

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES Exemplo: Considerando o seguinte sistema: Qual o valor de K associado ao ponto sobre o root locus s1,2 = -0,179±j1,01?

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES Exercício: (a) Construa o lugar das raízes (root locus) para o seguinte sistema. (b) Desloque os pólos complexos do sistema de tal forma que passem pelo ponto p= -1,5±1,47j, determinando o ganho K relacionado a tal posição.

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES Exercício: continuação... Regra1: Regra3: Regra4: Regra2: Sobre eixo real

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES Exercício: continuação... Regra5: REGRA 6: as ramificações do local das raízes deixam ou entram no eixo real com ângulos de ± 90º. REGRA 7: o local das raízes é simétrico em relação ao eixo real porque as raízes são números complexos conjugados. d/dx(u/v)=(vdu/dx-udv/dx)/v^2, o termo v^2 passa multiplicando o zero depois da igualdade.

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES Exercício: continuação... Regra 8: d/dx(u/v)=(vdu/dx-udv/dx)/v^2 Regra 9 e 10: Não são necessárias neste exemplo.

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES Exercício: continuação... Ganho K para pólo em p: p= -1,5±1,47j

CONSTRUÇÃO DO LUGAR DAS RAÍZES Exercício: continuação...pólos para K=3,93 p= -1,5±1,47j