SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Gestão para Resultados
Educação Ambiental - GPEEA
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Sugestões de ações para implantações
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
O problema do lixo termina
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Painel: Aspectos destacados
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
CIPA 2013/2014.
ASSESSORIA TÉCNICA. Orientações na obtenção de licenças ambiental, alvará de funcionamento, corpo de bombeiro e outras. Assessoria no controle e atualizações.
CTR Nova Iguaçu.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Secretaria de Serviços Públicos
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
Economia Solidária: Outra economia acontece
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária Rogeria Gomes Ramos Diretora de Economia Solidária

PRESTAÇÃO DE CONTAS AO MIN. PÚBLICO ASSOCIAÇÕES: RECUPERLIXO E ABRASOL

O Departamento de Economia Solidária desenvolve atividades de assessoria gerencial e orientação operacional às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade, e assim contribui na construção a partir de modelos e sistemas integrados à sustentabilidade social e ambiental, que possibilite a reutilização dos materiais descartados e gerem renda, bem como reduzam o lixo gerado pela população. Portanto apresentamos as ações correlatas em cumprimento ao TAC. PROPOSTA DO DEPARTAMENTO DE ECONONIA SOLIDÁRIA E APOIO AO ASSOCIATIVISMO

RECUPER-LIXO (ASSOCIACAO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLAVEIS E ECONOMIA SOLIDARIA DO MUNICIPIO DA SERRA) que coleta e comercializa materiais recicláveis, como papel, vidro, plástico, alumínio, cobre, baterias e sucatas. Criada em 1999, e legalizada em 2002, a Recuper-lixo surgiu através de trabalhos desenvolvidos pela Pastoral Operária que procurava uma solução para o grande número de desempregados do bairro. A Recuper-lixo além de gerar renda para seus associados tem um importante papel na preservação do meio ambiente, pois retira da natureza substâncias manufaturadas pelo homem que levariam anos para se decompor e, com isso, colabora, entre outras coisas, para diminuir a extração de recursos naturais. Tem por objetivo Prestar serviço que possa contribuir para o fomento e racionalização das atividades com materiais recicláveis e a defesa das atividades econômicas, sociais e culturais de seus associados buscando iguais oportunidades de trabalho para todos os associados, no desempenho de sua profissão. HISTÓRICO RECUPER-LIXO

ABRASOL (ASSOCIACAO BANCO REGIONAL AMBIENTAL SOLIDÁRIO) - Em relação aos voluntários da Associação Banco Regional Ambiental Solidário - ABRASOL, a trajetória se deu inicialmente a partir de um curso organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para moradores do Bairro Planalto Serrano na Serra, formados como Agentes Ambientais. Por meio dessa formação um grupo de moradores (aproximadamente 13) do bairro Planalto Serrano, idealizaram e desenvolveram o Projeto Córrego Dr. Robson, com o objetivo de limpar, arborizar e sensibilizar a população residente ao redor do córrego sobre a importância de mantê-lo limpo. Após o primeiro projeto do grupo, vários outros foram tomando forma e sendo desenvolvidos: “Projeto Resíduo Sólido e Paisagismo”, “Reciclando os valores de Planalto Serrano” entre outros. HISTÓRICO ABRASOL

RECUPER-LIXO Plano de Trabalho Final 2013

EXECUÇÃO DO CONVÊNIO A RECUPER-LIXO através do recurso financeiro garantido pelo Convênio nº 067/2013 tem desenvolvido algumas ações. Citamos abaixo as seguintes:  Compra alimentos/refeições para os associados na sede de triagem, que garante a progressão da qualidade de vida e proporciona condição física para desempenhar suas atividades  Negociação de contrato para instalação e manutenção do site elaborado;  Pagamento das despesas administrativas (água, luz, telefone, internet e pequenas manuteções)

PRESTAÇÃO DE CONTAS CONVÊNIO FECHAMENTO

PLANO DE TRABALHO 2014

PLANO DE TRABALHO 2014 RECUPER-LIXO

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA

PLANO DE TRABALHO 2014 ABRASOL

PLANO DE TRABALHO 2014 ABRASOL

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA

PLANO DE CAPACITAÇÕES

PLANEJAMENTO CURSOS E CAPACITAÇÕES Os cursos e capacitações tem o propósito de agregar habilidades de técnicas, pessoais e sociais, orientando na formação profissional como cidadão e ainda capacitar para que entendam as mudanças que estão acontecendo no mundo. Diante disso, foram planejados as seguintes qualificações para as Associações RECUPER-LIXO e ABRASOL: Sustentabilidade, Coleta Seletiva, Educação Ambiental, Novas Economias (Empreendedorismo Solidário e Cooperativas), Prevenção à Saúde e Segurança do Trabalho Treinamento para os catadores na forma da NR-1.

ASSESSORIA TÉCNICA

Orientações na obtenção de licenças ambiental, alvará de funcionamento, corpo de bombeiro e outras. Assessoria no controle e atualizações das CND’s Orientação na elaboração dos Planos de Trabalho Captação de novos parceiros para recebimento dos materiais recicláveis Orientação e Assessoria para captação de recursos para aquisição de novos equipamentos Realização de reuniões periódicas para acompanhamento da gestão das Associações Assessoria na elaboração da prestação de contas dos convênios estabelecidos

FOTOS

REDE DE CATADORES

Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal da Serra e a ADERES com intuito de fortalecer as ações para os catadores de materiais recicláveis. TERMO COOPERAÇÃO FOMENTO DA REDE DE CATADORES

FOTOS

Fábrica de Vassouras - Recuperlixo

PRESTAÇÃO DE CONTAS AO MIN. PÚBLICO ASSOCIAÇÕES: RECUPERLIXO E ABRASOL

INTRODUÇÃO Tendo em vista a necessidade de organização documental e regularização de pendências financeiras das Associações com a Receita Federal e Previdência Privada, o repasse do convênio foi efetuado em julho, sendo assim o cronograma de capacitações e desenvolvimento das atividades iniciará na segunda quinzena de julho.

RECUPERLIXO - CONVÊNIO Nº 053/2014

RECUPERLIXO -EXECUÇÃO DE PAGAMENTO

ABRASOL - CONVÊNIO Nº 050/2014

ABRASOL - PUBLICAÇÃO

ABRASOL -EXECUÇÃO DE PAGAMENTO