Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.

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Transcrição da apresentação:

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Projeto MPT na Escola Conscientização e mobilização de educadores contra o trabalho infantil: diretrizes, metodologias e estratégias

Como explorar o DVD ? Conscientização e mobilização de educadores contra o trabalho infantil: diretrizes, metodologias e estratégias Célia Chaves Gurgel do Amaral

Coloque as questões para o grupo: Coloque as questões para o grupo: 1. Para que serve o trabalho? 2. Quem deve trabalhar? 3. Quem pode trabalhar? 4. O trabalho é um direito? 5. Quem deve assegurar este direito? 6. Por que as pessoas trabalham? Conduza um debate geral que leve a reflexões sobre o tema “trabalho e direitos no trabalho”. ANTES DE EXIBIR O VÍDEO

Video Temas para Debate Fotos Conscientização e mobilização de educadores contra o trabalho infantil: diretrizes, metodologias e estratégias - Apresente o Menu do DVD - Proceda à Exibição do vídeo - Inicie um debate

1. Você acha que essa história é real ou ficção? 2. Que sentimentos você teve ao assistir a história? 3. O que você acha da atitude da Francileide, da vizinha, do padeiro, da diretora e da professora? 4. Que atitudes você propõe para cada personagem nas situações colocadas? 5. O que você acha que aconteceu com Rosinha? Após a exibição do vídeo, promova um debate colocando questões específicas sobre a história

1. Você conhece ou conheceu alguma menina ou menino com história igual ou parecida com a da Rosinha? 2. Será que existem muitas crianças como Rosinha, que são exploradas no trabalho? 3. Conhecem alguma outra forma de exploração de trabalho infantil? 4. Como deve ser a vida de uma criança Por que? 5. Quem você acha que é mais feliz: a criança que trabalha ou a criança que brinca e estuda? Aprofundando o debate

A tomada de atitude Que argumentos utilizar para convencer sobre os direitos das crianças e adolescentes? Conscientização e mobilização de educadores contra o trabalho infantil: diretrizes, metodologias e estratégias

Voltar ao Menu do DVD Exibir “Temas para Debates” Documentário com Depoimentos Debater sobre as informações apresentadas com base no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Temas para Debate Video Fotos

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA)

Exploração do trabalho, infância e divisão da sociedade em classes sociais. Tópicos a considerar na condução dos debates A guarda provisória de crianças e de adolescentes demanda responsabilidades de quem a detém. Desmascarar a relação dita familiar entre madrinha, comadre e afilhada. Caridade e pobreza não justificam exploração do trabalho de crianças e de adolescentes.

Questione os mitos sobre trabalho infantil. Tópicos a considerar na condução dos debates Argumente sobre os males para a saúde física e sobre o sofrimento afetivo das crianças exploradas no trabalho. Sensibilize adultos, adolescentes e as crianças para evitar a exploração do trabalho infantil.

BOM TRABALHO DE FORMAÇÃO CONTAMOS COM VOCÊ! Obrigada, Célia Gurgel Conscientização e mobilização de educadores contra o trabalho infantil: diretrizes, metodologias e estratégias