“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Políticas de Segurança Pública
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Regina Célia Baptista Belluzzo
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
PLANO DE GESTÃO.
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
A EXPERIÊNCIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM GOIÂNIA
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
FILOSOFIA DA POLÍCIA COMUNITÁRIA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Apresentação sobre Modelo de Excelência em Gestão Pública MEGP
Proteção Social Básica
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
POLÍCIA MILITAR: Transformações para uma polícia de defesa da cidadania no Estado Democrático de Direito Autor: Cad PM Fernando Jahn Bessa Orientadora:
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
PLANO ESTRATÉGICO.
Gestão por Competências
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Marcelo Gomes dos Santos
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Psicologia e Segurança Pública
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
POLÍCIA COMUNITÁRIA É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Vilma anos em 4. PROJETO MUNICÍPIO CIDADÃO PSB.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Secretaria de Estado de Defesa Social Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade Diretoria do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos PROGRAMA.
MAIO 2010.
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Conceito É uma estratégia de policiamento voltada a promover a interação da polícia com a comunidade, com vistas a identificar os problemas locais de.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
A CRIMINALIDADE E A SEGURANÇA PÚBLICA NO ENTORNO DO DF SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS POLÍCIA MILITAR.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Fundado em 1997 Um patrimônio da Sociedade Paulista.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI” Policia Comunitária e a sociedade Juntos

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO – FILOSOFIA E DOUTRINA Policiamento comunitário é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.

Art. 144 – CF: A SEGURANÇA PÚBLICA É Art. 144 – CF: A SEGURANÇA PÚBLICA É... - DEVER DO ESTADO - DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.

Evolução Um novo pensamento permeia a atuação da atividade policial no Brasil e no Mundo. A Polícia Militar do Distrito Federal têm acompanhado o que há de mais moderno em modelo de polícia e estratégias de policiamento para atender demandas de uma sociedade em constante processo de transformação.

Policia Comunitária no mundo Muitos países desenvolvem métodos para interagir com suas comunidades. Colômbia; Estados Unidos da América; Canadá; Argentina; Europa entre muitos outros.

Policia Comunitária no mundo Koban em Ginza, Área central de Tóquio Policial trabalhando no Koban

Policia Comunitária no Brasil PMDF deu início às visitas técnicas às Corporações co-irmãs no mês de novembro de 2010. Ceará Ronda do Quarteirão. Visita Técnica à Brigada Militar do Rio Grande do Sul na busca por um alto padrão de excelência no Policiamento Comunitário Rio Grande do Sul Brigada Militar

Policia Comunitária no Brasil Visita Técnica à Polícia Militar do Estado de São Paulo Atendendo a política de consolidação da filosofia de Polícia Comunitária, conforme estabelecido no plano estratégico 2010-2022 da Corporação

Policia Comunitária no Distrito federal Instalado em local de fácil acesso e visível que serve de referência da Polícia Militar para a prestação do policiamento comunitário e principalmente para a comunidade que necessite de atendimento 24 horas por dia. Os PCS se caracterizam por possibilitar a interação da Polícia Militar com a comunidade permitindo angariar junto à população local uma maior confiança às sua ações e o consequente resgate da sensação de segurança.

Policia Comunitária na asa norte Comunicação Interação

Policia Comunitária na asa norte Participação Construção e avaliação

3º BPM Área de responsabilidade Atualmente, o 3º Batalhão tem como área de responsabilidade a ASA NORTE, a VILA PLANALTO, a GRANJA DO TORTO,SOF, SAAN e SMU, locais onde realiza o Policiamento Ostensivo.

Processo “Iniciação continua que tem que ser construído a partir de um relacionamento mais intenso com a comunidade e o próprio sistema de segurança pública”,

Como você cidadão, pode contribuir Organizar o Núcleo Comunitário de Segurança - NUSEG de seu bairro ou setor, que são mini-conselhos compostos por membros da comunidade atendidos por PCS específico; Informar os problemas decorrentes da falta de iluminação pública, terrenos baldios, vegetação alta, locais com risco de desabamentos, imóveis abandonados etc, para encaminhamento aos órgãos responsáveis; Indicar locais utilizados para consumo de drogas; Interagir com os policiais do PCS por meio de visita ao Posto; Participar das reuniões comunitárias dos NUSEG e Conselhos Comunitários de Segurança - CONSEG; Fornecer informações relevantes que possam contribuir para as ações de policiamento; Propor e envolver-se diretamente aos projetos comunitários desenvolvidos ou apoiados pelos PCS.

capacitação dos policiais Diversos cursos; palestras e seminários estão sendo realizados para capacitar os Policiais Militares do DF. Palestrante coronel Luís Castro Júnior ministrou a palestra "Gestão de Polícia Comunitária com foco em Postos Comunitários de segurança".

Capacitação Iniciativa do Comando Objetivo O objetivo é a capacitação dos policiais, em formação, para o exercício da segurança pública orientada pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária, bem como para atuar na mobilização social das lideranças comunitárias, visando garantir ao máximo a difusão desses conhecimentos para promover uma cultura de paz social no Distrito Federal. Esta iniciativa do Comando da Corporação está alinhada com o “Plano Estratégico 2011-2022 da PMDF”, visando “ser reconhecida como instituição policial moderna e de referência nacional na prevenção e na repressão imediata da criminalidade e da violência, pautada na defesa e respeito aos direitos humanos, na filosofia de policiamento comunitário, na análise criminal, no policiamento orientado para o problema e na qualidade profissional de seus integrantes”.

Comunidade e Policia. “É um processo que tem que ser construído a partir de um relacionamento mais intenso com a comunidade e o próprio sistema de segurança pública”,

Concluído “Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que se possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade.” O Chief KERR (apud Ferreira . 1995, p.57) 22 Toronto Metropolitan Police