Estatística 1 - Introdução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Profª M. Sc. Ingrid Milléo
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
Prof.: Antonio Edson Martins de Oliveira
Introdução à Estatística
Estatística Básica Utilizando o Excel
Estatística Básica Utilizando o Excel
Estatística 1 - Introdução.
NOÇÕES BASICAS DE ESTATISTICA
XII Reunião Anual de Registros de Câncer
Análise de Dados.
Estatística Descritiva
Estatística e Probabilidade
Estatística Descritiva
Disciplina de Probabilidade e Estatística
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
ESTATÍSTICA.
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Aula 0. Doces Lembranças de MAE0219
Estatística Descritiva (I)
Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
ESTATÍSTICA.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
O que é Estatística, afinal de contas?
Modelos de distribuição de erros
ESTATÍSTICA 1.
Amostragem Pontos mais importantes:
ESTATÍSTICA.
ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte
Curso de Introdução à Metodologia Científica
Estatística Introdução.
Introdução à disciplina
Estatística Descritiva
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
1 Projeto de Estatística Abalones. 2 Motivação  Aprofundar os conhecimentos na estatística descritiva vistos em aula, descrevendo, analisando e interpretando.
Estatística Descritiva
Representação gráfica dos dados estatísticos
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Vidros Base de Dados de Identificação de Vidros. Setembro de Fonte:
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Estatística Descritiva
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Estatística Descritiva
Introdução à Estatística
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Albertazzi.Tratamento de Dados.Descritores (1.1) Tratamento de Dados 1.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL Estudámos distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas. No final do capítulo falaremos da distribuição binomial.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Módulo 1 Estatística Básica.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Apresentação da Disciplina Camilo Daleles Rennó
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
M EDIDAS DE DISPERSÃO Estatística Rosebel Prates 1.
Transcrição da apresentação:

Estatística 1 - Introdução

Estatística trata da: Organização de Dados Apresentação de Dados (Descrição) Análise de Dados Interpretação de Dados Aplicações: Controle de Experimentos Controle da Produtividade Controle de Qualidade Pesquisa de Opinião Pesquisa de Mercado

Qual a população de interesse ? Estudantes universitários Estudantes da UNESP Estudantes da UNESP / FEG Estudantes da sala pesquisar a população toda (censo) ? ou apenas uma parte (amostra) ? Como serão selecionados os elementos da amostra ?

Identificação do colaborador (elemento da amostra) Fumante ? Quais os dados experimentais de interesse ? Quais as características da população que nos interessa conhecer ? Idade Peso Altura Sexo Identificação do colaborador (elemento da amostra) Fumante ?

Como vamos descrever os dados experimentais? Tabelas Gráficos Valores médios (média, mediana, moda) Dispersão em torno de valores médios (variância, desvio-padrão) Diagramas de barras Diagramas circulares (Pizzas) Histogramas Polígonos de freqüência Reta de regressão

Estatística Indutiva: Organização Descrição Descritiva Estatística Análise Interpretação Indutiva Estatística Indutiva: Tirar conclusões sobre populações através de dados amostrais Processo de Indução: Não é exato; sujeito a variabilidade Importante !!! - Conhecer a probabilidade de variação no processo de indução - Com que probabilidade se pode confiar nos resultados obtidos ???

TAMANHO DA AMOSTRA - n mais precisos são os resultados Quanto maior n: mais precisos são os resultados mais confiáveis são as conclusões Limite?: Exame de toda a população (CENSO ou RECENCIAMENTO) Na prática !!! censo pode ser menos preciso que amostragem (problemas operacionais ou fraude)

Definição de Parâmetros (03) Esquema da disciplina: Estatística Descritiva (02 ) Definição de Parâmetros (03) Probabilidades (04 até 08) Estatística Indutiva (09 até 18)