Mecanismos para Avaliação de Projetos de Resoluções Atividades de Comissões Secretaria, Unidades, Entidades e Órgãos da OEA. Subsecretaria de Administração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Plano de Liderança de Clube
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Orçamento na CF/88 Princípios
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Gerenciamento da Integração
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Projeto: Capacitação em GP
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Ciclo de Planejamento PPA.
Elaboração, planejamento, informações orçamentárias prestadas pelo Departamento de Planejamento e Avaliação Análise e preparação da resolução sobre financiamento.
Planejamento de estratégias:
Introdução a Contabilidade Gerencial
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
Quadragésimo Segundo Período Ordinário de Sessões da Assembléia Geral Cochabamba, Bolívia 2012.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
NORMAS DE AUDITORIA Profª Cleide Carneiro.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Curso de Capacitação Tema: Elaboração de Projetos Palestrantes:
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Superintendência de Colegiados
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Lei orçamentária anual - loa
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Pauta 1 – Procedimentos para realização de Concursos Públicos;
Printed CONFIDENCIAL E DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA A utilização deste material sem a permissão expressa da McKinsey & Company é estritamente proibida Modernização.
Goiânia, junho de 2013 ♦ Relat ó rio Anual de Gestão - RAG ♦
Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento GOVERNO DE RORAIMA “ AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS ”
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Guia explicativo – termos de referência Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência.
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Proposta de organização da Associação de Trabalhadores da Fundação Seade Março/2014.
METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO NIT-DICLA-029
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Revisita ao PPP.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Transcrição da apresentação:

Mecanismos para Avaliação de Projetos de Resoluções Atividades de Comissões Secretaria, Unidades, Entidades e Órgãos da OEA. Subsecretaria de Administração

Projetos de Resoluções Em 1998, a Comissão Preparatória da Assembléia Geral adotou um “Formulário de Avaliação de Implicações Orçamentárias” que deveria acompanhar todas as resoluções propostas. Na prática, este formulário não tem sido usado. A Secretaria-Geral recomenda que os Órgãos Políticos restabeleçam o uso deste formulário, que está sendo distribuído.

Atividades de Comissões O Conselho Permanente solicitou à Secretaria que desenvolvesse um mecanismo apropriado para ajudá-lo na avaliação da utilidade e dos custos das comissões e dos grupos de trabalho e de outros foros que estão sendo considerados pelo Conselho no tocante ao desempenho de tarefas necessárias. A Secretaria-Geral recomenda que o Conselho Permanente adote o uso do FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE COMISSÕES/GRUPOS DE TRABALHO, já distribuído, para seu uso.

Mecanismo de Avaliação de Mandato Requisitos legais Conceito Conteúdo Amostra Cronograma

Requisitos Legais Artigo 83a das Normais Gerais [83a]“Manter um banco de dados com os mandatos vigentes e que contenha, entre outros, os seguintes dados: início e fim do mandato, origem do mandato, área programática, órgão responsável por sua execução etc. Estes dados deverão ser usados como base para determinar as ações que a Secretaria-Geral espera empreender no exercício a orçar e devem ser colocados à disposição dos Estados membros.”

Artigo 83b das Normas Gerais [83b] “Elaborar, na medida do possível, uma classificação dos mandatos por área, segundo o nível de prioridade que devam ter no entendimento da Secretaria-Geral.” Recursos limitados obrigam a Secretaria a concentrar-se nas prioridades

Conceito Fornecer um banco de dados aos Estados membros e à Secretaria que: Ù Identifique os mandatos Ù Vincule mandatos e atividades Ù Liste as atividades requeridas para o cumprimento dos mandatos Ù Apresente os resultados reais e/ou desejados Ù Indique os requisitos de custeio reais/projetados Ù Projete os requisitos de atividades/custeio futuros

Objetivo Capacitar a Secretaria-Geral e os Estados membros com informações relativas aos mandatos e às atividades da OEA para permitir um processo decisório mais fundamentado, levando em conta: Ü A situação dos mandatos e das atividades (atuais e projetados); Ü Os resultados alcançados e projetados; e Ü Os custos.

Conteúdo do Banco de Dados Elementos Críticos - Atividades - Uma lista de atividades que serão ou terão de ser empreendidas de acordo com os mandatos. - Resultados - Um resumo dos resultados alcançados ou esperados das atividades. - Justificativa - Uma explicação dos vínculos entre as atividades e o objetivo legal. - Impacto orçamentário - Fornece uma estimativa orçamentária das atividades, inclusive do Fundo Ordinário e de outros Fundos.

Informações Adicionais (Em conformidade com o Artigo 83) Ù O nome da área técnica/administrativa responsável pela realização das atividades Ù Referência Ù Áreas Técnicas: A referência do mandato (nomenclatura), seção ou parágrafo e seu título Ù Áreas Administrativas / Apoio de Infra-estrutura: Artigo das Normas Gerais, da Carta ou de Ordem Executiva Ù O ano em que o mandato foi emitido Ù As datas de início e término do mandato Ù A situação atual do mandato, isto é, se concluído, em andamento, adiado

Tela de Entrada de amostra

Dados Adicionais em Conformidade com a AG/Res. 2 (Out. de 2000)

Continuação

Continuação - Coerência com as Prioridades

Orientação Direta à Secretaria-Geral sobre a Preparação Os resultados devem refletir conseqüências, e não processos. Por exemplo, o comparecimento a uma reunião não é um resultado, mas parte de uma atividade ou processo que pode levar a um resultados.

Orientação - Continuação Na indicação de resultados, deve-se tomar o cuidado de expressar os resultados de forma a responder à pergunta: “Qual é ou foi o impacto da(s) atividade(s) em termos de progresso, mudança ou realização da promoção do objetivo mais amplo da OEA?”

Este é um Processo de Mudança e Transformação Ù Mover-se de um orçamento orientado para regras para um orçamento orientado para a missão Ù Ênfase no custeio de resultados e não no custeio de insumos Ù Enfoque nos resultados Ù E o requisito de que todas as partes participem do processo.

CRONOGRAMA Ù A Secretaria continua a melhorar o banco de dados. Ù A Secretaria fornece aos Estados membros extratos resumidos do banco de dados 30 dias antes da apresentação do orçamento. Ù As informações do banco de dados são usadas pelos Estados membros no processo de aprovação do Orçamento para examinar prioridades e alocar recuros. Ù A retroalimentação dos Estados membros será usada para aprimorar o processo.