VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTES

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Transcrição da apresentação:

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTES UMA POLÍTICA PARA O ENFRENTAMENTO “Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente”

Antecedentes do Plano A violência sexual contra crianças e adolescentes ganha dimensão relevante na agenda pública internacional somente no final século XX, sobretudo, como resultado do período de “reconstrução dos direitos humanos” iniciado no pós-II Guerra: Princípio 9º da Declaração dos Direitos da Criança (1959) A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração. Não será jamais objeto de tráfico, sob qualquer forma.

Antecedentes do Plano 1979 – Ano Internacional da Criança 1989 - Aprovação da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança – Tratado Internacional mais ratificado no mundo: Art.34 - Os Estados-partes se comprometem a proteger a criança contra todas as formas de exploração e abuso sexual 1990 – Criação do ECPAT (Articulação Internacional para eliminação da prostituição infantil, da pornografia infantil, do turismo sexual e do tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual).

Antecedentes do Plano 1992 – Plano de Ação de Beijing – Reconhecimento dos Direitos sexuais como Direitos Humanos 1993 – Conferência Mundial dos Direitos Humanos: “A violência e todas as formas de abuso e exploração sexual, incluindo o preconceito cultural e o tráfico internacional de pessoas, são incompatíveis com a dignidade e valor da pessoa humana e devem ser eliminadas” 1996 – I Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças – Aprova Agenda de Ação de Estocolmo

Porque Planos nacionais A Agenda de Ação estabelece diretrizes a partir da compreensão que a violência sexual é grave violação de direitos humanos, ato criminoso, o que determina a cooperação de sociedade e Estado para cessar a violência e proteger a vítima. Por esta razão, a Agenda de Ação determina a criação de Planos Nacionais que coordenem este enfrentamento. O Brasil é um dos 122 países que assinam este compromisso em 1996: “Um Plano Nacional permite que o cuidado da infância em situação de vulnerabilidade seja visualizado de maneira holística” (ECPAT Internacional)

No Brasil 1988 - Novo paradigma – o da proteção integral dos direitos humanos da criança; 1990 – ECA e Convenção sobre os Direitos da Criança 1992 – CPI da violência contra a mulher 1993 – CPI da prostituição infantil 1996 - Encontros preparatórios para o I Congresso (O Brasil realiza o Encontro das Américas) 1998 – Encontro ECPAT Brasil 2000– Encontro de Natal com 129 organizações

Marcos referenciais Criança como sujeito de direitos humanos Direitos sexuais como direitos humanos O direito à liberdade e dignidade da criança como fundamento do enfrentamento à violência sexual A articulação e Intersetorialidade como eixo estratégico: “Que sejam respeitadas as identidades, competências e responsabilidades próprias de cada órgão, entidade ou instância de decisão, seja a ARTICULAÇÃO uma estratégia permanente entre todos os operadores de ações pertinentes ao Plano Nacional.”

Alguns lembretes O Plano Nacional é um plano estratégico e não um plano operacional. Deve ser pensado dentro do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e em relação às demais políticas públicas do Estado brasileiro; A estrutura do Plano em seus eixos estratégicos é síntese do conhecimento construído pela sociedade brasileira em diferentes “lugares” – movimentos, organizações, academia, gestão pública. Este conhecimento deve ser sempre refletido criticamente e democratizado. A estrutura do plano é uma síntese metodológica.

Avanços A existência do Plano é uma grande vitória da sociedade brasileira, fruto de intensa mobilização e diálogo entre movimentos, organizações e Governo; A afirmação dos direitos humanos como plataforma emancipatória que supera o olhar estritamente punitivo; O plano revela compreensão da historicidade do fenômeno da violência sexual e suas expressões decorrentes da estruturação segregadora do Brasil como sociedade periférica na globalização contemporânea; A afirmação da interseccionalidade entre as desigualdades de classe, raça, gênero, etnia e geração como vetores da violência sexual.

Análise de situação Fortalecimento e diversificação do processo de construção de conhecimento sobre Violência Sexual nas instituições acadêmicas. Maior produção de dissertações e teses em todo o Brasil; Realização de pesquisas em nível nacional (Pestraf, (des)caminhos da denúncia...) e local; Criação de núcleos e institutos dedicados ao tema; Ações de sistematização das experiências das organizações

Articulação/Mobilização Maior presença do tema na agenda pública, envolvendo distintos segmentos sociais, com destaque para presença maior e mais diversificada na mídia; Maior articulação para debate da violência sexual em nível nacional e diferentes Estados; Campanhas realizadas pelos mais diversos sujeitos sociais; Criação de redes locais e manutenção de uma rede nacional; Ampliação dos parceiros engajados – categorias profissionais, organizações e movimentos. Mobilização inicial da rede de jovens protagonistas Mobilização de gestores de outras políticas sociais – educação e saúde

Atendimento Desenvolvimento de políticas públicas nacionais de atendimento a vítimas com maior envolvimento dos Estados e municípios – (Programa Sentinela) Aprimoramento das metodologias de atendimento, sobretudo, em casos de abuso sexual; Maior envolvimento do Sistema SUS no atendimento à violência sexual (Notificação dos Casos); Ampliação com sistema SUAS – (Serviço de Atendimento no Âmbito dos CREAS)

Defesa / Responsabilização Acúmulo da experiência de delegacias e varas especializadas; Algumas alterações legislativas relevantes – ECA e Código Penal, com destaque para a nova tipificação de tráfico de pessoas Aprimoramento do sistema nacional de notificação; Experiências de novas metodologias de responsabilização criminal com menor dano à vítima; Realização das comissões parlamentares de inquérito em municípios, Estados e Congresso Nacional

Desafios Ofertar programas e serviços integrados que garantam a universalidade do exercício do direitos da criança e do adolescente – resistir à destruição de direitos Superar a “volúpia punitiva” na sociedade e afirmar um enfoque de promoção/proteção dos direitos com efetiva resolutividade; Enfrentar a desarticulação entre os Eixos Estratégicos, integrando as pautas da política de proteção especial à agenda de execução das políticas sociais básicas - SGD; Construir o sistema nacional de monitoramento e avaliação do Plano Nacional; Ampliar o financiamento das ações do Plano;

Desafios Enfrentar a fragmentação das diferentes lutas por direitos humanos: o pontual e o total; Enfrentar a crescente mercantilização da sexualidade e do corpo jovem – sexismo e novos fundamentalismos; Superar o olhar moralista conservador ainda presente nas políticas e na formação dos operadores; Promover a participação real de crianças e adolescentes como condição de sua autonomia e liberdade Fortalecer redes comunitárias de enfrentamento à violência sexual

Grande desafio A violência sexual permanece uma violência de caráter endêmico na sociedade brasileira, causando muito sofrimento e opressão a milhares de crianças e adolescentes; Por esta razão, devemos vincular o enfrentamento da violência sexual à construção de um outro projeto societário - emancipador, que permita o exercício pleno e universal da dignidade humana em toda a sua diversidade, mediante relações efetivamente democráticas, justas e solidárias.