A pesquisa como propulsora social dos estudantes: papel no IFES Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

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Transcrição da apresentação:

A pesquisa como propulsora social dos estudantes: papel no IFES Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

1 – A pesquisa como motor evolutivo de formação social 2 – Atividades de pesquisa no Ifes 3 – Como estudantes podem se inserir na pesquisa 4 – Ciência sem Fronteiras Agenda

Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.

O que é ciência? O que é tecnologia?

Ciência procura entender a natureza. National Science Education Standards, National Research Council, 1996.

O que é tecnologia? É a inovação, alteração ou mudança do ambiente natural para satisfazer desejos e necessidades humanas. (Standards for Technological Literacy, ITEA, 2000) A meta da tecnologia é fazer modificações no mundo para satisfazer necessidades humanas. (National Science Education Standards, NRC, 1996)

Ciência vs. Tecnologia Trabalha com o mundo natural. É concentrado no que existe no mundo natural (biologia, química, física, astronomia, geologia, etc.) Trabalha em como o humano pode modificar, alterar e controlar o mundo natural.

Desenvolvimento das IES Obtenção de conhecimento no estrangeiro Organização Pós com professores convidados Cooperação internacional assimétrica Educação/Treina- mento em países desenvolvidos Recursos para laboratórios e infraestrutura Desenvolvimento da pesquisa em temas diversos Cooperação na- cional com indús- trias/empresas Formação de futuros professores Absorção jovens pesquisadores na universidade Envolvimento de pesquisadores com a inovação Cooperação internacional simétrica Políticas permanentes do estado nacional Avaliação e acreditação Imigração de pesquisadores e especialistas Políticas institucionais e marco legal AntesDuranteConsolidação

Obtenção de conhecimento no estrangeiro Organização Pós com professores convidados Cooperação internacional assimétrica Educação/Treina- mento em países desenvolvidos Recursos para laboratórios e infraestrutura Desenvolvimento da pesquisa em temas diversos Cooperação na- cional com indús- trias/empresas Formação de futuros professores Absorção jovens pesquisadores na universidade Envolvimento de pesquisadores com a inovação Cooperação internacional simétrica Políticas permanentes do estado nacional Avaliação e acreditação Imigração de pesquisadores e especialistas Políticas institucionais e marco legal AntesDuranteConsolidação COMO? Desenvolvimento das IES

Globalização é o fluxo de tecnologia, dinheiro, conhecimento, trabalho e ideias entre fronteiras internacionais Internacionalização é a resposta da educação superior à globalização Fundamentos da internacionalização: –Acadêmico, Político, Econômico e Sócio Cultural Importância da Internacionalização

Distribuição de programas de pós-graduação nas meso-regiões brasileiras

2 – Atividades de pesquisa no Ifes

pesquisa.ifes.edu.br Dados sobre a pesquisa no IFES

Programas de fomento

DIAGNÓSTICO: 1.Alunos não se matriculam no CSF – falta pontos de aplicação de prova para o TOEFL 2.Alunos prestam o exame de proficiência sem saber se tem condições de ter o escore necessário 3.Alunos não tem proficiência em língua estrangeira (a IES desconhece a realidade dos alunos)

Aos alunos com nível mais avançado em língua inglesa serão ofertados cursos presenciais, focado na excelência no aprendizado da língua. Aos de nível mais básico, a previsão inicial é que sejam distribuídas 100 mil senhas de acesso ao curso on-line de língua inglesa, pelo Portal de Periódicos da Capes. "Esse é o melhor curso de língua inglesa do mundo. Um curso que reconhece a voz, corrige a pronúncia e que é muito acessível e de fácil utilização (Ministro Mercadante). As senhas serão ofertadas a estudantes de todas as áreas do conhecimento, não se atendo às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras (CsF) Entre 2013 e 2014, a previsão é de que sejam realizados 500 mil testes do Test of English as a Foreign Language (Toefl) - aplicados por instituições de educação superior certificadas – os quais servirão de subsídio à distribuição das senhas de acesso ao curso a distância, de acordo com o nível de proficiência de cada aluno.