Administração Administração tem o objetivo de tornar uma empresa eficiente na execução de seus objetivos e metas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Empresarial I Aula 08
Advertisements

02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
D.C. Vão ver que não dói nada !!
Teorias da Administração
O EMPRESÁRIO E A EMPRESA
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Direito Empresarial I Aula 06
SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Histórico Receita ( - ) Custo das mercadorias vendidas
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Curso Técnico e Manutenção e Suporte em Informática
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
As Paisagens e o Trabalho
Unidade 3 Sociedade em Comum
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
DIREITO SOCIETÁRIO Constituição das Sociedades; Pessoa Jurídica;
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
Organização Empresarial
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Contabilidade de Custos
4 - Planejamento e Organização da manutenção
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Características do negócio e do empreendedor em comunicação Parte I
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Instrutor: Objetivos:.
Contabilidade de custos
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Conceitos de organização
Trabalho: Comandita por Ações
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Legislação Trabalhista – Parte II
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Técnico em Administração
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de.
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
Profº Carmênio Júnior
Profº Carmênio Júnior
A EMPRESA.
SOCIEDADE ANÔNIMA.
Profº Carmênio Júnior
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
armazém geral ribeirão
Estabelecimento Empresarial
Disciplina: Organização do Trabalho
Questões introdutórias
Sociedade Anônima Características
CONCEITO LEGAL DE EMPRESÁRIO
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
4.4 Implementação e Operação
Ficção jurídica? Conveniência de não confusão com pessoas físicas: o Eficiência - melhor coletivamente do que individualmente; o Estabilidade - melhor.
Abertura e Estruturação Organizacional
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
FLUXO DE CAIXA.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Transcrição da apresentação:

Administração Administração tem o objetivo de tornar uma empresa eficiente na execução de seus objetivos e metas.

1 - Elementos Fundamentais da Administração Planejar  Quantos mais bem definidos forem os objetivos de uma empresa, maior será a sua eficiência administrativa; Organizar  Organizar consiste em dispor uma empresa as partes que a ele pertencem, para se atingir os objetivos visados;

Controlar  É assegurar que os resultados das operações se unam aos objetivos estabelecidos pela empresa.  Verificar se as metas estão de acordo com o previsto e tomar ações corretivas quando necessário; Liderar  É dirigir, influenciar e motivar as pessoas para que cumpram suas tarefas.

2 - Administrar Saber administrar é uma necessidade não só dos executivos especializados, mas de todo e qualquer funcionário. Cada profissional tem a sua participação na administração geral da empresa, desde que ele realize o seu trabalho de forma eficiente.

3 – Organização Toda organização, seja de estrutura aberta ou fechada, representa um conjunto de pessoas que trabalha na intenção de atingir um objetivo final

O homem sempre criou organizações: - O acasalamento - a organização familiar; - Os grupos sociais - para melhorar as condições de sobrevivência, proteção e manutenção das comunidades primitivas industriais e agrárias, etc.

A necessidade do ser humano de se relacionar uns com os outros; A necessidade do ser humano aumentar as suas habilidade, trocar experiências e melhor utilizar o tempo;

Na sociedade moderna, a maioria das organizações com objetivo de lucro transformou-se em empresas. Bem – qualquer objeto matéria que pode satisfazer uma necessidade humana; Serviço – qualquer trabalho que não resulte numa mercadoria e que posa satisfazer uma necessidade humana: concerto elétrico lavanderia, advogado etc.

4 – Tipos de Empresas Os principais tipos de empresa são: Empresas comerciais Empresas Industrial Empresas Prestadora de Serviços Empresas Misto

Empresas Comerciais São aquelas voltadas para o comércio, venda e compra de mercadorias (bens utilizados no comércio recebem o nome de mercadorias). Uma empresa comercial caracteriza-se por: Praticar o comércio – compra e venda de bens (mercadorias) com freqüências; Ter como objetivo o lucro.

Empresas Industriais São aqueles que praticam a industrialização: modificam a aparência, a natureza, a finalidade ou a qualidade de um produto de forma que fique adequado ao consumo. Por exemplo, uma empresa transformadora de barras de metal em tesouras é uma industrial, pois estará modificando a natureza do produto (barra de metal), tornando-o apropriado ao consumo (tesoura)

Empresas Prestadoras de Serviços São aquelas que desenvolvem mais de uma atividade no objeto de seu contrato. Exemplo 1: uma empresa que vende computadores e também presta serviços de manutenção de computadores, será uma empresa mista (comercial e prestadora de serviços.) Exemplo 2: uma fabrica de camisas que possua uma loja de fabrica será mista (Industrial e comercial).

Razão Social Razão Social é o nome oficial e legal de uma empresa. Da mesma forma que as pessoas físicas devem fazer os seus Registro de Nascimento para existirem legalmente (perante a lei), também as empresas, que são pessoas jurídicas, têm que fazer o seu Registro.

Nome Fantasia O nome fantasia é um tipo de “apelido” que facilita a fixação da marca, sendo muito usado em publicidade. É comum conhecemos o nome fantasia de uma empresa, mas ela sempre tem a sua razão social.

Sociedades Civis É uma das formas jurídicas de criar uma empresa de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.A empresa prestadoras de serviços também podem optar pela forma de sociedade comercial. As SOCIEDADES CIVIS devem ser registradas no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. A sua razão social deve ter no final o termo S/C (abreviação de Sociedade Civil).

Sociedades Comerciais É a forma jurídica de empresas que desenvolvem atividades comerciais e/ou industriais. As SOCIEDADES COMERCIAIS devem ser registradas na Junta Comercial Estadual.

Sociedades Limitadas Denominam-se limitadas, as empresas em que a responsabilidade dos sócios, quanto às dívidas da empresa, é limitada ao valor do Capital Social (investimento inicial que ele fez na empresa). Toda SOCIEDADE LIMITADA tem de ter claro na sua razão social o termo LTDA ou LIMITADA.

Sociedades Anônimas As sociedades anônimas são sempre comerciais (registradas na Junta Comercial) e de responsabilidade limitada ao valor pago pela ação adquirida. As atividades desenvolvidas podem ser indústria, comercio ou prestação de serviços. O Capital Social, portanto, são formadas por um conjunto de parcelas, denominadas “AÇÕES”.

Sociedades Anônimas As sociedades anônimas são sempre comerciais (registradas na Junta Comercial) e de responsabilidade limitada ao valor pago pela ação adquirida. As atividades desenvolvidas podem ser indústria, comercio ou prestação de serviços. O Capital Social, portanto, são formadas por um conjunto de parcelas, denominadas “AÇÕES”.