Professor Marcelo Rocha Contin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IA-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Discentes: Gerlon Margalhães e Erisson Coimbra.
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.
Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
2º encontro – Professores Maio de 2012
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Inteligência Artificial
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
FILOSOFIA O que faz um filósofo?
Sistemas Baseados em Conhecimento
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  ORGANIZAÇÕES.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PENSAMENTO E LINGUAGEM
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
O TRABALHO COM PROJETOS
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Psicologia da interface
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Monitoria de Introdução à Computação
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Do livro “Praticando o Poder do Agora” de Eckhart Tolle
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Educação Sexual na Adolescência
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
O que queremos fazer hoje?
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Situação de Aprendizagem
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Introdução à Inteligência Artificial
INTELIGÊNCIA: O QUE SERÁ? Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ 2008.
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Docência universitária: repensando a aula
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
TIPOS DE PERSONALIDADE
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Ética.
Psicologia, Infância e Educação
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Professor Marcelo Rocha Contin Inteligência Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin

Algumas Definições Binet: “Inteligência é julgar bem, compreender bem, raciocinar bem”. Tearman: “ A capacidade de conceituar e de compreender o seu significado”.

Algumas Definições Helm: “A atividade inteligente consiste na compreensão do essencial de uma situação e numa resposta reflexa apropriada”. Piaget: “Adaptação ao ambiente físico e social”.

O Que é Inteligência? “Nossas mentes contêm processos que nos capacitam a solucionar problemas que consideramos difíceis. Inteligência é o nome que damos a qualquer um destes processos que ainda não compreendemos” ( Minsky, 1985)

Você poderia então definir o que quer dizer com um problema difícil Você poderia então definir o que quer dizer com um problema difícil. Sabemos que foi necessária muita inteligência humana na construção das pirâmides - no entanto, os diminutos animais de um banco de coral constrõem impressionantes estruturas em escalas muitíssimo maiores. Portanto, não deveria você considerá-los inteligentes? Não é difícil construir um banco de corais? Estes animais não solucionam estes problemas por eles mesmos. Utilizam procedimentos presentes geneticamente em seus cérebros.

Comportamento Inteligente ? algumas habilidades são consideradas sinais de inteligência: aprender ou entender a partir da experiência dar sentido a mensagens ambiguas ou contraditórias responder rapidamente e com sucesso frente a uma situação nova ( flexibilidade)

* usar raciocínio na solução de problemas * lidar com situações de perplexidade * entender e inferir de modo comum, racional * adquirir e aplicar conhecimento * pensar e raciocinar * reconhecer a importância relativa de diferentes elementos dentro de uma situação

SOLUCIONAR PROBLEMAS Como podemos ter certeza de que coisas como plantas e pedras, ou tempestades, não sejam inteligentes de um modo ainda não concebido por nós? As plantas e pedras não parecem muito boas para solucionar problemas em que julgamos seja necessário utilizar inteligência

O que existe de tão especial a respeito de se solucionar problemas O que existe de tão especial a respeito de se solucionar problemas? E por que não se define “inteligência” de um modo preciso, de forma a que possamos concordar a respeito do que estamos discutindo? Inteligência é a capacidade de solucionar problemas difíceis

Inteligência e Sobrevivência Hoje em dia, para muitos pesquisadores, a idéia de inteligência passou a ser associada com a idéia de sobrevivência. Inteligência e Sobrevivência

Inteligência e Sobrevivência Carne: “Talvez a característica básica de um organismo inteligente seja sua capacidade de aprender a realizar várias funções em um ambiente dinâmico, tais como sobreviver e prosperar”.

Inteligência e Sobrevivência Fogel: “Inteligência pode ser definida como a capacidade de um sistema de adaptar seu comportamento para atingir seus objetivos em uma variedade de ambientes”.

Agentes Inteligentes O conceito de inteligência poderia, então, pertencer a determinados "agentes" que apresentassem os seguintes comportamentos: Têm atitudes mentais (crenças, desejos e intenções); Podem aprender (têm capacidade de adquirir novos conhecimentos) Podem resolver problemas, incluindo a capacidade de quebrar sistemas complexos em sistemas mais simples;

Agentes Inteligentes Têm capacidade de entendimento (têm a capacidade de tornar uma informação ambígua ou contraditória em algo que possa ter um sentido lógico); Têm a capacidade de planejar e prever as consequências de uma sequência de ações; Conhecem os limites do seu conhecimento.

O Procedimento Inteligente Certas características podem definir a inteligência através de ações demonstram um tipo de procedimento inteligente: Aprende por experiência Usa conhecimento adquirido por experiência Soluciona problemas na ausência de alguma informação

O Procedimento Inteligente Reage rapidamente perante uma nova situação Determina o que é importante Raciocina e pensa Entende imagens visuais Processa e manipula símbolos É criativo e imaginativo