TEXTO PUBLICITÁRIO ANÚNCIO
OBJETIVOS Descrever o gênero anúncio publicitário quanto à estrutura, finalidade, linguagem e ao contexto de circulação. Ler anúncios publicitários, considerando a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos. Reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários. Redigir comentários críticos sobre anúncios publicitários.
QUADRO DE TRABALHO ABAURRE, Maria Luiza M. Produção de texto – interlocução e gêneros. Texto Publicitário – Anúncio (Cap 16, p. 212- 226) Produção textual – conforme proposta entregue.
CARACTERÍSTICA - Estrutural 1. Elementos Textuais TÍTULO – frase curta e chamativa. TEXTO - justificativas e características do produto. ASSINATURA – logotipo e slogan. 2. Elemento não- textual Imagem – enfatizar a ideia contida na propaganda ou a própria imagem do produto.
Características - estilísticas Linguagem persuasiva – função apelativa. Nível de linguagem de acordo com o público que se pretende atingir. Verbos, geralmente, no imperativo ou no presente do indicativo. Uso de recursos como figuras de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras ou trocadilhos, provérbios, neologismos.
Contextualizando
Contextualizando
Bibliografia ABAURRE, Maria Luiza M. Gramática – Texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna. CEREJA, William R. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual.