Logística.

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Transcrição da apresentação:

Logística

O que é Logística? “A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo ”. Martin Christopher Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

ATIVIDADES LOGÍSTICAS Atividades primárias: Transportes; Manutenção de estoques; Processamento de pedidos

GESTÃO DO TRANSPORTE DA FROTA Dimensionamento e Operação de Frotas

Roteiro para o dimensionamento da frota de veículos PASSO 1 determinar a demanda mensal de carga, especificando a unidade de carga (volume, peso etc.). PASSO 2 fixar os dias de trabalho durante o mês e as horas de trabalho por dia PASSO 3 verificar as rotas a serem utilizadas, analisando o relevo, as condições de tráfego, as condições do pavimento, o tipo de pavimento etc. PASSO 4 determinar a velocidade média de deslocamento durante o percurso. PASSO 5 determinar os tempos de carga, descarga, paradas em filas, paradas para refeição e descanso dos motoristas, as horas em manutenção etc.

PASSO 6 pesquisar e analisar junto aos fabricantes as especificações técnicas de cada modelo de veículo disponível no mercado, a fim de escolher o que melhor atende às exigências necessárias para o transporte desejado. PASSO 7 identificar a capacidade de carga útil do veículo escolhido PASSO 8 calcular o número de viagens / mês que cada veículo pode realizar. PASSO 9 determinar a quantidade de carga (peso, volume) transportada por veículo durante o mês. PASSO 10 calcular o número de veículos necessários dividindo-se a demanda mensal de carga pela quantidade de carga transportada por veículo durante o mês. PASSO 11 ao número de veículos calculado é conveniente acrescentar alguns veículos adicionais para substituir os caminhões que entram em manutenção, que são avariados etc.

GESTÃO DO TRANSPORTE DA FROTA Dimensionamento e Operação de Frotas Operação da Frota

Operação da Frota De uma maneira bastante simples, podemos dizer que a operação da frota consiste na gestão e planejamento das operações de coleta e entrega de mercadorias. Logicamente, para efetuar essas duas tarefas precisamos passar por outras, tais como: carga, descarga, roteirização e despacho de veículos, alocação e programação de motoristas etc...

O que é roteirização? Nos setores de transporte e logística a roteirização é entendida como um método de busca da melhor seqüência de visitas a um determinado número de clientes no interior de uma zona de coleta ou de distribuição. Entende-se por seqüência, a ordem estabelecida para as entregas ou coletas, como por exemplo, a seqüência 1 – 2 – 3 - 4 – 5 – 6, para atender aos 6 clientes da figura anterior. Poderia, talvez, ser melhor utilizarmos a seqüência 2 – 4 – 5 – 3 – 6 – 1, ou qualquer outra seqüência, combinando os seis clientes. Poderíamos ainda estabelecer duas entregas, dividindo três clientes para cada caminhão. O que se quer dizer é que o número de alternativas para se realizar a roteirização é grande, pois podemos combinar os seis clientes da zona de distribuição de diferentes formas para estabelecermos os roteiros de entrega de mercadorias. Sintetizando, a roteirização é o processo de determinação das seqüências otimizadas de entregas ou coletas de mercadorias aos clientes.

Avaliação de Localização de facilidades logísticas Localização estratégica Método centro de gravidade Método Custo-quantidade-lucro

Localização estratégica Atendimento ao mercado com qualidade TERMINAIS DE CARGA / CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO custos logísticos custos de transporte custos de estocagem tempos de atendimento ao cliente (lead times) TERMINAIS DE PASSAGEIROS acessibilidade aos usuários ponto de ônibus estação rodoviária aeroporto regional

Requisitos de uma tecnologia de transportes: 1 - Dar mobilidade ao objeto, isto é, permitir sua movimentação de um ponto a outro; 2 – Controlar o deslocamento e a trajetória do objeto através da aplicação de forças de aceleração, desaceleração e direção; e 3 – Proteger o objeto de deterioração ou dano que possa ser causado pela sua movimentação.

Apesar do grande número de processos naturais de transporte que existem na natureza, eles não são suficientes para as necessidades da sociedade humana. Desta forma, a maior parte das tecnologias utilizadas foi criada pelo homem, ainda que todas elas se baseiem em formas naturais de transporte.

Formas naturais de movimento Pessoas ou animais transportando objetos, com severas restrições de capacidade e velocidade Técnicas desenvolvidas pelo homem Veículos com rodas ou esteiras que se deslocam sobre a superfície da terra: carro, caminhão, trem, trator de esteiras Veículos que flutuam no meio (ar ou água): navios submarinos, dirigíveis Veículos que geram sustentação aero ou hidrodinâmica: aviões, helicópteros, aerobarcos Veículos que se movem no solo ou água sustentados por um colchão de ar: hovercraft Veículos que se movem em vias especiais através de levitação magnética: trem maglev Veículos espaciais: naves e satélites artificiais movidos por foguetes Vias que dão mobilidade e controle ao próprio obejto ou sua embalagem: dutovias, esteiras transportadoras, teleféricos, elevadores

Representatividade dos Custos Logísticos                                                                     Fonte: Panorama de custos logísticos no Brasil

Características de Escolha dos Serviços Preço Tempo em trânsito e variabilidade Perdas e danos