Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Advertisements

SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Reunião técnica SES-MG
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos
Reunião técnica SES-MG
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - BA 10/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.
AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INSTRUMENTOS LEGAIS
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES de origem ANTROPOGÊNICA, resultante de acidentes com produtos químicos perigosos SMS/SPjunho/2011.
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Capacitação em Eventos
Seminário Paranaense de acidentes com produtos químicos
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Ministério da Cultura.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Competência Legal da CIEA-BA
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Desastres Naturais VIGIDESASTRES
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES SES/GO 27 outubro de 2011 Capacitação em Eventos Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010

para enfrentamento dos desastres Pactuação para enfrentamento dos desastres (ações estratégicas)

Organizar a atuação do SUS frente aos desastres Ação 1: Instituir o Comitê de Saúde e Desastres ou, em caso de comitês já existentes, incluir o tema Saúde e Desastres Ação 2: Elaborar Plano de Prevenção, Preparação e Resposta aos Desastres, com participação de diferentes atores do SUS

PACTUAÇÃO PAVS 2010-2011 UF AÇÃO 1 AÇÃO 2 GO 2010 2011

COMITÊ DE SAÚDE E DESASTRE AÇÃO 1 COMITÊ DE SAÚDE E DESASTRE É uma organização colegiada aberta, de cunho deliberativo e consultivo, a fim de organizar e orientar a atuação do setor saúde, no âmbito da gestão estadual/municipal do SUS, na prevenção, preparação e resposta aos desastres de origem natural e de origem antropogênica.

COMPOSIÇÃO DO COMITÊ Secretaria de Saúde CIAT/CIT Vigilância em Saúde Ambiental Vigilância Epidemiológica Vigilância Sanitária Saúde do Trabalhador/CEREST APS Atenção Especializada: SAMU UPA Hospitais Saúde Mental CIAT/CIT LACEN CIEVS Conselho de Saúde Análise de Situação em Saúde Comunicação em Saúde Educação em Saúde Setor de Planejamento Setor Financeiro Setor de Engenharia e Obras Outros

OBJETIVOS DO COMITÊ I - Contribuir para a organização e o fortalecimento da SES, por meio da integração das ações, de acordo com os conceitos de gestão de risco para desastres; II – Identificar e mapear as áreas de risco e a população exposta; III – Estabelecer medidas baseadas na gestão de risco, a partir das ação para a redução de risco, manejo do desastre e recuperação dos seus efeitos, no âmbito do SUS; V – Elaborar planos de preparação e resposta do setor saúde, por tipologia de desastre, contemplando todas as áreas, em consonância com as diretrizes do SUS.

ETAPAS PARA CONSTITUIÇÃO DO COMITÊ I – Identificar as áreas do SUS e para além desse (atores auxiliares) a serem representadas no Comitê; II – Elaborar e publicar a Portaria de instituição do Comitê no âmbito da SES; III – Identificar os representantes das áreas da saúde e dos órgãos auxiliares que comporão o Comitê; IV - Elaborar Regimento Interno do Comitê e aprová-lo em seu âmbito; V – Iniciar as atividades previstas em suas atribuições (elaboração do Plano de Preparação e Resposta, por exemplo).

http://189.28.128.179:8080/pisast/saude-ambiental/vigidesastres/capacitacao-video-conferencia/orientacoes-cesd.pdf/view

PLANO DE PREPARAÇÃO E RESPOSTA DO SUS FRENTE AOS DESASTRE Identificar os cenários e prioridades regionais/locais; Elaborar e validar no âmbito do Comitê Estadual de Saúde em Desastres; Contemplar a atuação de todos os atores do SUS, de acordo com suas competências; Definir ações baseadas no modelo de Gestão do Risco: Redução, Manejo e Recuperação.

ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS Devem estabelecer ações de preparação e resposta do SUS para enfrentamento dos desastres Devem responder as seguintes questões: O que será feito? Quem fará/quem faz o quê? Quando será feito? Onde será feito? Por que será feito Como será feito/com o quê? Quanto custará?

EQUIPE VIGIDESASTRES Eliane Lima e Silva Aramis Beltrami Carla Ribeiro Dulce Fátima Cerutti Eliane Lima e Silva Flávia Gonzaga Serafim Liliam Angelica Peixoto Colombo Raquel Heloisa Heluy Novaes (61) 3213-8415, 8432, 8435, 8437, 8438, 8439 vigidesastres@saude.gov.br www.saude.gov.br/svs/pisast