PLANO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE DOCENTES – PLANFOR/CAPES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
PLANO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE DOCENTES – PLANFOR/CAPES Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco Departamento de Pós-Graduação DPG - PPPG.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
Diretrizes para os Institutos Federais
Etapas da construção do PDI IFTO
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
SINAES: Concepções e Diretrizes
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Ministério da Educação
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
Pró-Reitoria de Planejamento
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Transcrição da apresentação:

PLANO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE DOCENTES – PLANFOR/CAPES Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco Departamento de Pós-Graduação DPG - PPPG

Programa de Formação Doutoral Docente - PRODOUTORAL Legislação: Portaria CAPES No. 112 de 01 de agosto de 2008. Visão MACRO do Programa: Promover, em nível de doutorado, qualificação de docentes nas IFES, com vistas à formação e/ou consolidação de grupos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias, para criação/consolidação dos seus programas de pós- graduação.

JUSTIFICATIVAS DO PROGRAMA Formação de doutores em situações de assimetrias inter e intrarregionais e em áreas do conhecimento; Formação de novos grupos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias; Fomento à cooperação acadêmica entre programas e cursos; Incentivo ao planejamento de médio e de longo prazos.

PLANO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE QUADROS DOCENTES (PLANFOR) Instrumento obrigatório, elaborado pelas IFES, para participação no Prodoutoral. Plano da instituição que define ações de qualificação do quadro docente ao longo de cinco anos.

Tópicos do PLANFOR Bases do Plano Institucional de formação docente Planejamento Acadêmico-Institucional Plano de Gestão de Pessoas Áreas Estratégicas contempladas pelo Programa Definição de Metas e Objetivos do PLANFOR Processo seletivo dos docentes participantes Solicitação de apoio no âmbito do Programa Plano de Avaliação e Acompanhamento Condições de infra-estrutura, apoio e financiamento

Quadro Resumo de Indicadores do PLANFOR Variáveis Indicadores Ensino Vagas na Pós-Graduação Programas de Pós-Graduação Pesquisa Grupos de Pesquisa Linhas de Pesquisa Extensão Programas de Extensão Quadros Docentes Quadros Docentes Formados Projetos da Lei das ICTS Projetos

Funcionamento do PRODOUTORAL Implementação dos Planos Institucionais (PLANFOR) Desenvolvimento e Benefícios do PRODOUTORAL

Implementação do PLANFOR

Fases e concessões do PRODOUTORAL OBJETIVO BENEFÍCIOS PERÍODOS Primeira Fase Integralização das disciplinas Até 18 meses de bolsas para o aluno Um ano e meio na IES de Destino Segunda Fase Desenvolvimento da tese Até 2 Passagens e 2 mensalidades de bolsa para o aluno Até 2 Passagens c/ 5 diárias para o orientador Dois anos na IES de Origem com Mobilidade Terceira Fase Processo de defesa da tese Até seis meses de bolsa para o aluno Meio ano na IES de Destino

Dados Físico-financeiros do PRODOUTORAL - 2008 Distribuição dos Recursos e das Mensalidades do Prodoutoral por Região, 2008 Região Mensalidades Recursos Nordeste 1.052 1.736.232,00 Norte 720 1.204.244,00 Sudeste 532 886.144,00 Centro-Oeste 351 580.644,00 Sul 112 187.390,00 Total 2.767 4.594.654,00

Ranking das Dez Instituições que mais receberam recursos PRODOUTORAL em 2008 Ranking Instituição Recursos Recebidos (R$) 1º UFPA 407.356,00 2º UFPB 336.290,00 3º UFT 322.810,00 4º UFRB 239.198,00 5º UFMT 209.518,00 UFCG 190.300,00 7º UFAC 175.250,00 8º UFMA 165.790,00 9º UFSE 160.390,00 10º UFRR 152.608,00

*: Levantamento institucional em maio/2009 416 mestres 24 mestrandos *: Levantamento institucional em maio/2009 COLUN: 16 mestres

Mestres e Mestrandos a capacitar em nível PRODOUTORAL* Valores relativos % Valores absolutos

Com base nas demandas por formação de doutores, áreas/subáreas estrategicamente priorizadas no PLANFOR:   Psicologia Filosofia Letras Artes Ciência da Informação Direito Turismo e Hotelaria Meio Ambiente Ciências do solo

Solicitações PRODOUTORAL encaminhadas no PLANFOR/UFMA Centro Acadêmico No. de Capacitações/ano Total/ Centro 2009 2010 2011 2012 2013 CCBS 17 32 8 7 - 64 CCSo 1 12 11 16 10 50 CCH 13 4 2 46 CCET 3 24 CCAA 20 CCSST COLUN TOTAL 30 93 41 36 216

Aumento percentual do número de doutores para os próximos 5 anos Solicitações PRODOUTORAL encaminhadas no PLANFOR/UFMA Aumento percentual do número de doutores para os próximos 5 anos % Centro Acadêmico Solicitações Prodoutoral enviadas no PLANFOR CCBS 64 CCSo 50 CCH 46 CCET 24 CCAA 20 CCSST 2 COLUN 10 TOTAL 216

Objetivos Específicos METAS ESTABELECIDAS NO PLANFOR Variáveis Indicadores Objetivos Específicos ANO I 2009 ANO II 2010 ANO III 2011 ANO IV 2012 ANO V 2013 ENSINO Vagas na Pós-Graduação Criar 90 novas vagas de Mestrado e 26 novas vagas de Doutorado ao ano na Pós-Graduação 15 novas vagas de Mestrado e 20 novas vagas de Doutorado 74 novas vagas de Mestrado e 27 novas vagas de Doutorado 137 novas vagas de Mestrado e 15 novas vagas de Doutorado 97 novas vagas de Mestrado e 25 novas vagas de Doutorado 127 novas vagas de Mestrado e 40 Novas vagas de Doutorado Programas de Pós-Graduação Implantar 13 novos Mestrados e 4 Doutorados Mestrado em Cultura e Sociedade 5 Novos Mestrados (Matemática, Ciência da Computação, História, Desenvolvimento Socioeconômico, Ciência da Linguagem) e 2 Novos Doutorados (Ciências Sociais e Ciências da Saúde) 3 Novos Mestrados (Geociências, Ciências Exatas e Produtos Naturais Bioativos) e 2 novos Doutorados (Educação e Física) 2 Novos Mestrados (Psicologia e Filosofia) e 1 novo Doutorado (Biodiversidade e Conservação) 3 Novos Mestrados (Design, Energia e Meio Ambiente e Ecotoxicologia) e 1 novo Doutorado (Química) Consolidar os Programas de Pós-Graduação existentes Consolidar todos os programas de pós-graduação existentes Aumentar para conceito 4 dois programas PG na IES Elevar para doutorado 2 programas PG na IES e Aumentar para conceito 4 dois programas PG na IES Elevar para doutorado 2 programas PG na IES Áreas de concentração Criar novas áreas de concentração Criação de uma nova área de concentração em Química Criar cursos de pós-graduação em áreas ainda não contempladas e demandadas pa Criar cursos de pós-graduação em áreas ainda não contempladas e demandadas para o desenvolvimento regional Consolidar as áreas existentes Aumento em 10% no número de projetos de parceria

AVALIAÇÃO e ACOMPANHAMENTO dos docentes no PRODOUTORAL/PLANFOR

Resultados do PLANFOR na CAPES 77,6 % 22,4 % Dados fornecidos pela CAPES em agosto/2009

(7)

Análise e Avaliação do PLANFOR/UFMA 1ª. Edição – maio/2009 PONTOS FORTES: Planejamentos acadêmico-institucional e de qualificação coerentes com as necessidades da instituição e de melhoria qualitativa e quantitativa no estado Consistência no diagnóstico da seleção das áreas estratégicas: CCSo, CCAA, CCH Apresentação de dados quantitativos que justificam a demanda de capacitação por unidade acadêmica Apresentação de modelos de relatórios de acompanhamento dos doutorandos por Comissão Gestora Institucional

Análise e Avaliação do PLANFOR/UFMA 1ª. Edição – maio/2009 PONTOS FRACOS: Melhor definição das diretrizes, princípios e bases do plano de gestão Como observado nas várias IES, planejamento induzido pelo REUNI, PDI, PPI, PLANFOR Áreas estratégicas embasadas nas necessidades de treinamento dos docentes dos 3 Centros Necessidade de encaminhar nome dos docentes, tempo de permanência, integração aos programas de pós-graduação da instituição

Situação atual do PLANFOR/PRODOUTORAL UFMA: Plano aprovado com o envio das informações complementares Necessidade de definição/consolidação/integração com programas de pós-graduação existentes Necessidade de definição/consolidação/integração com novos programas de pós-graduação

Home page: www.pppg.ufma.br E-mail: dpg@ufma.br Tel.: (98) 3301-8720 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco Departamento de Pós-Graduação DPG/PPPG/UFMA Home page: www.pppg.ufma.br E-mail: dpg@ufma.br Tel.: (98) 3301-8720 (98) 3301-8704