PLANO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE DOCENTES – PLANFOR/CAPES Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco Departamento de Pós-Graduação DPG - PPPG
Programa de Formação Doutoral Docente - PRODOUTORAL Legislação: Portaria CAPES No. 112 de 01 de agosto de 2008. Visão MACRO do Programa: Promover, em nível de doutorado, qualificação de docentes nas IFES, com vistas à formação e/ou consolidação de grupos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias, para criação/consolidação dos seus programas de pós- graduação.
JUSTIFICATIVAS DO PROGRAMA Formação de doutores em situações de assimetrias inter e intrarregionais e em áreas do conhecimento; Formação de novos grupos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias; Fomento à cooperação acadêmica entre programas e cursos; Incentivo ao planejamento de médio e de longo prazos.
PLANO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE QUADROS DOCENTES (PLANFOR) Instrumento obrigatório, elaborado pelas IFES, para participação no Prodoutoral. Plano da instituição que define ações de qualificação do quadro docente ao longo de cinco anos.
Tópicos do PLANFOR Bases do Plano Institucional de formação docente Planejamento Acadêmico-Institucional Plano de Gestão de Pessoas Áreas Estratégicas contempladas pelo Programa Definição de Metas e Objetivos do PLANFOR Processo seletivo dos docentes participantes Solicitação de apoio no âmbito do Programa Plano de Avaliação e Acompanhamento Condições de infra-estrutura, apoio e financiamento
Quadro Resumo de Indicadores do PLANFOR Variáveis Indicadores Ensino Vagas na Pós-Graduação Programas de Pós-Graduação Pesquisa Grupos de Pesquisa Linhas de Pesquisa Extensão Programas de Extensão Quadros Docentes Quadros Docentes Formados Projetos da Lei das ICTS Projetos
Funcionamento do PRODOUTORAL Implementação dos Planos Institucionais (PLANFOR) Desenvolvimento e Benefícios do PRODOUTORAL
Implementação do PLANFOR
Fases e concessões do PRODOUTORAL OBJETIVO BENEFÍCIOS PERÍODOS Primeira Fase Integralização das disciplinas Até 18 meses de bolsas para o aluno Um ano e meio na IES de Destino Segunda Fase Desenvolvimento da tese Até 2 Passagens e 2 mensalidades de bolsa para o aluno Até 2 Passagens c/ 5 diárias para o orientador Dois anos na IES de Origem com Mobilidade Terceira Fase Processo de defesa da tese Até seis meses de bolsa para o aluno Meio ano na IES de Destino
Dados Físico-financeiros do PRODOUTORAL - 2008 Distribuição dos Recursos e das Mensalidades do Prodoutoral por Região, 2008 Região Mensalidades Recursos Nordeste 1.052 1.736.232,00 Norte 720 1.204.244,00 Sudeste 532 886.144,00 Centro-Oeste 351 580.644,00 Sul 112 187.390,00 Total 2.767 4.594.654,00
Ranking das Dez Instituições que mais receberam recursos PRODOUTORAL em 2008 Ranking Instituição Recursos Recebidos (R$) 1º UFPA 407.356,00 2º UFPB 336.290,00 3º UFT 322.810,00 4º UFRB 239.198,00 5º UFMT 209.518,00 UFCG 190.300,00 7º UFAC 175.250,00 8º UFMA 165.790,00 9º UFSE 160.390,00 10º UFRR 152.608,00
*: Levantamento institucional em maio/2009 416 mestres 24 mestrandos *: Levantamento institucional em maio/2009 COLUN: 16 mestres
Mestres e Mestrandos a capacitar em nível PRODOUTORAL* Valores relativos % Valores absolutos
Com base nas demandas por formação de doutores, áreas/subáreas estrategicamente priorizadas no PLANFOR: Psicologia Filosofia Letras Artes Ciência da Informação Direito Turismo e Hotelaria Meio Ambiente Ciências do solo
Solicitações PRODOUTORAL encaminhadas no PLANFOR/UFMA Centro Acadêmico No. de Capacitações/ano Total/ Centro 2009 2010 2011 2012 2013 CCBS 17 32 8 7 - 64 CCSo 1 12 11 16 10 50 CCH 13 4 2 46 CCET 3 24 CCAA 20 CCSST COLUN TOTAL 30 93 41 36 216
Aumento percentual do número de doutores para os próximos 5 anos Solicitações PRODOUTORAL encaminhadas no PLANFOR/UFMA Aumento percentual do número de doutores para os próximos 5 anos % Centro Acadêmico Solicitações Prodoutoral enviadas no PLANFOR CCBS 64 CCSo 50 CCH 46 CCET 24 CCAA 20 CCSST 2 COLUN 10 TOTAL 216
Objetivos Específicos METAS ESTABELECIDAS NO PLANFOR Variáveis Indicadores Objetivos Específicos ANO I 2009 ANO II 2010 ANO III 2011 ANO IV 2012 ANO V 2013 ENSINO Vagas na Pós-Graduação Criar 90 novas vagas de Mestrado e 26 novas vagas de Doutorado ao ano na Pós-Graduação 15 novas vagas de Mestrado e 20 novas vagas de Doutorado 74 novas vagas de Mestrado e 27 novas vagas de Doutorado 137 novas vagas de Mestrado e 15 novas vagas de Doutorado 97 novas vagas de Mestrado e 25 novas vagas de Doutorado 127 novas vagas de Mestrado e 40 Novas vagas de Doutorado Programas de Pós-Graduação Implantar 13 novos Mestrados e 4 Doutorados Mestrado em Cultura e Sociedade 5 Novos Mestrados (Matemática, Ciência da Computação, História, Desenvolvimento Socioeconômico, Ciência da Linguagem) e 2 Novos Doutorados (Ciências Sociais e Ciências da Saúde) 3 Novos Mestrados (Geociências, Ciências Exatas e Produtos Naturais Bioativos) e 2 novos Doutorados (Educação e Física) 2 Novos Mestrados (Psicologia e Filosofia) e 1 novo Doutorado (Biodiversidade e Conservação) 3 Novos Mestrados (Design, Energia e Meio Ambiente e Ecotoxicologia) e 1 novo Doutorado (Química) Consolidar os Programas de Pós-Graduação existentes Consolidar todos os programas de pós-graduação existentes Aumentar para conceito 4 dois programas PG na IES Elevar para doutorado 2 programas PG na IES e Aumentar para conceito 4 dois programas PG na IES Elevar para doutorado 2 programas PG na IES Áreas de concentração Criar novas áreas de concentração Criação de uma nova área de concentração em Química Criar cursos de pós-graduação em áreas ainda não contempladas e demandadas pa Criar cursos de pós-graduação em áreas ainda não contempladas e demandadas para o desenvolvimento regional Consolidar as áreas existentes Aumento em 10% no número de projetos de parceria
AVALIAÇÃO e ACOMPANHAMENTO dos docentes no PRODOUTORAL/PLANFOR
Resultados do PLANFOR na CAPES 77,6 % 22,4 % Dados fornecidos pela CAPES em agosto/2009
(7)
Análise e Avaliação do PLANFOR/UFMA 1ª. Edição – maio/2009 PONTOS FORTES: Planejamentos acadêmico-institucional e de qualificação coerentes com as necessidades da instituição e de melhoria qualitativa e quantitativa no estado Consistência no diagnóstico da seleção das áreas estratégicas: CCSo, CCAA, CCH Apresentação de dados quantitativos que justificam a demanda de capacitação por unidade acadêmica Apresentação de modelos de relatórios de acompanhamento dos doutorandos por Comissão Gestora Institucional
Análise e Avaliação do PLANFOR/UFMA 1ª. Edição – maio/2009 PONTOS FRACOS: Melhor definição das diretrizes, princípios e bases do plano de gestão Como observado nas várias IES, planejamento induzido pelo REUNI, PDI, PPI, PLANFOR Áreas estratégicas embasadas nas necessidades de treinamento dos docentes dos 3 Centros Necessidade de encaminhar nome dos docentes, tempo de permanência, integração aos programas de pós-graduação da instituição
Situação atual do PLANFOR/PRODOUTORAL UFMA: Plano aprovado com o envio das informações complementares Necessidade de definição/consolidação/integração com programas de pós-graduação existentes Necessidade de definição/consolidação/integração com novos programas de pós-graduação
Home page: www.pppg.ufma.br E-mail: dpg@ufma.br Tel.: (98) 3301-8720 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco Departamento de Pós-Graduação DPG/PPPG/UFMA Home page: www.pppg.ufma.br E-mail: dpg@ufma.br Tel.: (98) 3301-8720 (98) 3301-8704